terça-feira, 15 de outubro de 2013

COLUNA POLÍTICA DE DONIZETE ARRUDA - JORNAL DO CARIRI

Barbalha é o centro da investigação

O Ministério Público Federal e a Polícia Federal, ao desencadearem a Operação Pa-Dub-Dar, que identificou desvios superiores a R$ 42 milhões no Cariri e envolvem 42 municípios, descobriu que o foco principal dessas fraudes ocorreram na Prefeitura de Barbalha. Lá, o prefeito Zé Leite terá problemas, pois, se não há provas que o envolvam diretamente nas irregularidades, existe uma profusão de documentos apreendidos mostrando como o dinheiro público era desviado. A conexão Barbalha passava, em seguida, pela cidade de Assaré e tinha a participação de contadores, empreiteiros e outros empresários. Agora, a PF investiga o grau de envolvimento de prefeitos e políticos da região com esse escândalo.

Samuel joga bruto com vereadores

O petardo lançado pelo ex-prefeito Samuel Araripe contra a Câmara do Crato, ao denunciar uma suposta tentativa de extorsão na aprovação de suas contas, abriu um fissura em sua relação com o Poder Legislativo. Ao tornar pública uma “manobra” pela desaprovação do relatório, Samuel afirmou em emissoras de rádio cratenses, possuir farta documentação que comprovaria o que estava a denunciar. Mas, primeiro iria aguardar a votação para só então comprovar os fatos. Se houvesse desaprovação, iria então apresentar as provas. A ação de Samuel, que se disse extorquido e chantageado, gerou uma reação de um grupo formado por 14 vereadores. Revoltados, esses vereadores registraram um B.O. contra Samuel Araripe acusando-o de chantagem. Já o presidente da Câmara, Luiz Carlos Saraiva, solicitou urgência à Polícia Civil na apuração dos fatos e afirmou: “O ex-prefeito colocou sob suspeição todos os integrantes dessa Casa. Vamos tomar todas as providências necessárias no sentido de esclarecer todas as acusações e insinuações.” Luiz Carlos ainda foi categórico: “Samuel Araripe tem que dar nomes, dizer quem o extorquiu, sob pena de incorrer em grave crime”.

Chamem os bombeiros no Crato

Em meio à turbulência causada por suas declarações, o ex-prefeito Samuel Araripe desembarcou no final de semana no Cariri. Na agenda, a tentativa de se recompor com o Legislativo. O esforço se iniciou em uma reunião com os vereadores que ainda o apoiam na aprovação de suas contas, para tentar conversar com os demais e convencê-los de que não tinha intenção de atacá-los. O primeiro a ser procurado foi o vereador Fernando Brasil, que recusou o convite. Outros parlamentares foram procurados, mas o medo de serem gravados os fizeram recusar o convite. Samuel tentou tranquilizá-los, dizendo que como político não tem essa prática. Esse argumento não foi suficiente e, com sua atitude de denunciar os vereadores no rádio, implantou o medo entre os vereadores. Samuel teme, agora, que suas contas sejam desaprovadas. E para complicar seu cenário político, ainda terá que se preparar para depor no inquérito originado pelo B.O. aberto por solicitação dos 14 vereadores do Crato contra ele.

Eleições Diretas do PT em Juazeiro

Os ânimos esquentam no PT de Juazeiro com a proximidade do Processo de Eleições Diretas (PED). O ex-procurador do município,Bernardo Oliveira, manteve sua candidatura e vai mesmo enfrentar o ex-prefeito Manoel Santana na disputa pela presidência do partido. Na luta interna pelo controle petista juazeirense, os apoiadores de Bernardo Oliveira não têm poupado críticas a Santana. Ricardo Lima e Argemiro Teófilo, ambos ex-secretários de Santana, foram os mais duros e não mediram as palavras. Não há mais dúvidas de que há um racha no PT de Juazeiro. Resta saber se haverá tempo hábil para curar as feridas desse confronto antes das eleições de 2014, o que pode custar caro: a perda de uma cadeira na Assembleia.

PMDB do Cariri convocado para 2014

O senador Eunício Oliveira promove encontro regional no dia 19 deste mês, em Iguatu, reunindo todas as lideranças do PMDB do Cariri e do Centro Sul. Será a chance do partido para comemorar a liderança de Eunício na primeira pesquisa sobre a corrida eleitoral ao Governo do Estado em 10 cenários pesquisados pelo Instituto Vox Populi. Eunício ganha em todos com mais do que o dobro dos votos dos seus principais adversários: Mauro Filho, Domingos Filho e Zezinho Albuquerque. Apesar desse desempenho, Eunício conversou, no final de semana, com o governador Cid Gomes. Continua acreditando que possa vir a ser seu candidato e só discutirá sucessão no Abolição, em março do ano que vem, como quer Cid. 

Disse me disse

O presidente afastado da Câmara de Juazeiro, vereador Antonio de Lunga, e o ex- tesoureiro Ronnas Motos, com seus advogados, procuraram o coronel Adauto Bezerra. Foram pedir ajuda para conseguir uma liminar no Tribunal de Justiça do Ceará.

Essa liminar visava garantir o retorno de Lunga e Ronnas aos seus mandatos e a seus cargos. A dupla problema foi desaconselhada a prosseguir com a estratégia.

Segundo o coronel Adauto Bezerra, como político experiente e conhecedor profundo dos bastidores do Judiciário, essa jogada jamais daria certo.

Ao contrário, para o ex-governador cearense o indeferimento da liminar era mais do que provável, tendo em vista a ampla repercussão negativa do caso.

Vereador Bebeto Anastácio deixou o PMN e se filou ao PROS para se fortalecer politicamente junto ao Governo do Estado.

Prefeito de Antonina do Norte, Antonio Filho, responderá processo no Ministério Público Federal (MPF) por enriquecimento ilícito. Sua situação não é nada confortável com essa investigação.

Jr. Maroto recebeu a visita do candidato do Campo Democrático à presidência regional do PT cearense, Diassis Diniz, ligado ao deputado José Guimarães em Antonina do Norte.

A propósito de Guimarães, ele ficou satisfeito com o resultado do Vox Populi. O empate técnico entre ele e a ex-prefeita Luizianne Lins na luta pelo Senado agradou-o demais. E é no Cariri, onde Guimarães tem um excelente desempenho.

Desculpe a ignorância, não há uma semana que não estoure um escândalo envolvendo políticos no Cariri?

Fonte: Jornal do Cariri 

Nenhum comentário: