sexta-feira, 18 de abril de 2008

PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL BENEFICIARÁ MISSÃO VELHA

Do ponto de vista do acesso às novidades da era da tecnologia da informação, existem os "incluídos" e os "excluídos digitais". Atualmente, grande parcela da população não apenas da região do Cariri, mas em todo o território nacional se encontra inserida numa realidade de exclusão social, em que o viés digital se apresenta de maneira muito incisiva. Ou seja, percebe-se a presença de um enorme contingente de pessoas desprovidas do acesso ao computador em sua gama de possibilidades. Contudo, a fim de minimizar esse fosso entre os que compartilham os bens da sociedade da informação e aqueles que estão desprovidos destes, surge uma alternativa de cunho social e inclusive pedagógico, o telecentro comunitário.

Um programa de inclusão digital desenvolvido pelo Ministério das Comunicações que visa submeter novas formas de comunicação, como a transmissão de voz, de dados e vídeo pela internet gerando a troca de informações em tempo real, como vídeo conferências e também se tornando um grande instrumento do desenvolvimento social e intelectual.

No programa será entregue ao município para compor o telecentro um computador servidor, dez computadores em rede, data show (projetor multimídia), impressora a laser, câmera de vídeo, mesas para cada computador e para o assistente, armário e vinte e uma cadeiras multiuso.

Segundo o prefeito, Gidalberto Pinheiro, sua satisfação está na oportunidade de manter a população informada através de um sistema completo e atualizado.

"Quero evitar a chamada reificação, ou seja, castração da capacidade individual de avaliar a situação em volta para formar uma opinião coerente sobre sua realidade. Ainda bem que nós gestores, ainda podemos contar com esse tipo de suplemento intelectual advindo de projetos sensíveis e acima de tudo tangíveis", disse Gidalberto.

Nenhum comentário: