quinta-feira, 24 de abril de 2008

PT DO CRATO RACHA NA DECISÃO DE NÃO TER CANDIDATO PRÓPRIO

Por Tarso Araújo, do Jornal do Cariri

A decisão do diretório municipal do PT no Crato em não lançar candidatura própria à sucessão do prefeito Samuel Araripe rachou o partido. Em pré-convenção realizada no último domingo, a plenária decidiu apoiar o candidato do Partido Verde, o vereador licenciado André Barreto Esmeraldo, atual Presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Governo do Estado.

Segundo o ex-vereador e pré-candidato do PT à Prefeitura do Crato, Valdetário Brito, “o encontro foi tenso e recheado de acusações infundadas”. Ele afirma que o grupo liderado por Amadeu de Freitas, ex-vereador em Crato e atual superintendente do Incra no Ceará, articulou um encontro em que pudesse manobrar e tomar decisões precipitadas.

Para Brito, a decisão de não ter candidato próprio desarma o PT para a disputa no processo. Para ele, retirar a candidatura e não amarrar qualquer projeto político do partido é atirar no escuro. Ainda segundo o dirigente petista preterido no embate em torno da candidatura própria, a decisão foi tomada a partir de interesses pessoais. Valdetário Brito acredita que está em curso um processo de promessas de cargos para Amadeu de Freitas caso André Barreto vença as eleições. “Houve alijamento da minoria do partido e a base está sendo enganada”, diz.
A proposta derrotada, apresentada pelo Campo Majoritário, era que os partidos que compõem a base aliada aos Governos Cid e Lula, no caso PT, PC do B, PV, PSB e PMDB se unissem para eleger os nomes através de uma pesquisa. Valdetário defende a tese de que, assim, o PT poderia sair na cabeça de chapa, uma vez que seu nome teria a menor rejeição entre os candidatos desse bloco.
O ex-prefeito Walter Peixoto (PMDB) e o deputado estadual Sineval Roque(PSB) liderariam a rejeição no campo das oposições, portanto, sobrariam apenas dois nomes para sair pela base de apoio a Cid: André Barreto e Valdetário Brito.
O dirigente petista diz que, ao aprovar apoio a André Barreto, foram sepultadas todas as possibilidades do PT influenciar nas eleições municipais do Crato. O grupo de Valdetário Brito ameaça não apoiar a candidatura de André: “Não subiremos no palanque com O PV” afirmou Roberto Oliveira, vice-presidente do PT no Crato e membro do Campo Majoritário, que vai pedir ao diretório estadual anulação do encontro.
O líder comunitário James Brito, membro da executiva municipal do PT , questionou as opiniões de Valdetário. “A tese de Valdetário era dúbia, pois se vai haver uma pesquisa, se ele perder, teria o PT que apoiar quem sabe até mesmo Sineval Roque ou Walter Peixoto” afirmou, para acrescentar que “se a tese fosse de candidatura própria era só defender a candidatura e uma articulação para trazer outros partidos” finalizou.

James Brito confirmou que André Barreto em conversa com dirigentes do PT teria ressaltado que não abre mão e será candidato a prefeito do Crato nas próximas eleições.


O Jornal do Cariri procurou ouvir Amadeu de Freitas sobre as declarações de Valdetário Brito de que ele teria manobrado a pré-convenção do PT e aprovar a tese da não-candidatura própria, mas não houve retorno às ligações feitas.

publicado no site: Ceará Agora

2 comentários:

Armando Rafael disse...

Tarso,
Dizem que a briga começou quando um petista presente inconformado com tantas denúncias contra o companheiro Lula pediu a palavra e perguntou:
Você já imaginou a zona que o nosso velho e autêntico PT teria feito, se no governo do FHC:
A epidemia de dengue fosse incontrolável como agora?
E a febre aftosa? Se faltasse gás?
Se os lucros dos bancos fossem tão vultuosos como agora?
Se houvessem tantos acidentes aéreos?
Se houvesse o caos aéreo?
Se o FHC se rebaixasse para o ditador Chaves e para o Cocaleiro Morales?
Se o FHC comprasse um avião tão luxuoso?
Se todos os amigos do FHC fossem corruptos?
Se o FHC 'perdoasse' a dívida de tantos 'amiguinhos'?
Se o FHC tivesse um filhinho tão espertinho?
Se as despesas do palácio aumentassem tanto?
Se alguma ministra de FHC nos mandasse "relaxar e gozar"?
Se o FHC aparelhasse o estado com milhares de empregos para os 'companheiro'?
Se algum aspone do presidente nos mandasse tomar no ... quando caísse algum avião?
Se o FHC declarasse sempre que não sabia de nada?
Se o FHC fosse amiguinho do presidente mais corrupto que o senado já teve e defendesse em público o Severino Cavalcanti?
Se o leite contivesse soda cáustica?
Se algum ministro do FHC declarasse que soda cáustica no leite não faz nenhum mal? O que o PT diria?
.......
Não deixaram o antigo companheiro perguntar mais e aí comemou o pau.
Vejam que ele não teve oportunidade de perguntar pelos cartões-corporativos...
.....
Insatisfeito o Companheiro da velha guarda saiu cantando:

'Quem sabe faz a hora, não espera acontecer'...,

Armando Rafael disse...

A propósito, lei este poema do Affonso Romano de Sant`Anna:

MENTE deficiente
Affonso Romano de Sant'Anna

Um presidente que mente,
Mente de corpo e alma, completa/mente.
E mente de maneira tão pungente
Que a gente acha que ele mente sincera/mente,
Mas que mente, sobretudo, impune/mente...
Indecente/mente.
E mente tão nacional/mente,
Que acha que mentindo história afora
Vai nos enganar eterna/mente.
...................

Ah, Tarso: como o LULA MENTE...