terça-feira, 29 de outubro de 2013

Livro potencializa visão colonialista de que povos indígenas são violentos

Novo livro do estadunidense Jared Diamond, ganhador do prêmio Pulitzer, uma das mais importantes premiações do mundo na área de jornalismo, literatura e música, pode significar um risco de retrocesso no avanço dos direitos humanos dos povos indígenas. O alerta é da organização Survival International, para quem "The world until yesterday: What can we learn from traditional societies?” ("O mundo até ontem: O que podemos aprender com as sociedades tradicionais”, por sua tradução em português) é um perigoso nonsense e potencializa a visão colonialista de que os povos tradicionais são especialmente violentos.

Numa visita recente à Espanha para divulgar seu novo livro, Diamond acusou a Survival de defender o mito do bom selvagem. Isso porque, segundo informações da organização, durante sua apresentação militantes distribuíram folhetos sobre a campanha contra o mito do "selvagem brutal”, destacado em trabalhos supostamente científicos, como o de Diamond.

"Me criticam os idiotas de ambos os extremos, e isso me convence de que eu, no centro, tenho razão”, afirmou Diamond (foto) ao ser perguntado sobre a polêmica que tem suscitado seu último livroem uma entrevista para o jornal espanholABC.Ele acrescentou ao responder as críticas da Survival: "Eles defendem as tribos com o argumento de que são gente muito boa e muito pacífica. Mas não é assim. É preciso defendê-los porque são pessoas”.

site da Adital 

Nenhum comentário: