quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Coluna Política de Donizete Arruda

ZEZINHO COSTURA ALIANÇAS

Preferido do governador Cid para sucedê-lo, o presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, está ciente de seus desafios para viabilizar sua candidatura. Um dos primeiros passos é tornar seu nome conhecido do eleitor. Essa tarefa ele tem cumprido com uma agenda cheia de compromissos e entrevistas por todo o Ceará, seja como presidente do Poder Legislativo, seja acompanhando o governador Cid ou o prefeito Roberto Cláudio pelos bairros de Fortaleza. O outro papel de Zezinho é construir pontes com os partidos políticos. Responsável pela montagem do PROS , mesma missão que exerceu à época do PRB e do PSB , Zezinho se articula com prefeitos de todo o Estado. Agora, amplia essas negociações para os partidos aliados, tais como o PTB , do deputado Arnon Bezerra, e o PP, de Padre José Linhares. Agora, abriu um canal com o PT , para tentar atrair o apoio do deputado José Guimarães, que não quer se envolver no confronto da escolha do candidato de Cid ao Governo do Ceará.

PMDB É O ENTRAVE

Zezinho tem uma linha direta com deputados, prefeitos e quase todos os partidos da base, mas enfrenta uma dificuldade com o PMDB. E não é fácil convencer o senador Eunício Oliveira a apoiá-lo. Essa missão é improvável, pois Eunício está decidido a ser candidato a governador.

ACIRRAMENTO

Ciente de que entre os pré-candidatos ao Governo do Ceará, que podem ter o aval do governador Cid, ele é o que mais atritos teve com o senador Eunício, Zezinho deflagrou um movimento para desfazer essa tensão. Só que Eunício não demonstra disposição em se reaproximar de Zezinho.

LEVOU A CULPA

O estopim dessa briga entre Zezinho e Eunício foram as mudanças de partido. Coube a Zezinho atrair prefeitos e deputados para partidos aliados a Cid, esvaziando o bloco de apoio de Eunício. Ao se encontrar com Eunício, Cid disse que não havia autorizado esse esvaziamento.

BATE EM MIM

Zezinho é fiel escudeiro do governador Cid e de Ciro Gomes. Sabe que, muitas vezes, leva a culpa de movimentos, onde apenas cumpriu ordens. Continuará tentando buscar uma interlocução com o senador Eunício, pois é desejo de Cid manter a aliança do PROS com o PMDB e o PT .

BLOCO DO CONTRA

Nas contas do vice-presidente Michel Temer, se o PT não apoiar a candidatura de Eunício ao Governo, o PMDB do Ceará votará com seus 58 votos na pré-convenção de março a favor do rompimento com o PT e, consequentemente, não apoiará à reeleição da presidente Dilma.

DEVER DE DILMA

Cid entregou à presidente Dilma o esforço de convencer o senador Eunício a desistir de sua candidatura a governador, para apoiar um nome de sua preferência. Hoje, será um obstáculo quase que intransponível, pois Eunício espera o mesmo, que Dilma convença Cid a apoiá-lo.

GALEGUIM DE VOLTA

Não há mais segredo. Tasso Jereissati jantou na quinta passada, em Brasília, com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e com o presidenciável Aécio Neves. No encontro, confessou descarta concorrer ao Governo, mas irá, sim, disputar novamente o Senado pelo Ceará em 2014, preferencialmente, em uma dobradinha com Eunício.

PRESENÇA ESTRANHA

O deputado petista Camilo Santana compareceu na noite de segunda-feira, 21, à reunião da direção regional do PROS . Flagrado, Camilo silenciou quando indagado se pretende trocar o PT pelo PROS . Um dos petistas mais próximos do governador Cid, Camilo vive em conflito com o PT, especialmente, com o prefeito de sua terra, Barbalha, o petista Zé Leite.

DESCULPE A IGNORÂNCIA, deputado Camilo Santana continuará petista ou vai aderir ao PROS ?

Fonte: Aqui CE 

Nenhum comentário: