quinta-feira, 17 de abril de 2008

TUCANO CRITICA O TRABALHO D0 ATUAL GOVERNO

O Ceará está perdendo espaço para outros Estados nordestinos, com relação a atração de investimentos. O grande salto no desenvolvimento do Estado, prometido na campanha do governador Cid Gomes (PSB), ainda não se concretizou, pelo menos na opinião do vice-líder do PSDB na Assembléia Legislativa, deputado Tomas Figueiredo Filho. Para ele, a Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece), tem sido ineficaz no papel de alavancar oportunidades para o Ceará.


Segundo Tomas Filho, a gestão Cid assumiu o comando estadual há 1 ano e 3 meses, mas a Adece continua sem demonstrar a sua existência. “A nossa Agência de Desenvolvimento Econômico precisa acordar e se movimentar, para executar os trabalhos deliberados pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, de pensar políticas públicas para o desenvolvimento do nosso Estado”, cobrou. Para o parlamentar, tem faltado “agilidade” da entidade em gerar oportunidades de desenvolvimento para o Ceará.

Siderúrgica

Enquanto não há essa ação mais contundente, o tucano diz que o Ceará está sendo passado para trás por outros Estados nordestinos. “Quantos milhões chegaram ao Ceará nessa busca de investimentos?”, questionou. De acordo com ele, enquanto isso, no Espírito Santo já está sendo construída uma siderúrgica, no Pernambuco está sendo implantada uma refinaria, e os cearenses ainda estão à espera desses investimentos estruturantes. “O Ceará continua nos estudos de viabilidade técnica e nas projeções de investimentos”, reclamou.

E Tomas Filho citou algumas situações que, para ele, demonstram essa “ineficácia” da Adece. Um dos exemplos foi a indefinição sobre a instalação de uma siderúrgica do Ceará, impasse que perdura há quase dois anos. Após vários contratempos, o maior deles pelo rompimento de acordo por parte da Petrobras quanto ao fornecimento do gás natural, o projeto para implantação da usina siderúrgica ainda não saiu do papel. “E onde está nossa Agência de Desenvolvimento?”, questionou. “Ainda estamos nas intenções e possibilidades”, completou ele.

O vice-líder do Governo, deputado Roberto Cláudio (PHS), saiu em defesa. Ele reconhece que no primeiro ano houve um “ajuste” da Adece às políticas públicas estaduais. “Há um avanço significativo quanto à siderúrgica, e investimentos importantes em energia eólica e solar, além de um investimento já organizado com empresas internacionais para implantação de uma ZPE”, informou. Ele classificou como “injustas” as colocações de Tomas.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: