sábado, 19 de abril de 2008

COMUNIDADES CEARENSES TERÃO 300 NOVOS POÇOS EM 2008

A SOHIDRA deverá encerrar 2008 com 300 novos sistemas simplificados de abastecimento construídos e instalados em 152 municípios cearenses. As obras fazem parte do Plano de Ações para a Convivência com a Seca do Governo do Estado e envolvem um montante de 5,4 milhões de reais investidos. A escolha das comunidades beneficiadas é feita por uma comissão formada representantes da prefeitura, da igreja, de sindicatos de trabalhadores e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATERCE.

Depois de decidido o local, a SOHIDRA envia um geólogo para realizar um estudo geofísico para verificar a viabilidade da construção naquela localidade. Este método de trabalho tem garantido à superintendência 98% de aproveitamento na escavação dos poços. O Diretor de Águas Subterrâneas da SOHIDRA, Borges Machado, ressalta o cuidado que a autarquia tem na execução das obras, entregado-as já com caixa d'água e chafariz para a população. Mas este cuidado traz um grande retorno, segundo diretor: "ver a reação das pessoas das comunidades quando começam a ver a água brotar do solo é indescritível".

Para acelerar os trabalhos e garantir o cumprimento do prazo de entrega dos 300 poços, a SOHIDRA reequipou e modernizou suas viaturas e as perfuratrizes que já possuía, além de adquirir mais duas com capacidade de perfuração de até 500 metros. Para 2009 está prevista a compra de mais duas destas máquinas.

Nenhum comentário: