sábado, 21 de maio de 2016

Eleições municipais no Crajubar: de um lado partidos progressistas e de outro a direita que sustenta Temer

HOJE pela manhã, no Centro de Convenções em Crato o deputado federal José Guimarães coordena o encontro de militantes, lideranças, prefeitos e vereadores ligados ao Campo Democrático, corrente do parlamentar  no PT.

O encontro vai debater a conjuntura política nacional, a unidade das esquerdas contra o golpe de Temer e Cunha e as eleições municipais deste ano,

Com relação à participação do PT nas eleições Guimarães  foi bem claro ontem, no Jornal Progresso 2ª edição. 

Em Barbalha a pré-candidatura de Fernando Santana se fortalece sendo ele o nome das esquerdas para o embate em outubro.

Em Juazeiro do Norte, o PT vai defender o nome de Dr. Santana como candidato a prefeito, mas está aberto a negociar com outras legendas da base aliada a Camilo um nome  para a disputa eleitoral.

Guimarães defendeu a necessidade dos partidos aliados realmente discutirem um programa de governo e um nome apenas para a disputa contra Raimundão, o PSDB e o PSB.

Em Crato o deputado Guimarães disse discutir  política com o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos (PSC) e que Ronaldo irá compor e seguir a orientação do governador Camilo Santana.

Segundo  o parlamentar em Crato a estratégia é unir os partidos da base aliada do governador Camilo com o prefeito Ronaldo e tirar apenas uma candidatura contra o nome apresentado pelo PSDB e PMDB, que tem como pré-candidato o ex-prefeito Samuel Araripe.

Ele lembrou ainda que o PT do Crato tem dois pré-candidatos, que são o presidente da legenda Pedro Lobo e a ex-reitora da URCA, Otonite Cortez.

Segundo Guimarães a estratégia no Crato segue a mesma lógica de Juazeiro que é unir todos os partidos aliados contra o adversário comum, no caso a dupla PSDB/PMDB.

As declarações de Guimarães batem com o que vem dizendo o prefeito Ronaldo Mattos. Esta semana numa entrevista ao Jornal do Cariri o prefeito cratense disse que tem dois caminhos. Ou se viabiliza e recebe apoio do governador Camilo e dos partidos da base aliada, e , portanto, vai à reeleição  ou não será candidato a apoia quem o governador Camilo indicar e apoiar.

Essa é uma mudança clara na conjuntura política cratense. Os campos se dividiram e agora estão mais claros. 

De um lado os partidos progressistas, a base aliada de Camilo e a frente popular e de outro os partidos de direita que sustentam o governo Temer e Cunha.

Vai ser um embate gigantesco,







Nenhum comentário: