segunda-feira, 21 de abril de 2008

CEARÁ É O QUARTO NO RANKING

O Ceará ocupa a quarta posição no ranking dos estados brasileiros que, proporcionalmente, mantêm maior percentual de crianças e adolescentes em situação de trabalho. Quinze por cento da população na faixa etária entre cinco e 17 anos está em atividade laboral no Estado. Ao todo, são 329.930 meninos cumprindo carga horária em trabalho doméstico, vendendo mercadorias, catando lixo para reciclagem e até beneficiando a casca do coco para fazer artesanato.

A situação é antiga. A ênfase no combate ao trabalho infantil, entretanto, começou na década de 1980. De 1990 até agora, o quadro vem apresentando oscilações. Entre 1992 e 2006, os números caíram nacionalmente em mais de 50%: de 5.023.975 crianças e adolescentes trabalhando baixou para 2.273.726. O quadro agora, entretanto, está em ascensão no estado do Ceará.Pelo menos é isso o que vem mostrando a Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (Pnad) 2008, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Os dados têm como com base os números de 2006. O estudo além de quantificar o número de crianças e adolescentes em situação de exploração, mostra o trabalho infantil numa lamentável ascensão.

Em 2004, o Ceará ocupava a oitava posição no ranking brasileiro desse tipo de exploração; no ano de 2005, passou à quinta posição.Há quatro anos, havia cerca de 200 mil crianças e adolescentes em atividade laboral. O equivalente, na época, a 10,2% da população dessa faixa etária. Em 2005, o número subiu para 222.302: 11,89% dos cearenses entre cinco e 17 anos. Na última pesquisa, o Estado alçou mais um degrau, chegando à quarta posição.O crescimento está acontecendo após uma seqüência de avanços importantes do poder público, através de ações como o Bolsa-Família e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

Se essa ascensão vai parar antes de os cearenses chegarem à liderança do ranking, quando e o quê precisa ser feito para uma reversão desse processo são as perguntas e desafios da lista do Fórum Estadual pela Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente no Ceará (Feeti/CE).

fonte: Joranl Diário do Nordeste

Nenhum comentário: