sábado, 19 de abril de 2008

OFICINA EM COMUNIDADE MISTURA MÚSICA E CULTURA AFRO



Através da valorização da memória e história da Vila Carrapato localizada no Sítio Belo Horizonte e a partir dos depoimentos dos mais velhos e das lideranças da comunidade, dia 12 deste foi realizada oficina de reciclagem, reaproveitamento de resíduos sólidos e reflorestamento como forma de fomentar a preservação da encosta do rio Granjeiro e manter a diversidade cultural e natural no entorno da comunidade. Na ocasião em que participaram cerca 60 jovens e crianças foi lançada a bateria de oficinas da Campanha do Selo UNICEF para a cultura cujo tema principal é cultura afro-brasileira e indígena, pelo coordenador Vicente de Paulo Fuísca e teve como ministrantes da oficina prof.ª Vanda da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Município do Crato e João do Crato coordenador da RECID - Rede de Educação Cidadã, que patrocinou o evento, que teve apoio das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e da Cultura, Esporte e Juventude do Município do Crato.

A partir do estudo de reconhecimento dos ritmos afro-brasileiros e indígenas e das atividades referentes à dança e musicalidade já praticadas na comunidade do Sítio Chico Gomes, foi realizada pela oficina de ritmos afro-indígenas para cerca de 30 crianças e jovens do grupo de Artes URUCONGO oriundo daquela localidade. A referida oficina foi ministrada pelo músico Jean Alex que fez um brilhante esboço sobre a história da nossa musicalidade, e batucou juntos com os meninos por toda manhã, enquanto passava informações e dicas. Esse encontro de certo fortalecerá as nossas ações no processo de conscientização da cultura e identidade afro-brasileiras e indígenas. A abertura do evento deu-se com as palavras dos coordenadores João do Crato (RECID) e Vicente de Paulo Fuisca (Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato) que durante todo evento participaram reforçando as colocações do professor sobre as duas etnias.

Tendo como fio condutor a história da ocupação e a memória dos habitantes mais antigos do Engenho da Serra, executar limpeza da fonte, plantio de mudas típicas e fomentar a valorização das expressões culturais do lugar como forma de incentivar a sustentabilidade da diversidade natural e cultural, será o tema da próxima oficina que será realizada no Engenho da Serra, (Distrito de Santa Fé), dia 21 de abril, e que será ministrada por João do Crato e pelo coordenador da equipe pró- Selo Unicef para a Cultura Vicente de Paulo Fuísca. A referida oficina será patrocinada pela RECID com o apoio das Secretarias de Educação e de Cultura, Esporte e Juventude do Crato.

Foto de João do Crato: Dihelson Mendonça

Nenhum comentário: