sábado, 19 de abril de 2008

CRATO PROMOVE MOBILIZAÇÃO CONTRA A DENGUE



O município do Crato realizou, na manhã de ontem, grande mobilização contra a dengue, com uma passeata pelo centro da cidade. O prefeito Samuel Araripe, a Secretária de Saúde, Nizete Tavares, agentes de saúde, de endemias, estudantes de várias escolas públicas, integrantes do grupo de Escoteiros e Tiro de Guerra fizeram parte da caminhada.

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, destacou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Saúde do Município e o envolvimento da sociedade. As mobilizações, conforme o prefeito, apenas estão iniciando. Todos os bairros da cidade serão mobilizados, como forma de chamar a atenção para o problema, envolvendo a sociedade. A secretária de Saúde, Nizete Tavares, destaca o envolvimento dos profissionais da Saúde.

Segundo o coordenador do setor de Endemias, José Joaquim, a finalidade do evento foi chamar a atenção da sociedade para os cuidados necessários, no sentido de prevenir e combater a dengue no município. Até o momento, conforme ele, foram notificados em Crato 187 casos suspeitos e confirmados cinco casos de dengue, mas a luta é contínua. Há duas semanas foram iniciados ciclos de borrifação, com o carro fumacê, em diversos bairros da cidade. Hoje, o carro estará nas Cacimbas e no bairro Gisélia Pinheiro, pela manhã. Durante o combate das larvas, por exemplo, o veneno é aplicado em locais como fontes de praças e outros pontos estratégicos, não pondo em risco à população.

No momento em que discursava, o prefeito do Crato Samuel Araripe foi aplaudido por agentes de Saúde, recentemente efetivados como funcionários públicos municipais, proporcionando, num momento crucial de infestação do mosquito em Crato, motivação aos profissionais de saúde para lutar no combate ao Aedes aegypti.

A caminhada de mobilização saiu da Prefeitura Municipal do Crato, em direção a Praça Siqueira Campos, seguindo pelo Centro comercial da cidade. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto, através do microscópio, as larvas e o mosquito da dengue, além de modelos de casas onde existe o risco potencial de reprodução e os cuidados em relação à prevenção.

Nenhum comentário: