terça-feira, 29 de outubro de 2013

Exposição Livros e Cordéis em cartaz no Cariri Garden Shopping

A oitava exposição da série ‘Juazeiro de Corpo e Alma’ foi aberta nesta sexta-feira, no Cariri Garden Shopping, administrado pela Tenco Shopping Centers. Dessa vez, o tema resgatado é “Livros e Cordéis: relacionados ao Padre Cícero”. A mostra faz parte de uma parceria do shopping, com a Fundação Memorial Padre Cícero, no intuito de promover a cultura e a arte de Juazeiro e do Cariri para o público. O evento acontece até o próximo dia 4 de novembro, período em que acontece a maior celebração religiosa, na cidade de Juazeiro, a ‘Romaria de Finados’, com cerca de 500 mil romeiros de todo o Nordeste. A festa romeira começa dia 29 de outubro, e o empreendimento passa a ser um dos locais de visitação.

Segundo o presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Antônio Chessman Alencar, essa é a penúltima exposição da série, que acontece no espaço do shopping, mas ressalta o grande sucesso da exposição, tendo em vista o seu caráter educativo e de divulgação para o público de diferentes segmentos de várias cidades do Cariri e Centro-Sul do Estado, sobre a história local.

Segundo ele, os mais importantes trabalhados publicados relacionados ao Padre Cícero estarão presentes na exposição. O acervo é pertencente do Memorial, que vem ampliando a cada dia essa coleção de livros e cordéis. Ela cita escritores como Luitigarde Barrros, com o livro ‘A Terra da Mãe de Deus’, além de Ralph Della Cava, com o ‘Joaseiro do Padre Cícero’, dentre outros trabalhos de relevância no âmbito bibliográfico relacionado ao Padre Cícero e Juazeiro do Norte, além da grande quantidade de cordéis, que abordam a temática.

As publicações têm abrangência acadêmica e também popular, como é o caso dos cordéis. Atualmente o memorial conta com um acervo de cerca de 1500 livros e cordéis, com a temática do sacerdote e a cidade que ele adotou. A próxima exposição, que encerra a série, trará mais história para a população, destacando a atuação do Padre Cícero, o seu papel social, os coronéis, bispos, beatos, empresários e até políticos de grande relevância em nível nacional, que tiveram influência do sacerdote.

A exposição conta, além da parceria com o Memorial, da BSG e da Lira Nordestina. Um cordelista irá declamar poesias nos dias 29 e 1º de novembro, na Praça de Alimentação.  


Serviço__________________________________________________________________________

Exposição: “Livros e Cordéis: relacionados ao Padre Cícero”, da série ‘Juazeiro de Corpo e Alma’
Local: CARIRI GARDEN SHOPPING
Local Cariri: Garden Shopping
Período: 25 a 04 de setembro
Horário: 10 horas às 22 horas

Nenhum comentário: