quarta-feira, 23 de abril de 2008

PROJETO CULTURA EM MOVIMENTO

Música: Cultura em Movimento - Debate
Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri CE
Dia 24/quar 18h às 20h
E
As Interfaces Visuais da Música - Workshop
Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri CE
Dias 23/qua e 24/qui 14h às 18h

"A diversidade cultural global exposta pelas novas mídias e a convergência tecnológica ampliam nossos paradigmas sonoros e proporcionam um novo entendimento da musicalidade desta era digital".
Marinilda Bertolete Boulay

O projeto Música: Cultura em Movimento que acontece nos meses de abril, maio e junho em Brasília, Porto Alegre, Fortaleza, Sousa, Cariri, Belém e São Paulo é organizado por Marinilda Bertolete Boulay, e pretende ouvir todos os elos da cadeia produtiva nas cinco regiões brasileiras e em seus diferentes centros produtivos, para que a partir de uma discussão ampla, o artista, integrante fundamental desta cadeia, seja capacitado e orientado para que possa sobreviver e desenvolver sua carreira num contexto de contínua mutação e inovação tecnológica. Por provocar encontros, negócios e reflexões conjuntamente, estes fóruns ajudarão a desenvolver tanto a capacitação de nossos profissionais já integrados ao mercado da música bem como a formação e desenvolvimento de novos agentes do setor.

As novas tendências culturais, tecnológicas de produção e de desenvolvimento, contribuem para a ampliação das vertentes atuais da música, um dos nossos maiores patrimônios artístico e cultural, que alcança assim novas formas de difusão através da internet, mp3, telefonia celular e o DVD. Com a revalorização do palco e de todo o processo que envolve a criação artística e a realização de um disco num contexto de convergência das mídias e de desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas, combinadas à portabilidade e à conectividade, quando os agentes do setor da música vêem ampliadas as fronteiras da criatividade e o trabalho de profissionais como produtores audiovisuais, designers, arquitetos cênicos, cenógrafos ganham uma nova dimensão na difusão da linguagem musical.

A proposta do Música: Cultura em Movimento nasce a partir do Guia do Mercado Brasileiro da Música, publicação pioneira que está em sua 5ª edição, desenvolvido desde 2003, sob a coordenação de Marinilda Bertolete Boulay, ajudando na compreensão das interfaces da música e seus desdobramentos, sejam eles visuais, mercadológicos ou criativos.

Através do site www. g u i a d a mu s i c a . o r g que será lançado durante o evento é possível obter uma ampla visão desta nova realidade que envolve a música, manifestação marcante em nossa cultura.


Site, Livros e Ambiente

Lançamento do Site www. g u i a d a mu s i c a . o r g

O website do Guia do Mercado Brasileiro da Música vem ampliar o acesso às informações da versão off-line, permitindo a atualização de dados com maior velocidade e precisão. Essa versão on-line do Guia contempla diversos públicos, transformando-se em ferramenta fundamental para a autonomia de artistas da área musical auxiliando os profissionais a encontrarem soluções e estratégias mais ágeis nas relações que envolvem o mercado fonográfico.
Por ser interativo o site proporciona atualização e ampliação constantes e oferece mais de 3 mil contatos na área.
A previsão é de mais de 1000 acessos/mês até o final deste projeto.

Os Livros

Guia do Mercado Brasileiro da Música
Publicação da nova edição ampliada e revisada do Guia, que constitui uma ferramenta indispensável aos profissionais do meio, nele a cadeia produtiva da música é mapeada nas cinco regiões brasileiras.
Com um banco de dados que inclui contatos internacionais que contribuem e facilita as relações culturais entre o Brasil, a França e o mundo no domínio da indústria da música e do espetáculo.

Música: Cultura em Movimento
A publicação deste livro com textos e imagens apresentará as reflexões geradas pelos fóruns nas 5 regiões e a pesquisa iconográfica coletada durante estas ações pelo Brasil de hoje.


O Ambiente
Música: Cultura em Movimento

Espaço para os fóruns, instalação cênica e mostra com informações sobre os elos da cadeia produtiva da música contando com uma mostra de vídeos e animações gráficas sobre música selecionados a partir dos workshops com curadoria de Marinilda Bertolete Boulay, Nelson Urssi, Benjamin Seroussi (Serviço Audiovisual da Embaixada da França no Brasil) e Bruno Boulay (diretor do escritório da Música Francesa no Brasil).

Nenhum comentário: