quarta-feira, 16 de abril de 2008

ANTROPÓLOGA MINISTRA PALESTRA HOJE NA URCA

A antropóloga alagoana Luitgarde Oliveira Cavalcante Barros realiza na noite de hoje, 16/04, a conferência "Religião e Violência no Sertão do Nordeste", no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), às 19h30. Ontem à tarde, a escritora participou, no Campus do Pimenta, em Crato, de uma palestra com a participação de estudantes, pesquisadores, alunos e estudiosos com temática voltada para religião e cangaço.

Luitgarde Oliveira é professora de Antropologia, graduada e pós-graduada em Ciências Sociais, pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). É pós-doutora em Antropologia pela Unicamp, doutora em Ciências Sociais, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e mestre em Ciências Sociais. Entre os trabalhos publicados pela pesquisadora estão "A Terra da Mãe de Deus – Um Estudo do Movimento Religioso de Juazeiro do Norte" e a "A derradeira Gesta Lampião e Nazareno Guerreando no Sertão", além de outros trabalhos. Cerca de 120 artigos seus já foram publicados no Brasil e exterior.

A abertura da conferência será feita pelo professor do Ipesc, professor José Bendimar de Lima, às 19 horas. Às 20h30, após a conferência de Luitgarde, será lançado o livro "A Derradeira Gesta Lampião e Nazarenos Guerreando no Sertão", de autoria da antropóloga.

Nenhum comentário: