quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Palestra ‘Internacionalização Institucional e o olhar a vida por cima do muro’ abre XVI SEMIC e II Semex, na URCA




Com mais de mil inscritos e 546 projetos de pesquisa a serem apresentados, foi aberto na noite de segunda-feira, 21, e vai até o sábado, 26, a XVI Semana de Iniciação Científica (Semic) e a II Semana de Extensão (Semex) da Universidade Regional do Cariri (URCA). O evento foi aberto pela Reitora, Professora Otonite Cortez. Estudantes dos 16 cursos da Instituição, além de unidades descentralizadas, estiveram presentes.

O evento contará com uma extensa programação, e terá como tema principal a ‘Pesquisa e Extensão: Perspectivas de Internacionalização. Os trabalhos estão sendo expostos por meio de palestras, de forma oral e através de pôsteres, além de minicursos. A Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, destacou durante a abertura da semana, o momento de vitalidade, que pode traduzir em números o crescimento da universidade, no que diz respeito à pesquisa e aos projetos na área de extensão.

De acordo com a Reitora, essa realidade mostra como vem se desenvolvendo a URCA. Segundo ela, atualmente a Universidade conta com mais de 60 grupos de pesquisa envolvendo cerca de 200 pesquisadores. Quanto às ações de extensão, realizadas neste mês de outubro, são mais de 60 mil pessoas beneficiadas com as ações, mais os projetos voltados para as áreas de atendimento à saúde, nos hospitais, à cultura e economia regionais, com abrangência em outras áreas do conhecimento.

“Essa vitalidade nos números, demonstra o fortalecimento da URCA, como uma instituição pública, gratuita e socialmente referenciada”, diz a Reitora. Ainda acrescentar, que em termos de produção acadêmica, a Universidade registra um crescimento anual de 10%. Ela ainda ressaltou às políticas que vêm sendo implementadas na URCA, voltadas para investimentos voltados aos programas de pós-graduação, além de bolsas de pesquisa, voltadas para os estudantes, com valorização nos diversos campos e apoio ao aluno. Um ônibus foi adquirido recentemente pela Universidade, para apoio à classe discente.

A Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Professora Arlene Pessoa, destacou a maior integração científica dos professores, pesquisadores e estudantes. O objetivo da SEMIC é proporcionar aos participantes a oportunidade de discussão de temas atuais de Ensino, Pesquisa e Extensão, por meio da exposição e debate dos trabalhos publicados no evento. Conforme a docente, as atividades envolveram um trabalho amplo de equipes da PRPGP.

A abertura da Semana de Iniciação Científica, que vem ocorrendo há 16 anos, de forma ininterrupta, contou com a presença de professores, pró-reitores da URCA e professores convidados. O Coral Retalhos de Fuxico da UFCA fez a apresentação inicial.

A Pró-Reitora de Extensão, Professora Sandra Nancy, ressaltou o caráter indissociável na universidade do ensino, da pesquisa e extensão. São 80 comunicações orais e pôsteres apresentados, durante o evento. Ela ainda ressaltou a importância da curricularização da extensão em todas as universidades do Brasil. O assunto é um dos temas de discussão durante a II Semana de Extensão da URCA. Com a palestra a ‘Internacionalização Institucional e o olhar a vida por cima do muro’, o Professor Dr. Erick Viana (IFPE), abriu a programação.

Nenhum comentário: