quarta-feira, 23 de abril de 2008

WORKSHOPS VÃO MOVIMENTAR CCBNB

O Fórum de Debates “Música: Cultura em Movimento”, moderado por Marinilda Bertolete Boulay, com convidados locais, abordará temas como o desenvolvimento de novas tecnologias na área musical, o acesso do artista ao mercado, a formação do músico, a existência de centros de documentação do patrimônio musical brasileiro, entre outros.

O fio condutor do fórum analisará a música segundo seus aspectos essenciais enquanto cultura em movimento:

Políticas públicas num palco em movimento. A revalorização do palco na nova era digital, impõe a questão de como produtores e governo podem unir forças para a regulamentação do novo panorama e fomento à classe. Quais as ações governamentais concretas neste âmbito?

Identidade e diversidade em movimento. A diversidade cultural global exposta pelas novas mídias e a convergência tecnológica ampliam nossos paradigmas sonoros e proporcionam um novo entendimento da musicalidade desta era digital. Como a política cultural poderá colaborar para o desenvolvimento de novos meios de distribuição da música. Quais as alternativas propostas pelo governo atual para a difusão da música e da cultura? Como colaborar a nível educacional com o empoderamento e protagonismo de cada artista, permitindo que a criação artística ocorra em ambiente favorável, sem, contudo, perder de vista o mercado?

Direitos Autorais e tecnologia de informação em Movimento. Qual o papel dos direitos autorais em um mundo sem fronteiras e com novas tecnologias? Na era do remix, do Creative Commons e do Mymusic como desenvolver a arrecadação nos novos veículos de distribuição da música?

Distribuição em Movimento. Como a política pública e as associações profissionais poderão colaborar para a produção artística e estimular a utilização das novas tecnologias aplicadas à indústria da música nas diferentes etapas de sua cadeia de produção?

Espaços virtuais e perenidade das Feiras de música em movimento. As feiras e salões profissionais ainda representam um importante veículo de circulação e promoção da música através do mundo, apesar do aumento incondicional de espaços virtuais para a exposição e trocas de obras e produtos culturais. Qual a força das feiras profissionais no Brasil a nível nacional, estadual e municipal?

Novas criações novas mídias em movimento. A Mídia como elo decisivo entre o artista, o público e o mercado. Como a mídia pode interferir neste novo processo de produção de música e como o artista pode se utilizar de novas mídias para divulgar e distribuir seus trabalhos?

O conteúdo gerado por esses debates e as imagens captadas nas cinco regiões brasileiras será compilado no livro Música: Cultura em Movimento.

Organizadora

Marinilda Bertolete Boulay
DEA em Estudos Brasileiros pela Université de la Sorbonne Nouvelle- Paris III. Integra o Escritório da Música Francesa, e representa o Reed MIDEM no Brasil e na América Latina. Coordena o projeto Música: Cultura em Movimento e as edições do Guia do Mercado Brasileiro da Música.

WORKSHOP
Workshop “As Interfaces Visuais da Música” que será ministrado pelo professor Nelson Urssi pretende refletir sobre o uso dos novos suportes tecnológicos de criação (imagens e vídeo digitais, celular, Internet, etc) para a divulgação da música.
As inscrições dos worshops são gratuitas e a seleção se dará pelo envio de um currículo e portfólio digital, com imagens, ilustrações, peças gráficas ou audiovisuais, utilizadas para divulgação de música.
Os arquivos devem ter tamanho máximo de envio 5mb, pelo email nelson.u@totemusicais.com.br ou através de site pessoal, nesse caso enviar URL.
Os vídeos poderão ser postados no Youtube, as imagens no Flickr ou similar e relacionados no e-mail acima mencionado.

Prof. Nelson Urssi
Designer e arquiteto, é mestre em Comunicações e Artes pela
ECA USP. Professor de Antropologia e Análise de Interfaces
Digitais no Bacharelado em Design do Centro Universitário
Senac em São Paulo, Linguagens e Ilustração Digital na Graduação
em Design Gráfico da Universidade de Sorocaba SP.

Nenhum comentário: