domingo, 20 de abril de 2008

ALÉM DE MESTRE ELÓI, WALDERÊDO GONÇALVES

O meu amigo, professor e Dramaturgo Cacá Araújo lembrou-se com propriedade do aniversário de nascimento de Mestre Elói Teles de Moraes. É fácil falar de Mestre Eloi, sua personalidade e principalmente o trabalho a favor da cultura popular do Nordeste. Ele aniversariou ontem, 19. Mas, na mesma data também aniversariaria, se vivo fosse, o xilogravurista Walderêdo Gonçalves. Marceneiro, xilógrafo e tipógrafo , nasceu em Crato no dia 19 de abril de 1920. Filho de José Gonçalves Milfont e Maria Liberalino Milfont.

Sua primeira peça foi uma xilogravura do “Coração de Jesus”, aos 15 anos, para um folheto de José Bernardo da Silva, Esse “taco” foi feito no intervalo para o almoço, pois, nessa época, 1935, ele trabalhava como tipógrafo na livraria e tipografia de Pergentino Maia, onde também foi impresso esse folheto.

Alguns depoimentos sobre Walderêdo

Referência destacada merecem as xilogravuras de Walderêdo Gonçalves... é sem dúvida uma das mais fortes expressões da arte popular do Ceará

Florisval Seraine

O mais clássico dos ilustradores em xilogravuras é Walderêdo Gonçalves, ainda vivo, residente em Crato, no Ceará. Seus trabalhos se diferenciam das xilogravuras atuais pela riqueza de detalhes e de traços. Pouco conhecido no Brasil, tem trabalhos publicados na Europa.

Franklin Queiroz

fonte: Livro A Xilogravura de Walderêdo Gonçalves de Jurandy Temóteo

Nenhum comentário: