terça-feira, 15 de outubro de 2013

JUAZEIRO DO NORTE-CE: ESGOTOS A CÉU ABERTO CONTRASTAM COM RESULTADO DE ESTUDOS REALIZADOS POR ONG

Dona Guilhermina desconfia ao ver o resultado do estudo que aponta Juazeiro do Norte como uma das três cidades cearenses classificadas dentre as 100 melhores no quesito saneamento básico. O receio da aposentada é legitimado pelo esgoto que bate a porta de sua casa, na Rua Senhor do Bonfim (bairro João Cabral). Ela conta que “o cheiro do lamaçal é insuportável”, além de atrair “todo tipo de bicho e muriçoca”.
As queixas de Guilhermina não ecoam solitárias. Em meio à cidade em franca expansão, problemas seculares dividem espaço com arranha-céus imponentes, evidenciando uma realidade dualística. Na Rua Afonso de Melo, (bairro Salesianos) a situação é análoga às cidades pobres dotadas de quase nenhum saneamento. O esgoto margeando as ruas leva junto aos detritos, a esperança da população por dias melhores.

“Entra prefeito e sai prefeito e permanece tudo na mesma. Só nós sabemos o sofrimento que é viver com essa imundice por todo lado que se olhe”, conta Maria Lurdes, lembrando que no inverno a dramaticidade dos moradores aumenta. O mesmo acontece no bairro Triangulo. Na Rua São Lazaro a lama já faz parte – de forma quase integral – de toda pista. Quem por lá trafega todos os dias já tem consciência dos obstáculos.

“Como se vê, aqui não tem essa de ficar desviando para evitar a lama, se quiser passar por essa rua, vai ter que se melar”, ironiza o entregador de gás Bruno Olavo. “Não é só aqui, ando em diversas ruas e vejo o mesmo problema“, acrescenta.

Estudos

Dos 184 municípios do Estado, apenas três se qualificaram no ranking das 100 melhores cidades do País. A capital cearense ficou em 43ª, logo atrás, aparecem Juazeiro do Norte e Caucaia, respectivamente, em 76º e 77º. O ranking foi elaborado pela ONG Trata Brasil e divulgado no início do mês.

O estudo avalia critérios como acesso à água potável, investimento em saneamento básico e qualidade da água servida. De acordo com o levantamento Trata Brasil, o país manteve "o tímido ritmo de crescimento nos serviços de saneamento básico, colocando em dúvida a possibilidade da universalização dos serviços para os próximos 20 anos".

Segundo especialistas, o número quase nulo de zona rural em Juazeiro faz com que a cidade dê um salto e se sobressaia em relação a outras localidades que as possuem em demasia. Essa, portanto, seria uma das explicações que levaram a cidade de Padre Cícero figurar no ranking.

FONTE: site Miséria

Nenhum comentário: