quinta-feira, 29 de maio de 2008

TOMA POSSE NOVO SECRETÁRIO DE CULTURA DE BARBALHA

O prefeito de Barbalha exonerou ontem à tarde através de uma carta o secretário de cultura Antonio Libério. À noite ele deu posse ao novo secretário de cultura o músico Sávio Menezes, servidor de carreira da secretaria de cultura Do Município.

Entretanto, antes mesmo de receber a carta de exoneração Antonio Libério recebeu um ofício do Ministério Público Estadual, assinado pelo Dr.Germano Guimarães para depor hoje sobre os casos de improbidade administrativa do prefeito Rommel Feijó.

Antonio Libério confidenciou a este repórter que irá confirmar todas as denúncias feitas e publicadas no JC e acrescentar outras que ele ainda não divulgou.

Ontem em Barbalha vereadores da base governista teriam conversado com Rommel Feijó para ele maneirar nas decisões, mas parece que a conversa não prosperou.

Antonio Libério vai depor logo mais à 9 horas e informou que vai pedir proteção legal e se disse ameaçado.

TUDO CERTO: ANDRÉ É CANDIDATO

Neste último final de semana aconteceu em Crato uma reunião que pode ter definido os rumos do PT nas eleições de 2008. O presidente regional do partido, ex-prefeito de Quixadá Hilário Marques esteve em Crato, quando se reuniu com dirigentes do partido que querem apoiar a candidatura de André Barreto.

Na reunião ficou acertado que o PT cratense irá apoiar mesmo André Barreto (PV) e mais ainda vai indicar quem será o vice.

A reunião contou com a presença de André Barreto, que confirmou para o presidente petista e a direção regional do partido que será mesmo candidato.

Para o PV o importante neste momento é se discutir um programa de governo baseado em pontos como melhoria na educação, saúde, moradia popular, desenvolvimento econômico, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Tivemos a oportunidade de conversar ontem com o amigo e ambientalista Luís Carlos Salatiel que confirmou a adesão do PT à candidatura do PV e afirmou que André é mesmo candidato independente do apoio do Governo do Estado.

CLIMA DE GUERRA NO PT

O clima de divergências internas não pode ser mais encoberto por membros da direção municipal do PT do Crato. Querer dizer agora que uma minoria inexpressiva tem divergência quanto ao fato do PT do Crato apoiar André Barreto não corresponde à verdade.

Um parte considerável do PT está contrária ao apoio à André. Cabe entretanto, ao próprio André Barreto a tarefa de aparar arestas, o que não será fácil.

Numa conversa com Valdetário Brito ele disse que respondeu a um dirigente do PV que para apoiar André a primeira coisa que deve acontecer é que Amadeu de Freitas pare de mentir. Ele disse que isso só já mostraria a inviabilidade de apoiar André.

Mais ainda, o candidato do PV tem que dar início à sua campanha com um mínimo de unidade. Uma briga em cima dos palanques ou nos bastidores cria problemas que podem estourar em momentos cruciais da campanha e pode ser até desastroso.

A tarefa de Barreto não é nada fácil, unir dois grupos que estão em guerra declarada, fazer os dois subirem no palanque e ainda ter fôlego para vencer a eleição.

PALANQUES DIFERENTES

Um dirigente do PT me confidenciou que o partido em Crato poderá mesmo subir em dois palanques. A atual direção municipal conduzida politicamente pela DS, grupo hegemônico no partido e conduzido por Amadeu de Freitas(superintendente do Incra no Ceará) vai mesmo apoiar a candidatura de André Barreto.

Já o grupo chamado por DR, que tem Valdetário Brito como principal liderança defende a idéia de que o PT do Crato deve apoiar o candidato indicado e apoiado pelo governador Cid Gomes (PSB). O motivo é simples: esse apoio unifica os partidos aliados e seria mais fácil vencer as eleições.

Com a proposta de apoiar o candidato do governador, a DR tem passaporte carimbado para subir no palanque de Sineval Roque, já que é ele o ungido por Cid Gomes.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

JAMES BRITO E AS OPÇÕES DO PT

O líder comunitário James Brito, integrante do diretório municipal do PT do Crato conversou com este colunista. Ele falou que, diferente do que tem dito alguns petistas que estão contrários ao apoio do partido a André Barreto (PT) a prefeitura do Crato, essa coligação está acertada. Segundo James, André Barreto esteve reunido com dirigentes do partido nesta última semana e reafirmou que será candidato a prefeito. Para André sua candidatura está colocada e pode ser uma alternativa aos nomes colocados, como Samuel Araripe (PSDB) e Sineval Roque (PSB).

James Brito disse que o PT deve indicar o vice na chapa do partido, e que o nome dele está à disposição do partido. Para James está na hora do povo do Crato escolher uma alternativa popular de governo e a coligação PV/PT é essa alternativa.

CULTURA E HISTÓRIA EM BARBALHA

O debate sobre a influência das culturas e história na Educação foi iniciado na noite de ontem, em Barbalha, com a abertura do VII Encontro Cearense de Historiadores de Educação. O evento conta com a participação de educadores de todas as universidades cearenses e Centro Pró-Memória de Barbalha. O objetivo do evento é fazer um mergulho na história local e debater questões relacionadas à cultura e afrodescendência.

A abertura do encontro aconteceu no Centro Histórico de Barbalha. Segundo os organizadores, o subtema do evento abre espaço para vários debates numa terra onde se encontra um núcleo de resistência da arte popular, com diversos grupos de tradição. O tema central “Vitrais da Memória: Lugares, Imagens e Práticas Culturais” está relacionado aos temas debatidos, voltados para o sentido de formação da sociedade, hoje e ao longo da história.

Texto de Elizângela Santos
Leia mais no jornal Diário do Nordeste

CARIRI EM IMAGENS

O fotógrafo Dada Petrole envia e-mail informando que a a revista Continente Multicultural (da Companhia Editora de Pernambuco) traz na edição de junho de 2008, parte do ensaio fotográfico "O Cariri", assinado por ele. As imagens ilustram 8 páginas da revista e ela pode ser adquirida nas bancas de revista por quase todo o Brasil. Dada Petrole afirma: “tenho orgulho em poder apresentar o Cariri também assim dessa forma”.

FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO TERÁ COMO TEMA ECONOMIA SOLIDÁRIA

Começa hoje (28) e vai até sábado (31), o Fórum Mundial de Educação, que será realizado em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Com o tema "Educação: Economia Solidária e Ética Planetária", o evento está organizado em três eixos temáticos: Educação e Economia Solidária, Educação, Inclusão e Cultura Emancipatória e Educação e Ética Planetária.
De acordo com a secretaria executiva, são mais de 400 pôsteres, 31 debates temáticos e atividades culturais em diferentes locais da cidade. A abertura oficial ocorre hoje (28), a partir das 14h, na Praça. Segundo a coordenadora do Projeto Esperança-Cooesperança, Ir. Lourdes Dill, a mostra começou antes do Fórum para motivar os moradores da cidade a tomar conhecimento do evento.

Cerca de 120 empreendimentos já estão no local e mais alguns devem chegar amanhã. A maioria é proveniente do Estado do Rio Grande do Sul, mas alguns grupos vêm de outros estados brasileiros e de outros países. O caráter dos empreendimentos é tanto urbano como rural. O artesanato e a alimentação são as atividades com maior presença. O Projeto Esperança-Cooesperança vai oferecer lanches, além de alojamento de baixo custo para os participantes da mostra.

Serviços:
Projeto Esperança/Cooesperança
Fones: (55) 3223-0219/ (55) 3222 - 8275 - Ramal 16
FME - Fórum Mundial Educação
Fone: (55) - 3218-1271
Site Adital

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DEBATE TRABALHO DOMÉSTICO

Tem início hoje em São Paulo o Seminário Internacional "Reorganização do Trabalho Doméstico e de Cuidados - Por outro Paradigma de Sustentabilidade da Vida Humana". O evento segue até o dia 30.

O objetivo do encontro é aprofundar o debate sobre o trabalho doméstico e de cuidado, a partir dos aportes da teoria econômica feminista, além de fortalecer a intervenção dos movimentos de mulheres no processo de alternativas de integração da América Latina.

Nesta perspectiva, o seminário será construído com base no diálogo entre ativistas do feminismo, das organizações de mulheres, pesquisadoras e gestoras públicas, buscando construir para o debate de uma integração geradora de igualdade de gênero.
Site Adital

PRESIDENTE DO CNJ ASSINA ACORDO COM O CONSELHO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, e o Procurador-Geral da República, Antônio Fernando de Souza, presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), assinou termo de cooperação para inclusão de todo o Ministério Público no programa de virtualização do Judiciário.

Com a iniciativa, os promotores e procuradores de todo o país vão poder emitir pareceres, apresentar petições e interpor recursos dispensando o uso de papel. Com isso, os processos vão tramitar mais rapidamente, já que os advogados, o Ministério Público e os juízes já contam com este tipo de acesso nas varas onde foram instalados sistemas virtuais. Além disso, os integrantes do Ministério Público estarão interligados na Rede Nacional de Comunicação do Judiciário, o que vai permitir que promotores de diferentes estados possam comunicar-se entre si.

O convênio é um passo decisivo para tornar mais rápida a aplicação da justiça em todo o País. O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), órgão estratégico e de planejamento, vai capitanear o processo em todas as instâncias do Ministério Público.

BNB AMUENTA INVESTIMENTOS

De R$ 500 mil para R$ 5 milhões. O aumento no limite de financiamento é uma das modificações aprovadas pelo Banco do Nordeste para a execução do Cresce Nordeste Exportação, a linha de crédito do BNB destinada a incrementar a participação das empresas nordestinas no volume de exportações nacional. As alterações nos financiamentos ainda incluem um prazo de pagamento de até 18 meses (antes era de até 12 meses) e a concessão de crédito a grandes empresas exportadoras (antes o produto era restrito a micro, pequenas e médias empresas). Com recursos provenientes do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste – FNE, o Cresce Nordeste Exportação é voltado à aquisição de matérias-primas, insumos e mercadorias destinados ao mercado externo.

Segundo o gerente do Ambiente de Operações de Câmbio do BNB, Ernesto Leite, a ampliação da linha de crédito está em sintonia com os propósitos do Governo Federal em estimular as exportações brasileiras. “Essa é uma ação que traduz bem os esforços do Banco de incentivo às exportações na Região Nordeste. O Cresce Nordeste Exportação representa uma oportunidade de abertura de novos mercados para os produtos nordestinos”, afirmou o gerente, que acredita que os ajustes proporcionarão condições mais vantajosas para a realização de negócios no setor.

Lançado no início de abril, o Cresce Nordeste Exportação tem disponibilidade inicial de R$ 50 milhões em créditos para empresas instaladas em qualquer município da Região Nordeste ou norte dos estados de Minas Gerais ou Espírito Santo. “Com taxa de juros muito atrativa e operacionalização desburocratizada, essa nova linha de crédito, em consonância com a programação do FNE, prioriza áreas mais carentes como localidades do semi-árido e municípios de baixa renda”, afirmou Ernesto Leite.

MERCADANTE DESTACA VITÓRIA DE ESTUDANTE DO CARIRI E PAPEL DE LUSTOSA

Por: Luciano Augusto

Em artigo escrito, na edição de ontem, do Jornal O Estado de São Paulo, o senador Aloízio Mercadante (PT), destaca o talento do estudante cearense Ricardo Oliveira da Silva, 19 anos, medalhista das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas, concorrendo com 17 milhões de alunos, e nas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astrologia. Nascido em Várzea Alegre, Ricardo tem doença neurológica. Mercadante destaca, também, a importância e a preocupação do deputado federal Paulo Henrique Lustoa (PMDB) como relator do FUST, que prevê recursos para distribuir cabos de fibra ótica e a internet em todas as escolas públicas do país, nas zonas urbanas e rurais . Veja abaixo íntegra do artigo do senador Aloízio Mercadante.

Ricardo e sua banda
Aloizio Mercadante *

Ricardo Oliveira da Silva, de 19 anos, é uma dessas figuras fantásticas e improváveis que o Brasil produz de forma recorrente. Filho de agricultores muito pobres do interior do Ceará, portador de doença neurológica que o impede de se locomover, Ricardo foi alfabetizado pela mãe, dona Francisca, e recebe a assistência de professores da escola mais próxima há apenas três anos. Muitas vezes, o pai, seu Joaquim, teve de levá-lo à escola num carrinho de mão improvisado para que ele pudesse fazer as provas.

Mas, superando o aparentemente insuperável, Ricardo surpreendeu: já ganhou duas medalhas de ouro nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas, concorrendo com 17 milhões de alunos, além de uma medalha de ouro nas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astrologia.

Condecorado pelo presidente Lula no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, onde foi ovacionado pelo público, Ricardo não conseguiu falar. 'Fiquei nervoso', disse. Na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, na qual também foi homenageado, Ricardo, um garoto simples e tímido, foi igualmente econômico nas palavras. Indagado se precisava de alguma coisa, disse que não era pessoa de ficar pedindo.

Contudo Ricardo, muito inteligente, sabe bem o que quer. Embora diga não precisar de nada, afirma que, se querem dar-lhe presentes, que tragam livros. Ele quer conhecimentos e informações. Sabe que é isso que faz a diferença na vida das pessoas e das sociedades.

Pois bem, Ricardo ganhou dois presentes: um desktop e um notebook. Ótimo, o acesso à informática é importante. Mas há um grave problema: Ricardo, que mora num lugar onde nem sequer há sinal de telefonia, não tem internet. Deram-lhe as asas, mas ele não tem o céu de conhecimentos da internet para voar. Por isso ele sonha com o acesso à rede mundial de computadores. 'Acho', diz ele, 'que com a internet vai ser mais fácil estudar e me comunicar com os professores.'

Assim como Ricardo, há milhões de jovens brasileiros que sonham com as informações e as oportunidades que a internet disponibiliza. São cidadãos hoje submetidos à iniqüidade do apartheid digital e que enfrentarão grandes dificuldades para estudar, comunicar-se e adquirir os conhecimentos necessários para se tornarem produtivos e bem-sucedidos no futuro. De fato, enquanto entre os 10% mais pobres da população brasileira apenas 0,6% têm acesso a computador com internet, entre os 10% mais ricos esse índice é de 56,3%. O pior, porém, é que esse apartheid se reproduz nas escolas: no ensino fundamental, apenas 17,2% dos alunos das escolas públicas usam a internet, ao passo que nas escolas particulares esse número sobe para 74,3%.

Entre esses milhões de jovens brasileiros atualmente excluídos dos benefícios da era digital, há, com certeza, muitos 'Ricardos' esperando pelas oportunidades que a rede mundial de computadores fornece para poderem desenvolver todo o seu potencial. O Brasil precisa dar um salto de qualidade em sua educação e colocar esses jovens no século 21, em condições de competirem no mercado de trabalho por um futuro melhor. Se nada for feito, esse imenso potencial humano, estratégico para a competitividade do País, será criminosamente desperdiçado.

Por isso, o governo já começou a implementar o programa que vai colocar internet de banda larga nas escolas públicas urbanas do Brasil. Mediante um acordo com as empresas de telecomunicações que vinha defendendo desde o início do ano passado, qual seja, o de trocar a instalação de arcaicos 'postos de serviço' com orelhões e fax por modernas linhas de internet de banda larga, cerca 55 mil escolas e 83% dos alunos da rede pública estarão conectados à rede mundial, no prazo de três anos. Esse programa, financiado com recursos do Ministério da Educação (MEC), representa passo importante para modernizar a educação e contribuirá para melhorar o sofrível resultado de nossos alunos nos testes internacionais de desempenho.

Mas não basta. Não basta para o Ricardo e não basta para o Brasil. Ricardo, que mora na zona rural do interior do Ceará, não será beneficiado por esse programa. E, assim como ele, milhões de estudantes carentes do interior de todo o Brasil continuarão a ser vítimas do apartheid digital.

Tenho projeto, aprovado por unanimidade no Senado e atualmente tramitando na Câmara dos Deputados, que prevê o descontingenciamento de 75% dos recursos do Fust, fundo criado justamente para universalizar as telecomunicações, com o objetivo de viabilizar a implantação de banda larga em todas as 137 mil escolas públicas, urbanas e rurais, e promover a inclusão digital de 47 milhões de alunos. Ninguém ficaria de fora e ainda haveria dinheiro suficiente também para treinar professores e desenvolver conteúdo adequado ao ensino pela rede digital. Tenho certeza que o deputado Marcelo Ortiz (PV-SP), presidente da comissão especial da Câmara que trata do projeto, e o deputado Paulo Henrique Lustosa (PMDB-CE), relator da mesma comissão, conscientes da importância dessa iniciativa e parlamentares competentes, farão todo o possível para aprová-lo com celeridade.

Assim, creio que o melhor presente que poderíamos dar ao Ricardo e a outros milhões como ele, que sonham com o século 21, seria a aprovação desse projeto. Ricardo, embora não tenha o hábito de pedir, agradeceria. O País, entretanto, agradeceria ainda mais. Afinal, quando a banda larga, a banda que toca a música do conhecimento e da competitividade, tocar para todos, inclusive para o Ricardo, o Brasil ganhará também uma olimpíada: a olimpíada dos países prósperos e justos.

* Aloizio Mercadante, economista e professor licenciado da PUC-SP e da Unicamp, é senador da República pelo PT-SP

Site Ceará Agora

PARTIDOS POLÍTICOS - DIRETÓRIOS OLIGÁRQUICOS?

Por: Mário Correia de Oliveira Júnior
Professor/Advogado Especialista em Direito Privado


A essência da democracia reside em dois princípios fundamentais: o voto e os Partidos Políticos. Quando nascem à liberdade e a democracia, aparecem os partidos políticos, símbolos da participação do povo na soberania do Estado.

Portanto, podemos entender como Partido Político a divisão do povo de uma nação em vários agrupamentos, cada um deles possuindo seu próprio pensamento no que diz respeito à maneira como a Nação poderá ser governada.

Os partidos servem para exprimir e para formar a opinião pública. São focos permanentes de difusão do pensamento político, além de estimular os indivíduos a manter, exprimir e defender suas opiniões.

Os partidos têm um papel muito importante na preparação das eleições e na escolha dos candidatos, porque o partido deve levantar perante o eleitorado todos os problemas que hão de ser respondidos e além de apresentar os problemas, deve apresentar o plano de programa que propõe realizar, caso conquiste o poder.

E o partido apresenta também o candidato, o que significa fazer a primeira triagem para a decisão do eleitorado. Nestes dois pontos, os partidos passam a ter uma importância crucial para a democracia.

Em contrapartida existem riscos sérios que os próprios partidos apresentam para o sistema democrático. Um dos riscos consiste, quando seus diretórios estão representados por oligarquias políticas, recheadas por familiares e apadrinhados políticos.

Estes familiares e apadrinhados, quando dizem amém a tudo que vêm, transformam as convenções partidárias em festivais homologatórios, “de seus donos”. Tal prática é aplicada para que, seus donos, não corram o perigo de verem seus nomes rejeitados, ou tão somente, um voto contrário –” E afirmam de peito cheio: Meu nome foi ungido pela totalidade dos convencionais”. Na realidade, quando isto ocorre, não podemos jamais chamarmos de partidos políticos, mas cabrestos políticos ou curral político, como antigamente. Será que o carro está diante dos bois? Primeiro, lançam-se os pré-candidatos e os partidos...

É necessário, por conseguinte, o eleitorado refletir.

A reforma partidária precisa urgentemente desvincular a precípua necessidade do atrelamento do candidato a um partido político. Estudemos, portanto, os casos nas eleições proporcionais ocorridas na Itália e na Alemanha.

Contudo, hoje os partidos políticos se inserem no corpo das constituições.
Os partidos se tornam instituições oficiais, que recebem subsídios de agências governamentais e se convertem em órgãos do poder estatal, embora se revistam aqui entre nós de personalidade jurídica de direito privado.
E o Eleitorado como fica?

Fonte de Pesquisa: Evolução histórico-sociológica dos Partidos Políticos no Brasil. Carlos Dalmiro da Silva Soares. Procurador do Estado de Santa Catarina.

ENCONTRO DISCUTIU TRABALHO INFANTIL

Foi realizado no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, o 1º Encontro das Regiões Sul e Centro-Sul sobre o Combate ao Trabalho Infantil, reunindo 35 municípios. O Procurador do Trabalho no Estado do Ceará e Vice-Coordenador Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, Antônio Oliveira Lima, um dos palestrantes do evento, disse que o objetivo foi debater políticas públicas e articular ações com vistas à erradicação do trabalho infantil.

Ao avaliar essa questão, ele disse que o Ministério Público do Trabalho tem registrado vários casos, principalmente, segundo ele, em atividades informais, lixões e em outros locais considerados promíscuos. "O trabalho infantil vem ocorrendo não só aqui, mas em todo o Estado do Ceará, também na atividade agrícola, especialmente, em regime de economia familiar", frisou, salientando que vários fatores contribuem para isso, destacando a condição sócio-econômica dessas famílias. "A gente percebe que existe casos de trabalho infantil que envolvem crianças pertencentes à famílias de baixo poder aquisitivo, com renda per capita de até meio salário mínimo, R$ 207,50", disse.

De acordo com Antônio Oliveira, o trabalho infantil tem provocado também a evasão escolar em diversos municípios cearenses, notadamente aqueles tem a agricultura como principal fonte de renda. "Dados do IBGE apontam que há um alto índice de evasão escolar (três vezes maior) entre crianças e adolescentes que estão em situação de trabalho, se comparadas com as que não trabalham", afirmou.

Para reverter esse quadro, Antônio Oliveira diz que há necessidade de articulação de um conjunto de políticas públicas, envolvendo setores de educação, saúde, assistência social, esporte, entre outros. É preciso, em sentender, que se busque mais investimentos para a implementação de tempo integral nas escolas. "Ao invés de crianças trabalharem, devem estar na escola, envolvidas com atividades sócio-educativas, sempre buscando essa educação de tempo integral", declarou.

Perguntado sobre as dificuldades para que essas políticas públicas sejam colocadas em prática, o procurador Antônio Oliveira, afirmou que embora o Estatuto da Criança e do Adolescente aponte uma série de prioridades em termos de assistência, ainda não se observa muitos avanços na efetiva destinação dos recursos públicos neste sentido. "Deve haver uma preocupação maior neste sentido. Ou seja, definindo um percentual para ser aplicado com a criança e o adolescente. Isso ainda não vem sendo observado a contento", disse.

terça-feira, 27 de maio de 2008

UMA ILUSTRAÇÃO QUE VALE MIL PALAVRAS




Fonte da imagem: animot.blogspot.com

PARA REFLEXÃO DE HOJE



Tudo o que é necessário para o triunfo do mal, é que os homens de bem nada façam'.
(Edmund Burke)

Fonte da imagem: www.regiaosantana.org.br
WALTER PEIXOTO NÃO SABE NEM ESCREVER O NOME?

Uma vergonha, um descaramento. Esse é o tipo de político que o Crato gosta e quer de volta à prefeitura? Publicado na edição de hoje, na coluna de Donizete Arruda do Jornal do Cariri uma nota informando mais uma peripécia de Walter Peixoto. O ex-prefeito do Crato que tinha horror ao futebol e cultura, e que tratou esses dois setores com desdém e desprezo, volta e meia apronta uma. Agora, Walter Peixoto, para ludibriar a imprensa e a Justiça entrou com um pedido na Justiça para não ser incluído pelo TCM na lista de ex-administradores públicos que tiveram contas desaprovadas.

O estranho é que ele mudou o nome de Francisco Walter Peixoto para Antonio Valter Peixoto.

Aliás, é bom lembrar que WP teve todas as contas da sua última e desastrada administração desaprovadas.
Uma pergunta: ainda tem “companheiro” defendendo aliança com WP?

Veja texto no Jornal do Cariri

Crato
Juiz nega exclusão de Walter da lista suja do TCM

O juiz da 4a Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, Luiz Alves Leite, negou pedido do ex-prefeito do Crato, Walter Peixoto, para não ser incluído pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) na lista de ex-administradores públicos que tiveram contas desaprovadas. Walter assinou a ação como Antonio Valter Peixoto, embora tenha usado o seu próprio CPF, daí o juiz ter descoberto a verdadeira identidade do ex-prefeito, cujo nome é Francisco Walter Peixoto. Walter tenta se viabilizar candidato a prefeito e, na semana passada, disse ao pré-candidato do PSB, Sineval Roque, que não vai apoiá-lo. Coluna de Donizete Arruda e página 3.

Texto na coluna de Donizete Arruda, edição de hoje do JC:

Waltim perde na Justiça
O ex-prefeito do Crato, Walter Peixoto, o Waltim, deve ficar mesmo fora das eleições deste ano. Com contas desaprovadas, seu nome se tornou inelegível. Sabedor disso, Waltim recorreu à Justiça. Usando outro nome – Antonio Valter Peixoto - seu verdadeiro é Francisco Walter Peixoto, e Walter com W - Waltim deu entrada num recurso para viabilizar sua candidatura. A tática de ser chamado de Antonio e Vater com V, visava evitar pressões políticas, principalmente do deputado estadual Sineval Roque que quer ser o único candidato das oposições, já que conta com o respaldo do governador Cid Gomes. A estratégia esperta não deu certo. O juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública, Dr Luiz Alves Leite, decidiu negar o recurso de Waltim, de conceder ação ordinária anulatória com pedido de concessão de tutela antecipatória. Derrotado, Waltim vê o sonho de ser candidato a prefeito do Crato ir embora. E o juiz ainda deu um prazo de 10 dias para Waltim corrigir seu nome no processo.


Algumas perguntas:

WP é confiável, se muda o próprio nome, é capaz de mais o quê?

A sociedade do Crato vai mesmo permitir que WP saia dessa na impunidade?

Não era bom contratarmos um advogado e processá-lo (WP) por danos morais?

LUTA INTERNA NO PT

A luta interna no PT do Crato está passando todos os limites. É já uma disputa pública, que a imprensa está apenas passando para a sociedade. As divergências, quando afloram da maneira que afloraram no PT do Crato é sinal de que essas divergências são antigas e estavam muito bem guardadas.

Agora, cabe aos petistas sentar na mesma mesa e tentar aparar arestas. Se não for possível então, as divergências vão aflorar mais ainda e ficará impossível o palanque do partido nas eleições deste ano.

Agora, uma constatação é simples: a retirada da pré-candidatura do PT enfraqueceu o partido para qualquer tipo de negociação. O PT do Crato hoje não passa de um apêndice da candidatura de André Barreto (se é que essa candidatura vai mesmo acontecer).

SERÁ NESTA QUARTA-FEIRA A TRIAGEM PARA CIRURGIAS DE LÁBIO LEPORINO

A Operação Sorriso continua acolhendo crianças acometidas de lábio leporino para a realização de cirurgias gratuitas de correção. Em juazeiro, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Saúde e o titular da pasta, Micaelce Santana, convoca as crianças com fissuras labiais para se habilitarem ao procedimento cirúrgico. O título da campanha para este ano é: “Defeitos: tem os que apontam e os que corrigem” e a Operação Sorriso Brasil vem há 10 anos recuperando e dando de volta o sorriso de quem precisa. Ele informa que nesta quarta-feira, dia 28 de maio, será feita uma triagem no Hospital São Vicente de Paulo, em Barbalha. No mesmo hospital, as cirurgias serão feitas no período de 30 de maio a 1º de junho e maiores informações poderão ser obtidas através do telefone 3532-7100 com Eliete. A campanha vai garantir a operação de crianças com lábio leporino ou goela-de-lobo totalmente de graça..

AÇÃO SOCIAL DO CRATO REALIZA O I ENCONTRÃO DO ARTESÃO, DIA 30

Próximo dia 30, sexta-feira, às 16 horas, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, a Secretaria de Ação Social do Crato realizará o I Encontrão do Artesão do município cratense. No evento haverá a entrega do Projeto para o Prefeito Samuel Araripe e demais parceiros, objetivando a realização de Feiras Locais, Estaduais e Interestaduais para o comércio do Artesanato Cratense, bem como a entrega das carteiras de identificação do Artesão através da Central de Artesanato do Ceará - CEART- e cadastramento do Artesão no Sindicato dos Artesãos Autônomos do Estado do Ceará.

POPULAÇÃO DE AURORA RECLAMA DA ÁGUA FORNECIDA PELA CAGECE

A população da cidade de Aurora no Cariri encontra-se profundamente inconformada com o descaso relacionado ao fornecimento de água de péssima qualidade pela Cagece local. Há cerca de dois meses foi feito um abaixo-assinado com mais de 2.500 assinaturas denunciando o comprometimento da qualidade da água e o repentino aumento da cobrança casada da taxa de esgoto majorada em 100%. O protesto motivou inclusive a realização de uma audiência pública na Câmara de vereadores. De lá até agora, o problema só vem tendo solução de continuidade.

Por outro lado, o valor cobrado da água, conforme os consumidores é também exorbitante levando-se em conta o baixo poder aquisitivo da maioria da comunidade. Mesmo com o fim do período chuvoso a água fornecida pela Cagece tem piorado a cada dia pondo em risco até mesmo a saúde da população. Amarelada e com presença de argila e outros materiais orgânicos a água está praticamente imprópria para o consumo.
Até para cozinhar e lavar roupa a água não está adequada. Os que dispõem de condições financeiras são obrigados a consumir água mineral em galões de 20 litros ao preço de 3 reais o que só dá para no máximo dois dias. De modo que a venda de água mineral se transformou num bom negócio para os comerciantes aurorenses.

Sensibilizado com o problema e em atendimento a reivindicação da comunidade por meio de um abaixo-assinado a defensoria pública do município através do defensor Dr. Célio José Saraiva protocolou no último dia 28 de abril na secretaria de Vara única da Comarca de Aurora Ação Civil Pública sob o nº 501 no sentido de que providências venham a ser tomadas de maneira efetivas pelos órgãos estaduais diretamente envolvidos com o problema. Contudo, até o momento nenhuma providência foi concretizada enquanto a população, sobretudo os mais carentes está sendo obrigada a consumir uma água visivelmente inadequada para o consumo humano.

José Cícero
Aurora - Ceará

VASQUES QUER AGROVILAS NO CEARÁ

Através de um Projeto de Indicação, o deputado estadual Vasques Landim está defendendo junto ao Governo do Estado a implantação de agrovilas no Ceará. Segundo explica, é um dos passos no rumo da reforma agrária solidária, pois as mesmas se constituem em módulos de unidades produtivas, implantados em áreas de terras, cedidas ou adquiridas pelo Poder Público. A área a receber a agrovila deve contar com água e o núcleo urbano se constituirá de um conjunto habitacional de pequenas casas. Em sua matéria, Vasques prevê que o público beneficiário se constituirá de famílias de baixa, com vocação agrícola e que não sejam proprietários de imóveis. Ele justifica que a implantação de agrovilas, mediante a celebração de convênios entre Estado e municípios, visa o fomento e criação de "cin turões verdes", o assentamento de agricultores e a geração de alternativas de emprego em municípios subdesenvolvidos.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

VIOLÊNCIA GRATUITA

A violência vem tomando conta do Cariri. Não vou aqui culpar o governo atual ou o anterior, tampouco a polícia. Gostaria de fazer uma reflexão acerca da natureza dessa violência. Dos casos que estão ocupando os noticiários e os jornais, a maioria brigas banais que se tornam conflitos irremediáveis e criminosos.

A violência da natureza humana se desenvolve ao nosso lado. Um homem de arrasta outro amarrado pelo pé direito. Outro que desfere seis tiros num desafeto, outro que atira por que recebeu dinheiro para tal.

O que podemos fazer? Chamar a polícia, a guarda municipal, o governador ou o presidente? Alguém vai conseguir resolver? Nós conseguiremos sair vivos dessa violência gratuita?

EDUCAÇÃO: NOSSO MAIOR PROBLEMA

Os problemas na segurança pública no Cariri existem. Estão aí para todos observarem. A polícia vem trabalhando no sufoco, com a maior dificuldade, sem estrutura. Entretanto, pior ainda do que a segurança pública é a educação no Ceará.

Professores, pedagogos, educadores de forma geral, são tratados por Estado e municípios com desdém, como se nada valessem. O resultado não poderia ser outro: uma sociedade sem educação no trânsito, na escola, sem ética ou cidadania preservadas.

Não podemos mais reclamar da educação, pois os políticos que se revezam no poder são os mesmos que lá estão pelo voto da maioria da sociedade brasileira, e caririense também. Uma situação caótica, que alguns pensam até não ter saída.

UM PECADO PARA SER VISTO

Tenho que dar esse testemunho. Ontem à noite fui ao teatro da SCAC e fiquei maravilhado. A peça O Pecado de Clara Menina, do ator, autor, dramaturgo e professor Cacá Araújo é simplesmente maravilhosa. Engraçada, com um texto consistente, Cacá arranca gargalhadas de todos que estão no teatro. Gostei da iluminação e do som, além dos cenários bem pensados.

Não sou expert no assunto, aliás, confesso que depois dessa peça voltarei a ver todas as peças encenadas no Crato. Cacá está na escola armorial, lembra muito o Ariano Suassuna, pelos exageros das figuras e das canções populares. Não vou contar os detalhes, que dá vontade, para não estragar a surpresa. É imprescindível todos assistirem a peça.

AS DIFICULDADES DAS OPOSIÇÕES EM JUAZEIRO

Está tudo indefinido. Por mais que nós, imprensa, falemos das articulações no Crajubar, e de outros municípios do Cariri, a verdade é que nada está certo. Em Juazeiro, por exemplo, mesmo com as inúmeras reuniões a oposição não consegue se acertar.

O fato é que as linhas políticas que querem se unir são muito distintas. PP, PMDB, PSB, PT, PV, PC do B, é uma verdadeira miscelânea, idéias e trajetórias bem diferentes, mas que se continuarem separadas tendem ao fracasso. O desafio está em unir todos baseados em um só programa de governo e candidatos. Um a prefeito e o vice. É difícil unir tanta gente sobre a mesma sombra.

AS ALIANÇAS AMPLAS

O que pesa sobre o ombro das esquerdas quando elas tentam formar alianças mais amplas? Em primeiro lugar as dificuldades internas. Muitos militantes e até dirigentes dos partidos de esquerda não concordam com alianças em que possa se colocar em jogo a independência política do partido no caso de um governo em que o mandatário (governador, prefeito ou presidente) não seja do partido. Em segundo lugar a opinião pública, que acaba caindo na mesmice de cobrar do partido a coerência de não se coligar com quem já foi ferrenho adversário.

Outra dificuldade encontrada é que os formadores de opinião estão sempre de olho nos equívocos dos políticos e comentam mesmo, criticando, principalmente quando se pega alguém que sempre se defendeu ou se mostrou certinho. É o caso dos partidos de esquerda. Poucos ainda engolem certas alianças do PT com o PSDB, como acontece hoje em Minas Gerais. Aqui no Ceará o PT já foi aliado do PSDB em Sobral, e se não me falha a memória em Quixadá, no primeiro governo do Hilário Marques.

Em Minas Gerais o PT erra ao se aliar aos tucanos? Não sei bem ao certo a realidade lá, mas que Aécio Neves representa um PSDB menos elitizado e mais competente, isso representa. Talvez isso, tenha sido um ponto que serviu de base para a aliança entre as duas siglas.

CLUB DO AUTOMÓVEL LANÇA INFORMATIVO

Recebi das mãos do meu amigo Mário Correia de Oliveira Brito, advogado e economiário, o jornal “A Ferrugem”, órgão informativo do Club do Automóvel do Cariri- Siqueira Campos. O informativo é simpático, bem escrito e bonita diagramação.

O informativo do Club do Automóvel vem com informações sobre carros antigos, dicas das origens dos veículos, e curiosidades. A entidade completou 1 ano no último dia 19 de maio.

Uma coisinha que eu não sabia: a placa preta é na realidade, “licenciamento para veículos de coleção” e foi instituída na Resolução 56 do Código de Trânsito Brasileiro de 21 de maio de 1998.

domingo, 25 de maio de 2008

MENTIROSO RENITENTE

Quem é Amadeu de Freitas para falar em "acusações levianas"? Logo ele que nos últimos anos só tem sido leviano comigo! Um mentiroso renitente!Aqui uma pequena amostra das suas mentiras:

01 - mentiu quando ficou alardeando que eu e o companheiro Régis tínhamos "pelegado" quando largamos a DS.

02 - Mentiu quando, para ganhar o PED, afirmou que nosso grupo fechara acordo para apoiar a candidatura a prefeito em 2008 do Dep. Sineval Roque.

03 - Repetiu essa mesma mentira para aprovar a tese da não candidatura próprio do PT.

04 - Mente quando diz que o Dep. José Guimarães não apoiaria a candidatura do PV.

05 - Mente quando afirma que o PV tem densidade eleitoral.

06 - Mente quando afirma que apenas o candidato do PV é capaz de implantar um governo popular em nosso município.

07 - Mente quando diz que a decisão de irem conversar com o Waltin foi tirada num encontro do PT.

08 - Mente quando diz que nunca trabalhou em causa própria.

09 - Mentiu quando disse que eu deixei a DS e fui apoiar a DR porque esperava receber apoio financeiro para a campanha deste ano, e agora está negando o que disse porque está com medo de ir para o Conselho de Ética do Partido e também para os Tribunais de Justiça, coisa que ele não escapará.

10 - Mente quando diz que NUNCA ALICIOU ELEITORES.

11 - Mente quando diz que cumpre as deliberações do PT.

12 - Mente quando nega que "passa o trator" por cima da minoria.

13 - Mente quando nega que coloca os interesses da sua corrente acima dos interesses do PT.

14 - Mente quando nega se sentir o "dono"! do PT do Crato.

15 - Mente quando diz que o nosso grupo político tenta dividir o PT.

16 - Mente quando diz que os "seminários" para fazer propaganda do seu candidato foi uma estratégia tirada em reuniões ou encontros do PT.

17 - Mente quando diz que tudo é discutido na Executiva do Partido.

18 - Fica omisso quando não vem a público dizer que parte da Comissão Executiva do PT realizou reunião "clandestina" para oficializar o apoio ao PV e que foi nesta clandestinidade que tiraram a infeliz proposta de irem conversar com o Waltin.

19 - É convenientemente omisso quando não diz que a nossa corrente não participou dessa estratégia.

20 - Mente quando nega que foi, no mínimo, descortês na forma como tratou, na residência do mesmo, o ex-prefeito Walter Peixoto...

Concordo que este assunto já está cansativo para os que navegam no blog. A saída seria um debate aberto entre as partes envolvidas. Eu até acharia interessante e toparia, desde que ele fosse proibido de mentir. Ele ficaria mudo.

Valdetário Brito.
Médico e membro do PT
e-mail valdetariobs@ig.com.br

PV E PT PREPARAM CHAPA PROPORCIONAL

O Partido Verde do Crato se prepara para as eleições. Confirmada a candidatura de André Barreto, que retorna em breve para suas atividades legislativas na Câmara Municipal, o partido está agora elaborando seu plano de governo.

Infelizmente, a imprensa ainda não teve acesso a algum esboço desse documento que o PV pretende elaborar e apresentar aos eleitores cratenses nas eleições municipais, entretanto, é possível prever que o partido deva apresentar propostas de desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda, e uma forte política de defesa do meio ambiente.

O PV deve se aliar na proporcional com o PT, lançando uma chapa fechada para as eleições proporcionais. Com esse acordo fechado, tanto PV como PT devem eleger vereadores.

AMADEU DE FREITAS NÃO SERÁ CANDIDATO

Muitos se perguntam qual será o papel do ex-vereador e atual superintendente do Incra no Ceará, Amadeu de Freitas, nas eleições municipais deste ano. Nos últimos anos Amadeu sempre foi figurinha carimbada na disputa, já sendo eleito vereador em duas oportunidades.

Concordando ou não com ele, Freitas fez um trablhao exaustivo como vereador e diversas denúncias contra administrações as quais fazia oposição. Daí porque criou tanta confusão a informação(verídica) postada neste blog de que ele participou de uma reunião na residência do ex-prefeito Walter Peixoto.

Amadeu, portanto, não será candidato nem a vice, nem a vereador mas participará como um dos coordenadores da campanha de André Barreto(PV).

O pragmatismo petista está em evidência atualmente. Se dermos uma olhada nos diversos municípios cearenses o Pt sairá com diversos partidos, que tempos atrás nem sonhava, como PP, PMDB e PTB.

Esse pragmatismo é o argumento para a defesa e manutenção da base aliada com partidos que dão sustentação aos governos Lula e Cid Gomes.

OS RUMOS DE BARBALHA

As definições em Barbalha têm tantas dificuldades quanto qualquer outro município nestas eleições. Com um agravante: o nome mais forte da oposição, o professor e atual secretário de desenvolvimento agrário do Estado, Camilo Santana tem a preferência do governador para ficar na secretaria.

Para a disputa contra Rommel Feijó (PTB) surgiram os nomes do radialista João Hilário (PMDB) e de sua filha Heloísa. Dizem nos bastidores que nenhum dos dois aceita a tarefa.

Enquanto isso, Rommel Feijó fica praticamente sozinho nas andanças pela cidade, conversando, fazendo alianças, buscando novos apoios. A oposição perde tempo e terreno.

RELATÓRIO DA PF APONTA CULPA DE PAULINHO

Relatório da Polícia Federal desta vez foi enfático com relação à participação do deputado Paulinho da Silva em um esquema de corrupção. Veja na íntegra matéria publicada hoje no jornal O Povo.


"Com relação às autoridades, deputado Paulo Pereira da Silva e prefeito Alberto P. Mourão, ficou clara a participação destes na organização criminosa", afirma o relatório 11 da Polícia Federal sobre suposto desvio de verbas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). É a primeira vez que a PF aponta com tanta convicção e ênfase o envolvimento de Paulinho.

O relatório 11 são 124 páginas de análise do caso BNDES, robustecido de um dossiê com 55 documentos bancários e contábeis, mais cópias de cheques, notas fiscais e planilhas eletrônicas que a Operação Santa Tereza recolheu. Em toda a sua extensão, o documento faz referências taxativas a Paulinho. Na página 17 ele é acusado de ter sido beneficiado com R$ 82.162,93 que teriam sido oriundos da partilha de dinheiro que o banco emprestou à Prefeitura de Praia Grande, gestão Alberto Mourão (PSDB).

O relatório 11 dedica um capítulo inteiro ao pedetista, sob o título "Das diligências-Brasília", tarefa executada pelos agentes entre os dias 25 e 26 de fevereiro - nessa etapa, o pedetista foi seguido e filmado dentro do plenário da Câmara, território sagrado dos deputados.

A PF mantinha sob vigilância o lobista João Pedro de Moura, amigo e aliado de Paulinho, e a quem é atribuído papel de mentor do golpe - o que ele nega. Os agentes espionaram Moura pelos corredores da Câmara, até o salão verde. Página 63 do relatório: "No interior do plenário, na área destinada ao café (restrita a parlamentar), João Pedro foi visto às 19h20 em uma mesa, acompanhado por três pessoas, onde, às 19h30, abriu seu notebook, modelo Sony Vaio, cor preta. Saiu do plenário às 20h03, acompanhado do deputado Paulo Pereira da Silva."

A planilha identifica Paulinho pelas letras PA. No início da investigação, os federais sustentavam que PA era "possivelmente" o deputado. Agora, são categóricos quando afirmam em caráter oficial que PA é o parlamentar, a quem chamam de "vulgo Paulinho da Força".

O advogado de Paulinho, Antonio Rosella, rechaça as acusações da PF e as classifica de "absurdas". Mariz de Oliveira, advogado do prefeito de Praia Grande, afirma que ele não tem ligação com desvio de verbas.

PRODUTIVIDADE QUESTIONÁVEL

Frentes parlamentares e comissões especiais. Eis as duas instâncias que têm batido o recorde de pedidos dos deputados estaduais cearenses na atual legislatura. Em andamento na Casa são 14 frentes e 13 comissões especiais que, somadas, chegam quase ao dobro do número das 15 comissões técnicas permanentes na Assembléia Legislativa. Apesar de serem pedidas para abrir as discussões sobre determinado assunto e não contarem com uma estrutura própria, os trabalhos dessas instâncias não têm tido regularidade. Apenas algumas conseguem levar o trabalho até o fim, enquanto a maioria nem chega a realizar reuniões.

O diretor do Departamento Legislativo da Assembléia, Carlos Alberto Aragão, informou que as frentes parlamentares não têm tempo determinado para durarem podendo se estenderem por uma legislatura inteira. Já as comissões especiais são pedidas para determinado fim, tendo a obrigatoriedade de apresentação de um relatório final sobre a atividade alvo de análise.

Leia mais detalhes na edição de hoje do Jornal Diário do Nordeste.

TSE VAI GASTAR CERCA DE R$ 500 MILHÕES COM ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Por: Luciano Augusto

O Tribunal Superior Eleitoral deve gastar cerca de R$ 500 milhões na preparação da estrutura para as eleições municipais de outubro. De acordo com dados divulgados hoje (23) pelo TSE, serão dois milhões de mesários, mais de 15 mil técnicos da área de tecnologia da informação e 380 mil seções eleitorais.

Além dos gastos com alimentação dos mesários e dos técnicos no dia do pleito, existe também a despesa com trabalho de engenharia logística, desde a fabricação das urnas eletrônicas até a entrega do aparelho às seções eleitorais.

De acordo com nota divulgada pelo TSE, ao sair da fábrica a urna é entregue aos tribunais, sempre acompanhada por um servidor da Justiça Eleitoral, responsável pela integridade do patrimônio.

Agência Brasil
site Ceará Agora

JUAZEIRO DO NORTE: PM À CAÇA DE ACUSADO DE ESQUARTEJAMENTO

Por: Paulo Sérgio Cordeiro

A Polícia Civil de Juazeiro do Norte continua em diligência para prender Evilásio Rufino dos Santos, de 18 anos, o Biloca, que matou por atropelamento e esquartejamento, nessa quarta-feira, José Pereira da Silva Filho, de 30 anos, o Dedinha.

O crime aconteceu na Vila Nova, Bairro Aeroporto, em Juazeiro do Norte, e deixou os moradores horrorizados com a cena. Dedinha, que estava em uma moto, disparou 5 tiros contra Biloca, que dirigia um veículo, mas errou todos.

Em seguida Biloca o derrubou e o amarrou ao veículo que dirigia e o arrastou por três quilômetros. Depois do caso o titular Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, delegado Marcos Antônio dos Santos, apurou que os dois, - tanto Biloca quanto Dedinha, já têm várias passagens pela Polícia.

Biloca ainda não foi localizado, mas segundo o delegado Marcos Antônio dos Santos, diligências estão sendo feitas neste sentido.

site Ceará Agora

PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR TEM PRAZO DE RENOVAÇÃO DIVULGADO

Por: Marcelino Júnior

As empresas beneficiárias do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) têm até o dia 31 de julho para renovar a inscrição do programa. As empresas que cumprirem esse prazo terão acesso a um incentivo fiscal de até 4% do Imposto de Renda devido, além de terem os valores gastos com a alimentação isentos de encargos trabalhistas e previdenciários, por não se caracterizarem como salário.

O PAT estimula as empresas a adotar um processo educativo de alimentação saudável no ambiente de trabalho e se destina a empregados, empresas de todos os setores e atividades, empresas fornecedoras de serviços de alimentação coletiva, restaurantes e profissionais nutricionistas.

O Programa foi criado pela Lei nº 6.321, de 14 de abril de 1976, como uma das soluções para reduzir os problemas nutricionais dos trabalhadores. A idéia foi solidificada pelos ministérios do Trabalho e Emprego, da Saúde e da Fazenda, com o objetivo de melhorar o valor energético da alimentação dos trabalhadores que ganham até cinco salários mínimos mensais.

Desde a sua implementação até dezembro de 2007, o PAT beneficiou mais de dez milhões de trabalhadores brasileiros. O número de empresas inscritas chegou a 117.415. Por faixa salarial, foram beneficiados, na ocasião, 7.740.977 trabalhadores que ganhavam até cinco salários mínimos. Já o número de atendimentos acima desta faixa chegou a 2.325.812.

site Ceará Agora

Coluna Cariri de hoje

Olá amigos do blog, leiam a coluna Cariri publicada na edição de hoje do jornal O Povo.

SANTANA DO CARIRI
Raimundo Sandro Cidrão é um nordestino irrequieto! Nascido em Santana do Cariri, ele é artista plástico, escritor, poeta, historiador, compositor, teatrólogo, fotógrafo e arte-educador. E tem uma obsessão: preservar a memória da sua cidade natal. Sandro criou o Grupo Teatral Santanense (em 1986) e Centro Educacional e de Cultura Artística Senhora Santana (em 1999). Batalhador, ele merece ter seu trabalho divulgado...

ANOTE: ÁGUAS DO CARIRI
Na próxima quarta-feira, 28, em Crato (no Cine Teatro), o Ministério Público e a Área de Preservação Ambiental (APA) do Araripe promovem audiência pública para debater a degradação ambiental - e má utilização - das fontes d'água da Chapada do Araripe. Para se ter uma idéia dos problemas: a maior fonte delas (a nascente do rio Batateira localizada em Crato, com vazão de 350 mil litros/ hora) foi privatizada e totalmente canalizada. Será proposta a retirada imediata dos canos e o escoamento natural das águas. Para as demais fontes da Chapada, a proposta é a desapropriação de uma área de três hectares no entorno de cada uma delas...

ROMARIAS 1
Pouca gente percebeu. As romarias ao Padre Cícero vêm passando por uma silenciosa, mas visível mudança. Romeiros jovens - vestindo bermudas e camisetas regata - participam menos das solenidades religiosas, mas freqüentam bares e preferem fazer comprar em lojas sofisticadas. Durante as romarias vêm aumentando as equipes de evangélicos que se revezam na distribuição de livretos e impressos, além do proselitismo para atrair os fiéis católicos. A parte profana da romaria - os shows das bandas eletrônicas de forró - é feita nas imediações da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, o que traz transtornos vários.

ROMARIAS 2
Considere-se que a população de Juazeiro do Norte também passa por mutações no campo religioso. A Igreja Católica perde fiéis. Bairros habitados por pessoas de alta renda - como a Lagoa Seca - vêm ganhando novos centros espíritas e igrejas evangélicas. O crescimento vertiginoso de Juazeiro do Norte atraiu pessoas de várias regiões do Brasil, que transportaram para o Cariri suas crenças religiosas. O Vale do Amanhecer e as práticas do candomblé formam uma realidade nova que a Terra do Padre Cícero não pode mais esconder...

LIVRO É CULTURA
O padre José Venturelli - administrador das obras salesianas na colina do Horto, em Juazeiro do Norte - vem recebendo o apoio de alunos do curso de Biblioteconomia (do Campus Avançado da UFC-Cariri) na montagem da biblioteca no velho casarão que pertenceu ao Padre Cícero. Esse imóvel, transformado em museu vivo, o único do interior do Nordeste, disponibilizará sua biblioteca aos pesquisadores sobre a vida e obra do Patriarca de Juazeiro.

PESSIMISTA
O pároco de São Vicente Ferrer, de Crato, padre Raimundo Ribeiro vê muitos obstáculos para transformar aquele templo num santuário de adoração perpétua. Acha que são necessários investimentos na ordem de 150 mil reais. A serem utilizados em novas portas, nova iluminação, pinturas interna e externa, reforma do telhado, novo piso, dentre outros. E pergunta: onde anda a generosidade do cratense?

CEO-CRATO
O Centro de Especialidade Odontológica (CEO), de Crato, construção iniciada no governo Lúcio Alcântara (mas interrompida desde 2006) teve suas obras reiniciadas. O CEO-Crato deverá ser inaugurado pelo governador Cid Gomes no próximo mês de julho.

MILHO
A Semana do Milho Híbrido será realizada pela Ematerce. Esta será a quinta edição do evento, que já tem vaga garantida nos eventos realizados no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, em Crato.

CARIRIANAS

- A Urca perdeu mais um doutor. Agora, uma doutora. Adriana Rolim pediu demissão da universidade. Sua tese de doutorado é interessante: "A participação das mulheres nas romarias de Juazeiro do Norte" (...)


- O prefeito de Murici (Alagoas), Renan Calheiros Filho, inaugurou no último dia 16, naquela cidade, a Praça Monsenhor Murilo de Sá Barreto (...)


- Renato Casimiro e Daniel Walker pretendem doar ao Campus Avançado da UFC-Cariri (futura Universidade Federal do Cariri) um precioso acervo com dezenas de fotografias do Juazeiro do Norte antigo. Por que será que o Ipesc-Urca foi preterido nessa doação?

quarta-feira, 21 de maio de 2008

CANDIDATURA CONFIRMADA

Esta semana é de definição nas oposições em Crato. O vereador André Barreto comentou em uma reunião com aliados que será candidato a prefeito do Crato independente da posição do Governo no processo eleitoral. Para André, o Crato precisa de uma profunda renovação , de uma nova forma de se administrar e ele pode muito bem, juntamente com o Partido dos Trabalhadores significar essa mudança.

André Barreto, que deve reassumir seu cargo de vereador no início de junho, está já elaborando um plano de governo, através de encontros e seminários na cidade. Ele pretende apresentar as propostas durante as eleições, inclusive nos programas de rádio e nos debates com os candidatos.

O PV espera que o PT não arrede o pé, e mantenha o apoio a André Barreto.

APOIO ESPERADO

Acredito que não falarei nenhum segredo. Nas eleições para a escolha do Reitor da Urca, os partidos de esquerda se uniram em torno do nome do professor Plácido Cidade Nuvens. Junto com os partidos veio também o apoio de Sineval Roque (PSB) e Camilo Santana(PT). Agora, passadas as eleições na Urca chega a hora das eleições municipais.

Nada mais normal do que o grupo que hoje dirige a Urca apoiar a candidatura de Sineval Roque (PSB) ungido pelo governador Cid Gomes dias atrás. Roque trabalha para unir todos em torno de seu nome. Parte do PT até já concorda com a idéia.

Mas, por que o silêncio do PC do B? O partido tem nomes no Gabinete e em pró-reitorias, além de diversos cargos na atual gestão na Urca. Era para ser um dos partidos a defender o nome de Roque. Um silêncio que vem incomodando alguns aliados próximos de Roque, que esperava um apenas mais direto do partido.

MISSA PELO PROFESSOR TÁRCIO VASCONCELOS CELEBRADA NA URCA

A Universidade Regional do Cariri (URCA) irá realizar nesta quarta-feira, a partir das 16 horas, no Salão de Atos, Missa de Sétimo dia pelo professor Tárcio Costa Vasconcelos, morto de forma súbita. A missa contará com a participação de familiares do docente, professores, alunos, amigos e funcionários da instituição. Três dias de luto foram decretados pela Universidade, com hasteamento das bandeiras a meio mastro. Uma forma de URCA prestar as homenagens ao docente e solidariedade à família e amigos. O professor era lotado no Departamento de Educação Física da instituição.

PROJETO PROCURA FORTALECER A APICULTURA NO CEARÁ

A instituição de um Programa de Incentivo à Apicultura no Ceará, que denominou de PROMEL, está sendo sugerida ao Governo do Estado pelo deputado Vasques Landim. Na forma de Projeto de Indicação, a matéria já tramita na Assembléia e prevê a preservação da flora melífera. O projeto faz menções ainda a criação de um cadastro de apicultores, pesquisas de cadeia produtiva dos produtos apícolas no Ceará. Fiscalização às unidades de beneficiamento de mel e incentivo à apicultura. Vasques sugere, também, a promoção de cursos e seminários, intercâmbios tecnológicos, incentivo à exportação e a divulgação do uso do mel como importante alimento. Para ele, a atividade apícola é a única inteiramente compatível com a preservação e conservação da flora, da fauna, dos rios e das nascentes, principalmente porque esses elementos são essenciais para a produtividade e a qualidade de seus produtos.

COMEÇA HOJE A DÉCIMA SEGUNDA EDIÇÃO DOS JEJUNOS

A bola começa a rolar a partir desta quinta-feira, mas a abertura oficial dos Jejunos será às 16 horas de hoje, no Ginásio Poliesportivo. As delegações das 50 escolas participantes vão se apresentar para o público devidamente uniformizadas e já num clima de festa proporcionado pela comunidade estudantil de cada estabelecimento. O hasteamento das bandeiras, acendimento da pira olímpica, juramento dos atletas e as
apresentações artísticas complementarão a solenidade com a presença do prefeito Raimundo Macedo. Reunindo cerca de seis mil alunos em 12 modalidades
esportivas os jogos se estenderão até o dia 30 de maio quando será encerrado às 18 horas com a entrega de medalhas e troféus aos vencedores. O Secretário de Esporte e Juventude, Marco Valério, comandou na tarde desta terça-feira a reunião que definiu os detalhes restantes relacionados com os Jogos Estudantis de Juazeiro do Norte.

HEMOCE CAPACITA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Jauzeiro e o Hemoce, pode resultar num volume maior de sangue disponível para os casos de necessidade nos hospitais. O prefeito Raimundo Macedo autorizou o Hemonúcleo de Juazeiro a capacitar os Agentes Comunitários de Saúde como agentes multiplicadores sobre a importância da doação de sangue. Iniciado na última segunda-feira, o treinamento termina hoje no auditório da Secretaria de Saúde do Juazeiro. A orientação principal é no sentido de estimular as
pessoas a doarem sangue, após transmitir as informações sobre critérios e a necessidade de um banco de sangue com estoque suficiente para os pacientes que precisarem. Por outro lado, a Secretaria de Saúde aproveitou para lembrar que a campanha de vacinação dos idosos contra a gripe termina na próxima segunda-feira, dia 26 de maio. Pessoas com idade superior a 60 anos podem procurar qualquer um dos postos de saúde da rede municipal. Além destes, a vacina é encontrada no SAME (Serviço de Atendimento Médico Especializado), antigo Samdu, Centro de Dermatologia, Posto Mauro Malzoni. São ministradas ainda doses de vacina contra o tétano e a difteria.

SAMUEL ARARIPE LANÇA OBRA DE MAIS DE R$ 7 MILHÕES PARA ASFALTAMENTO DE 110 RUAS DO CRATO

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, lançará, na próxima quinta-feira, em Crato, a Partir das 8 horas, obras de asfaltamento da cidade, no valor de R$ 7,3 milhões. Serão 110 ruas, incluindo todos os bairros e Centro, que receberão asfalto. O trabalho será iniciado pela rua Almirante Alexandrino, no Centro, seguindo pela ladeira de Joquinha até a praça da ASA. O prefeito Samuel Araripe destaca a importância da obra ano sentido de fornecer significativas melhoras na qualidade do tráfego urbano. Após 30 anos o Crato, segundo o Secretário de Obras, Jefferson Felício Júnior, recebe uma camada asfáltica nas proporções que irá ter nesse momento. Também vem sendo dado continuidade ao trabalho de recuperação das estradas vicinais do município, recuperando mais de 700 quilômetros de vias de tráfego, conforme o Secretário.

ESCOLA EDILMA FERNANDES APRESENTA PROJETOS PARA O MEIO AMBIENTE

A Escola de Ensino Infantil e Fundamental Professora Edilma Fernandes Galvão Rodrigues, realizou a apresentação de projetos voltados para o meio-ambiente, com culminância de dois deles, considerados de suma importância para o meio Ambiente. Um deles é sobre "Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos nas Escolas Públicas Municipais do Crato" e o outro "Cadê a Terra e a Vegetação do Semi-Árido?". A apresentação desses dois projetos ocorreu no início da noite de ontem, no Teatro Salviano Arraes Saraiva.

CENTRO DE ZOONOSES PROMOVE PALESTRA NA UFC DE BARBALHA

O Centro de Zoonoses do Cariri, preocupando-se com a ocorrência de acidentes provocados por cobra e outros animais peçonhentos promoveu uma palestra, no último dia 16, na Faculdade de Medicina de Barbalha, da Universidade Federal do Ceará (UFC), com o Dr. Bérgson Pinheiro Moura. Na ocasião, foi repassado para os médicos e os acadêmicos todo o protocolo de atendimento em relação a essas ocorrências.

ARTE E MARXISMO É FOCO DO COLETIVO CAMARADAS

Um grupo de pessoas ligadas ao fazer e pensar artístico da região do Cariri criaram o Coletivo Camaradas com o intuito de discutir, pesquisar e realizar ações que visem democratizar o acesso à produção artística para o grande público, numa perspectiva de compreensão da arte pelo viés marxista. O grupo reúne artistas de várias linguagens como artes visuais, música, teatro e literatura, além de pessoas interessadas na temática.

O Coletivo também vem atuando politicamente na região, já tendo participando da Semana da Mulher no Crato, é um dos organizadores da Parada do Orgulho GLBT do Cariri da Diversidade que será realizado no dia 04 de julho. Além da I Mostra desUSA de Artes Visuais que foi realizada mês abril deste ano, a qual fez um questionamento estético a postura imperialista dos Estados Unidos. O Coletivo também distribuiu junto as escolas estaduais do Crato, Coletânea poética “Desusa quem te usa” e o livro Antiimperialismo – Caminho para Libertação dos Povos, da autoria do jornalista José Reinaldo de Carvalho, diretor da Cebrapaz.

Para a cantora Fatinha Gomes, o Coletivo, tem um papel importante no sentido de incentivar os artistas e sensibilizar o público para o saber e produção artística. Ela ressalta que os Camaradas consegue nesta proposta lidar facilmente com a diversidade agregando uma arte de caráter engajado.
Uma das ações permanentes Coletivo será a realização de oficinas sobre o tema Arte e Marxismo destinada aos artistas e público em geral. As oficinas serão ministradas pelo pedagogo e artista plástico, Alexandre Lucas, O qual é um dos poucos pesquisadores do assunto na região.

Para Lucas, o Coletivo tem um caráter educativo e contribui para uma produção situada na realidade e engajada socialmente, tendo em vista, se contrapor a outras concepções estéticas que tenta impor um conceito de arte atemporal. Ele acrescenta que uma dos objetivos é levanta a discussão sobre o acesso do grande público aos locais de fruição da arte, bem como discutir quais os espaços e as produções destinadas para as camadas excluídas socialmente.

Os Camaradas tem o intuito também de realizar, o que eles denominam de vivência estética junto com as escolas públicas, que consistirá de oficinas e produção coletiva baseada na arte contemporânea.


O blog do Coletivo
Na onda da mídia alternativa, o Coletivo Camaradas criou o blog ( www.coletivo camaradas.blogspot.com) o qual reúne artigos sobre a temática arte e marxismo, além da divulgação de eventos artísticos e culturais, divulgação de trabalhos, poesias. O blog atualmente conta com cerca de 20 colaboradores. O blog do Coletivo é um espaço aberto para divulgação e os materiais devem ser enviados para o e-mail: alexandrelucas65@hotmail.com

Além deste foi criado também pelo Coletivo o Blog: Poesia Brasil o qual é a divulgação da diversidade da poesia brasileira. O Poesia Brasil visa divulga, tanto a poesia tradicional como as experiências mais contemporâneas na área como: vídeo-poema e poesia visual. Os poetas interressados devem enviar e-mails para o Coletivo. Informações no blog: www.poesiabrazil.blogspot.com


Serviço:
Coletivo Camaradas
www.coletivocamaradas.blogspot.com

REGULAMENTAÇÃO DA PUBLICIDADE DE ALIMENTOS POUCO SAUDÁVEIS DEVE SER DISCUTIDA

O organismo Consumers International (CI) está fazendo um apelo aos governos que participam da Assembléia Mundial da Saúde (MAS), que acontece entre 19 e 24 de maio, em Genebra, para que tomem a iniciativa na regulamentação da publicidade de alimentos pouco saudáveis dirigidas à população infantil.

A CI, em parceria com especialistas em saúde da International Obesity Task Force (IOTF), publicou um Código Internacional de Comercialização de Alimentos e Bebidas não Alcoólica para Meninos e Meninas, em março passado.

O organismo está pedindo aos governos que examinem este código na atual sessão da Assembléia Mundial de Saúde como parte da estratégia global para combater a obesidade e as doenças relacionadas com a dieta da Organização Mundial da Saúde (OMS). O código vai mais além das propostas da indústria e faz um chamado para proibir a comercialização de todos os alimentos danosos aos menores de 16 anos de idade.

Entre as propostas estão: proibir a transmissão de anúncios que promovam alimentos não sãos por rádio ou televisão, entre 6 da manhã e às 9 da noite; proibir a comercialização de alimentos poucos saudáveis utilizando os novos meios de comunicação (como websítios, sítios de redes sociais e mensagens de textos); não permitir o uso de personagens famosos, desenhos animados, concursos ou premiações para vender ou dar publicidade a alimentos pouco saudáveis; e fazer um seguimento e aplicar regulamentos através dos organismos governamentais.

O Consumers International conta com mais de 220 organizações membros em 115 países. A idéia é construir um movimento internacional de consumidores para ajudar a proteger e a fortalecer aos consumidores em qualquer lugar do mundo.
Mais informações em www.consumidoresint.org

TRONCO SERÁ CORTADO HOJE

O tronco de angico, com cerca de 25 metros de comprimento, que servirá para a tradicional Festa do Pau da Bandeira, no município de Barbalha, será cortado hoje, na área do sítio São Joaquim, uma reserva legal de propriedade de uma fábrica de cimento Itapuí, situada na rodovia CE-060, a caminho do município de Jardim. As aroeiras, que até ano passado eram as árvores utilizadas para manter essa tradição, agora estão protegidas, sendo proibido o corte delas, uma vez que correm risco de desaparecer.

Este ano, o carregamento do pau da bandeira, evento que anualmente abre a programação em homenagem ao padroeiro de Barbalha, Santo Antônio, será realizado no domingo, 1º de junho. Parte profana da festa religiosa, a cerimônia, que já vem sendo realizada há cerca de 200 anos, é uma das principais atrações turísticas do município, que está localizado na região do Cariri, distante 550 quilômetros de Fortaleza. Este ano estão sendo esperadas cerca de 350 mil pessoas nas festividades.

O corte do angico será feito sob fiscalização de representantes do Instituto Chico Mendes e da Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe (APA), órgãos responsáveis pela autorização de retirada da madeira. Cerca de 80 homens devem participar da tradição, informa o capitão do pau, Rildo Teles. Segundo ele, o trabalho vai começar por volta das 6 horas da manhã. Após a retirada, o pau permanecerá na área da propriedade, na chamada "cama do pau", a fim de perder a seiva e estar pronto para o carregamento a 1º de junho.

Fiscalização
Jackson Antunes, chefe da APA do Araripe, revela que a fiscalização é para que não se repita o que ocorreu no ano passado e outros anteriores, quando muitas pessoas entraram na área do sítio Flores para a retirada da madeira devastando boa parte da vegetação local, que atualmente ainda se recupera dos danos. De acordo com ele, na propriedade da qual será retirado o tronco deste ano, a árvore está distante 700 metros da estrada, sendo necessário todo o cuidado por se tratar de uma reserva legal na Área de Proteção Ambiental (APA).

Antunes completa dizendo que a árvore deverá ser cortada com serra e puxada por trator até o local chamado de cama do pau, onde permanecerá até o dia do carregamento para a cidade. No dia 1º de junho, data do cortejo do pau para fixação em frente a Igreja Matriz de Santo Antônio, toda a cidade participa da festa, além dos visitantes. No dia da festividade, o imenso tronco de madeira é carregado pelos cerca de 80 homens que participam da retirada, e muitos outros que se somam aos primeiros no trajeto de seis quilômetros entre o Sítio São Joaquim e o pátio da Matriz, onde é fincado em homenagem a Santo Antônio.

A tradição é repetida desde o século XIX. Outra tradição dos festejos em homenagem ao padroeiro da cidade é a "Cachaça do seu Vigário", transportada em uma carroça que acompanha o trajeto dos carregadores do pau. A bebida é citada como o combustível para garantir força no caminho. Após erguer o tronco, alguém escala até o topo para lá amarrar a bandeira, com toda a população, turistas e visitantes assistindo. A festa inclui missas, apresentações de grupos folclóricos, barracas de comidas típicas, shows, parque de diversões. A crença local é que os que querem casar não deixem de tocar o pau de Santo Antônio, por isso há até quem tire lasquinhas dele para fazer chá. (Colaborou Amaury Alencar)

Jornal O Povo

ASSEMBLÉIA APROVA PROJETO SEM ALTERAÇÃO

E o Governo do Estado tem mesmo palavra. Desde o início da greve dos professores das universidades estaduais que direito só se fala para professor. Os servidores técnico-administrativos ficam sempre a ver navios.

Isso é fruto da falta de mobilização e pressão da categoria, deixando nas mãos do Governo decidir o seu próprio futuro. O resultado não poderia ser outro: em mensagem aprovado pelos deputados estaduais por unanimidade foi aprovado reajuste para os professores das universidades estaduais em 125% a ser aplicado no período de 2007 a 2010. O pessoal técnico-administrativo ficou fora da proposta.

Por que o pessoal técnico-administrativo não tem força de pressão ou para fazer uma greve? Resposta simples: não sei na Uece e UVA, mas na Urca a maioria não fez concurso público, há uma série de cargos comissionados que são indicados pelo Reitor e pró-reitores. O pessoal técnico da Universidade é em sua maioria comissionados, perdem poder de pressão, até porque devem favores a quem administra a Instituição. O nepotismo existiu e continua na pauta do dia na Urca. Isso parece que não vai mudar na atual gestão.

Veja notícia publicada hoje no jornal Diário do Nordeste:

Sem modificações, e por unanimidade, a Assembléia Legislativa aprovou, na sessão de ontem, projeto de lei do Governo do Estado que dispõe sobre a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV´s) dos professores das Universidades estaduais. A votação foi acompanhada por servidores da Uece, Urca e Uva, que das galerias estavam divididos quanto ao projeto. Enquanto os educadores comemoravam a garantia dos benefícios, o pessoal do corpo técnico-administrativo amargava a exclusão deles da proposta.

O projeto prevê um reajuste salarial de 125%, a ser aplicado no período de 2007 a 2010, e mantém todas as gratificações existentes nas carreiras, inclusive as Gratificações por Dedicação Exclusiva (GDE´s). O impasse foi por conta da não inserção dos servidores técnicos-adminisrativos das Universidades no PCCV. Ontem eles cobravam isonomia no tratamento pelo Governo, e pediam o apoio do Legislativo.

O líder do Governo, deputado Nelson Martins (PT), foi indicado para a relatoria do projeto nas comissões técnicas, e emitiu parecer favorável à proposta, sem modificações. A negociação do Governo com as entidades representativas dos professores universitários foi o argumento utilizado por Nelson para justificar a integralidade da matéria.

Consensual

Segundo ele, o projeto governista foi encaminhado à Assembléia de forma consensual. “Todo acordo pressupõe que as partes perdem algo´, enfatizou para garantir a unidade da base. “Essa mensagem foi fruto de um processo de negociação que durou 17 meses. Foram realizadas 60 assembléias, e somente depois de um amplo processo de negociação é que a mensagem foi encaminhada à Assembléia”, defendeu Nelson Martins, ao rejeitar uma emenda que visava a garantia dos direitos trabalhistas apresentada por Adahil que ainda contou com o apoio do deputado Cirilo Pimenta (PSDB), que avaliou a emenda do colega como uma “segurança” para os que lutaram pela garantia de direitos trabalhistas.

“Não deve ser interesse do Governo prejudicar esses professores. Uma lei não pode tirar os direitos adquiridos”, enfatizou. Os servidores técnicos-administrativos foram lembrados somente após a votação, quando o deputado Heitor Férrer (PDT) ocupou a tribuna.

NOVOS MUNICÍPIOS SERÃO CRIADOS ?

No próximo dia 29 de maio acontecerá um debate acerca da emancipação de municípios brasileiros. O evento será promovido no Plenário 13 de Maio, da Assembléia Legislativa do Ceará. O evento reunirá parlamentares brasileiros e as frentes emancipalistas.

Pelo andar da carruagem, pode ser que o Brasil tenha mais um punhado de municípios criados. O Congresso Nacional não se posiciona sobre a emenda constitucional que estabelece que, no prazo de 18 meses se a lei federal não for regulamentada, os legislativos estaduais ganharão poderes para decidir sobre a emancipação e/ou fusão de distritos.

No Ceará cerca de 18 municípios poderão ser criados. O distrito de Ponta da Serra, em Crato, está na lista.

MUNICÍPIOS TÊM ATÉ HOJE PARA ENTREGAR PLANO DE AÇÕES AO MDS

Por: Luciano Augusto

Mais de 88% dos Estados e municípios brasileiros, além do Distrito Federal - que integram o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) - já apresentaram o Plano de Ação 2008 ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) até esta terça-feira (20). Os que ainda não conseguiram preencher o plano - cerca de 612 municípios - terão até hoje, (21), às 18h, para finalizar as informações. Este prazo não será prorrogado pelo Ministério.

O Plano de Ação 2008 contém as metas de investimentos e atendimento na área dos serviços socioassistenciais prestados às comunidades em cada município ou Estado. Após aprovação dos conselhos municipais ou estaduais de Assistência Social, os gestores devem encaminhar os relatórios ao Ministério do Desenvolvimento Social, por meio eletrônico. Os formulários para preenchimento estão disponíveis no sistema SUASWEB – ferramenta de gestão existente no site do MDS. Basta acessar http://aplicacoes.mds.gov.br/suasnob/login.jsp.

Site Ceará Agora

PREFEITURA DO CRATO DOA TERRENO PARA CONSTRUÇÃO DE CADEIA PÚBLICA

Por Tarso Araújo


Há um ano o Ministério Público Estadual aguarda o julgamento de duas ações civis públicas, com pedido de liminar, contra o Governo do Estado, exigindo reformas emergenciais na Cadeia Pública do Crato e a construção de um presídio feminino.As condições degradantes a que os presos estão submetidos na unidade carcerária motivaram a iniciativa dos promotores de Justiça.

Segundo o promotor Hélder Ximenes, as ações estão tramitando na 3ª Vara do Crato e aguardam julgamento do juiz Antonio Vandenberg Francelino Freitas. No último dia 8 de maio, em uma reunião entre o prefeito do Crato Samuel Araripe, o juiz Djalma Júnior e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil secção Crato, ficou acertado que o Município faria a doação de um terreno para a construção de uma nova cadeia pública pelo Governo do Estado.

O município aguarda agora a vinda de técnicos do Departamento de Edificações e Rodagens (DER) da Secretaria de Justiça para encaminhar o projeto e o processo licitatório para construção da nova cadeia.

Site Ceará Agora

terça-feira, 20 de maio de 2008

OS DILEMAS DO PMDB



O PMDB na Região do Cariri sofre com um dilema. Nos municípios onde tem força, como Crato e Barbalha pode não lançar nenhum candidato.

Em Barbalha os nomes do partido, como o radialista João Hilário, prefere não sair candidato contra o atual prefeito Rommel Feijó (PTB).

Na terra dos verdes canaviais o governador não concorda com a candidatura de Camilo Santana(PT), por achar Camilo um de seus melhores secretários. Como se dissesse: “em time que se ganha não se mexe”.

No Crato o PMDB tem Walter Peixoto. O ex-prefeito do Crato, entretanto, está passando por processos por improbidade administrativa e a ação dos Tribunais Eleitorais é no sentido de caçar as candidaturas de políticos que estejam com processos na Justiça. Ou seja, WP corre o risco de sair candidato, mas não chegar na reta final da campanha.

Em Juazeiro do Norte ninguém sabe a postura do PMDB. Alguns dirigentes dizem que o partido está na oposição, mas o prefeito Raimundo Macedo(PSDB) afirmou recentemente que o partido vai se coligar com os tucanos.

PSTU QUER PARTICIPAR DOS DEBATES






O PSTU ainda não sabe se vai lançar candidato a prefeito em Juazeiro do Norte e Crato.

O partido ficou muito envolvido com a greve dos professores da Urca e praticamente esqueceu as eleições. Se é que isso é possível.

O partido, entretanto deve lançar candidato para discutir o atual momento da política nos municípios, e principalmente a postura de alguns partidos, como o PT.

PV TEM NOME PARA DISPUTA EM JUAZEIRO DO NORTE





O médico e ex-secretário de Saúde de Juazeiro do Norte Alcides Muniz é pré-candidato a prefeito da cidade. De acordo com Muniz, o Partido Verde deve ter candidato nos principais municípios do Cariri, sendo essa uma orientação da direção estadual do partido.

Em Juazeiro do Norte o PV está formando um bloco com outros partidos de oposição, dentre eles, PT, PDT e PTC. De acordo com Alcides a idéia é que esses partidos marchem unidos e que o candidato do bloco seja escolhido através de duas pesquisas a serem feitas nos meses de maio e junho.

Mas, Muniz afirma que essa unidade pode estar sendo quebrada pela postura do PT. “Não ouvi isso ainda do Manoel Santana (pré-candidato a prefeito pelo PT), mas soube que o partido tirou a decisão de que ele (Santana) é candidato de qualquer maneira, isso dificulta as articulações”, analisou, dizendo ainda que o importante é que haja uma ampla frente de partidos e lideranças políticas contra o nome de Raimundo Macedo(PSDB), atual prefeito de Juazeiro.

Alcides Muniz foi secretário de saúde em JN. Ele disse que seu rompimento com o atual prefeito se deu pelo fato de que os projetos que deviam ser realizados na Secretaria de Saúde forma todos protelados pelo atual perfeito. “Eu pensava de um jeito, ele de outro, para não perder a amizade preferi sair” afirmou. Alcides disse que JN tem hoje diversos problemas e a grande dificuldade das oposições é que não está discutindo um programa de governo.

Outro problema do Governo Raimundo Macedo foi que o prefeito teria preterido pessoas com maior liderança política e colocado em lugares estratégicos nas secretarias pessoas de sua família.

“Discutimos nomes e tudo, mas está faltando discutir propostas para tirar Juazeiro do atual marasmo” afirmou. Ele prometeu que durante o mês de maio o PV estará realizando encontros nos bairros de Juazeiro para levantar idéias e propostas para o programa de governo alternativo que será apresentado pela legenda durante as eleições.

Cidadão cratense

COMBATE AO TRABALHO INFANTIL SERÁ DEBATIDO NO CARIRI

Por: Alexandra Souza

O Ministério Público do Trabalho realiza nesta terça-feira (20), das 8h às 14 horas, no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, seminário regional com representantes de municípios das regiões do Cariri e Centro-Sul para discutir políticas públicas para erradicação do trabalho infantil. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (Pnad), realizada pelo IBGE e recém-divulgada, o Ceará, em 2006, ficou em 4º lugar no ranking dos Estados que, proporcionalmente, mantêm maior percentual de crianças e adolescentes em situação de trabalho.

O seminário integra a série de eventos aberta no último dia 8, em Limoeiro do Norte, e que prosseguiu no dia 13, em Sobral. Segundo o procurador do Trabalho, Antonio de Oliveira Lima, coordenador regional e vice-coordenador nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, o evento objetiva articular várias entidades parceiras na implementação do Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Trabalhador Adolescente no Ceará, lançado em abril de 2007.

Ele observa que, pelos dados do IBGE, há cerca de 330 mil crianças e adolescentes (de 5 a 17 anos) explorados, o que representa 15% da população nessa faixa etária no Estado. “A disparidade é ainda maior entre as crianças e adolescentes de 5 a 13 anos. Nessa faixa etária (em que o trabalho é proibido inclusive como aprendiz), o Ceará apresenta índice de 8% (77,7% maior que a média nacional, que é de 4,5%). Eis o tamanho do desafio que a nós está posto”, enfatiza.

Os seminários reunirão representantes das secretarias municipais de Ação Social, Educação e Saúde, Conselhos Tutelares, Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e outras entidades interessadas. Após o seminário de Juazeiro, a série será concluída com evento programado para Fortaleza, no próximo dia 26. Para cada seminário foram convidados representantes de dezenas de municípios circunvizinhos.

Antonio de Oliveira Lima explica que o trabalho infantil é totalmente proibido até os 13 anos de idade, mas que dos 14 aos 15 anos é permitido na condição de aprendiz e que o trabalho de adolescentes entre 16 e 17 anos é aceito pela legislação brasileira, desde que não se dê em condições perigosas, insalubres, penosas ou em horário noturno.

“Quanto mais precoce é a entrada no mercado de trabalho, menor é a renda média obtida ao longo da vida adulta”, observou o procurador. Ele citou que o rendimento médio mensal obtido pelo trabalho infantil, em 2006, foi de R$ 210, o que equivalia a 60% do salário mínimo da época (R$ 350). “Preocupa saber que, apesar disso, desde 1996, a bolsa paga à criança assistida pelo Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) ainda seja de R$ 25 em zona rural e R$ 40 em zona urbana”.

site Ceará Agora

CARDOSO NETO REASSUME PREFEITURA DE ICÓ

Por: Beto Almeida

O prefeito de Icó, Cardoso Mota (PSDB) será reintegrado ao cargo na manhã desta terça-feira. A decisão é do presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Gomes de Barros, que deferiu agora à tarde pedido do prefeito para suspensão da quarta e última liminar que o mantinha afastado da Prefeitura. Na semana passada, Cardoso Neto obteve outra vitória, também no STJ, mas não reassumiu o mandato devido a este recurso que faltava ser julgado.

Cardoso Neto havia sido afastado por denúncia de improbidade administrativa, sob a acusação de por em prática um esquema fraudulento de empréstimos consignados e superfaturamento de obras. O primeiro afastamento ocorreu em novembro de 2006, mas ele conseguiu retornar ao cargo nove dias depois. Com os recursos interpostos no Tribunal de Justiça, o prefeito foi novamente afastado. Na ocasião, ele disse que estava sendo vítima de perseguição política. Com a medida, o prefeito em exercício Jaime Júnior volta à condição de vice-prefeito. O advogado Vicente Aquino, que atuou na defesa do prefeito, disse que a posse está marcada ainda para o período da manhã.

site Ceará Agora

segunda-feira, 19 de maio de 2008

TAREFA URGENTE E PERIGOSA

O deputado estadual Sineval Roque (PSB) desembarca esta semana no Cariri, mais precisamente no Crato, com uma tarefa nada fácil, mas primordial para sua tentativa de ser prefeito da segunda maior cidade da Região.

Na bagagem Sineval trás a autorização do governador Cid Gomes (PSB) para se reunir com André Barreto(PV) e Walter Peixoto(PMDB), com o objetivo de saber se os dois serão mesmo candidatos a prefeito do Crato.

A idéia do governo do Estado é que no Crato Sineval Roque saia candidato com apoio, além do PSB, de PT, PV, PC do B e PMDB. Todos em um palanque unificado contra o candidato do PSDB.

Sineval Roque, entretanto, terá que ser hábil. Walter Peixoto, dizem nos bastidores da política cratense está muito bem nas pesquisas obrigado, e André Barreto já conta com apoio do diretório municipal do PT, pelo menos por enquanto.

O candidato do governador terá que se esforçar para não abrir atritos. Se abrir pode ser fatal. A cada dia que passa o poder de barganha de WP e AB cresce.

Após entendimentos com Walter Peixoto e André Barreto, Sineval vai conversar com o PT.

CAMINHO MUITO DIFÍCIL

Um caminho sem volta. Assim André Barreto pode ter definido sua caminhada até agora. Em 2004 ensaiou uma candidatura, mas terminou por apoiar Samuel Araripe (PSDB). Agora, diz que será candidato a prefeito do Crato, mesmo que o governador apóie Sineval Roque.

Ora, o apoio ao Sineval Roque já está garantido e nunca foi segredo para ninguém a preferência do governador com o deputado Roque.

Resta saber agora se André Barreto será mesmo candidato, contra todos os prognósticos. Porém, o caminho inverso é perigoso. Se André desistir da candidatura a prefeito ficará marcado apenas por ensaiar um vôo mais alto e não ter coragem e estrutura suficiente para o desafio. Poderá se transformar em um fiasco. Todo cuidado é pouco.

MAIS POLÊMICAS NO PT DO CRATO

Por telefone tive uma conversa com Valdetário Brito, dirigente do PT do Crato. Ele falou sobre o texto que Amadeu de Freitas postou no blog do Crato, em que esclarece os motivos pelos quais teria ido uma comissão de dirigentes do PT e PV para uma conversa com o ex-prefeito Walter Peixoto.

Confesso que a carta de Amadeu é muito clara. Entretanto, Valdetário questiona algumas informações que agora repasso aos nossos leitores:

1)De acordo com Valdetário a afirmação de Amadeu de que “Quando dirigentes do PT conversam com aliados que outrora estavam em lado oposto, estão cumprindo uma tarefa determinada por uma resolução aprovada democraticamente em encontro partidário. Ninguém está falando em seu nome pessoal ou defendendo interesse próprio. “ é falsa. Valdetário afirmou que a resolução do diretório não determinou nenhum tipo de reunião desse tipo. Que esse tipo de iniciativa partiu de Amadeu de Freitas é não é consensual no PT.

2) Que os encontros realizados com PV, PT e PMN também não fazem parte de nenhuma decisão do Partido dos Trabalhadores. Para Valdetário as decisões do Pt devem ser tomadas pelo Diretório Municipal. Ele lembrou que dias atrás entregou uma carta ao DM do partido formalizando que sua corrente política vai exigir cumprimento rigoroso das resoluções partidárias. Essas decisões que surgiram, de encontro com WP e realização de encontros entre PV, PT e PMN, para Valdetário não tem apoio do partido.

Valdetário informou que a decisão de apoiar André Barreto só serviu para destruir as possibilidades do PT de crescer no processo e que a corrente política interna ao PT a qual pertence irá defender que seja feita uma pesquisa entre os pré-candidato da base aliada do governo Cid Gomes e Lula e o melhor candidato será o nome da oposição. Se a pesquisa não for possível apoiará o nome que for indicado pelo governador Cid Gomes (PSB).

CID RECONHECE NECESSIDADE DE MUDAR GOVERNO E COMEÇA POR COMUNICAÇÃO

Por: Donizete Arruda

O governador Cid Gomes é um político competente. Essa verdade nem seus adversários podem deixar de reconhecer. Após apanhar sem dó e piedade da imprensa nacional e também da cearense por conta da viagem à Europa levando a sogra em sua comitiva, o próprio Cid Gomes deve ter se convencido da necessidade de mudar os rumos da admistração de seu governo. E a primeira mudança já definida: a Comunicação vai ser toda reformulada, tanto que o porta-voz Luiz Viana caiu. "Caiu pra cima", expressão política comum quando alguém tem que ser defenestrado, mas o governante não quer confirmar a demissão desse aliado. Tanto que oficialmente Luiz Viana foi promovido a coordenador geral da campanha da prefeita Luizianne Lins.
Inegavelmente, um dos setores de pior desempenho do Governo Cid Gomes é a Comunicação. A comunicação do Governo Cid Gomes é lenta, amadora e proviciana. Numa época onde o jornalismo em tempo real exige habilidade e rapidez em oferecer respostas, a assessoria de Cid se comporta com arrogância e despreparo em se comunicar. Essa assessoria ineficiente puniu o governador Cid Gomes.
Cid Gomes percebeu que errou ao nomear o jornalista Luiz Viana como coordenador de Comunicação e porta-voz de seu governo. A aproximidade dele com Paulo Henrique Carvalho, sócio da mulher de Luiz Viana, na empresa Lumina 7, provou-se ser uma relação perigosa e provedora de problemas. Cid tentou colocar a casa em ordem. Tirou Luiz Viana, nomeou Sabrina Lemos e deixou ele apenas como porta-voz. Essa solução não funcionou, e agora, Cid resolveu tirá-lo por completo de sua admistração.
A comunicação do Governo Cid Gomes naufragou completamente. O fracasso impõe humildade em reconhecer seus erros, e é isso que o governador Cid Gomes tenta demonstrar. Agora, a grande expectativa é o anúncio de quem será o subtituto de Luiz Viana. O perfil desse nome ditará os caminhos que o Governador pretende seguir nos seus últimos dois anos e meio de seu mandato.

Site Ceará Agora

MAURITI: GRUPO QUESTIONA CRITÉRIO PARA DOAÇÃO DE CASAS

Um grupo de pessoas denuncia, em Mauriti, a 492 quilômetros de Fortaleza, que alguns dos beneficiados com casas populares no conjunto Manuel Martins, por meio do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH), já possuem casa própria e portanto não precisam da moradia. Os reclamantes questionam também que parte dos contemplados não se encaixa no perfil do programa, que exige que as pessoas possuam renda fixa de até R$ 740. Há ainda a denúncia de que, antes mesmo de receberem o benefício, algumas pessoas já teriam vendido, cedido ou alugado o imóvel. A seleção dos beneficiados foi realizada na gestão do ex-prefeito da cidade, Márcio Martins, e concluída este ano, na gestão do atual prefeito, Isaac Junior (PT).

Não satisfeitos com os critérios para doação das casas populares, o grupo de pessoas que não foram beneficiadas solicitou audiência pública, realizada no último dia 29 de abril, na sala da promotoria de Justiça do município. A audiência contou com a presença do promotor de Justiça da região, Ythalo Frota Loureiro, dos reclamantes, responsáveis pelo setor do PSH da Caixa Econômica e membros da prefeitura de Mauriti.

Helena de Oliveira, uma das pessoas que solicitou a audiência e que se cadastrou para receber a casa, se diz injustiçada por declarar ser "pobre" e não ter moradia própria. Helena é vendedora e vive com marido e filhos numa moradia cedida por uma amiga. Ela disse que teme ficar sem abrigo nos próximos dias. "Moro numa casa de favor. Há qualquer momento eu estou saindo, porque a dona (proprietária) já está pedindo a casa", lamenta a vendedora.

Já Ivoneida Silva diz que, no ato de entrega das casas, realizado em 11 de abril, 36 pessoas contempladas encontravam-se em situação irregular, por não serem as mesmas que haviam sido selecionadas. Ela afirma que há seis anos luta para conseguir uma casa própria. "Eu sou pobre e vivo em uma casa alugada", choraminga Ivoneida, relatando suas condições de vida.

Defesa
O ex-prefeito Márcio Martins atribui a demora na entrega das casas (que durou seis anos) e a possibilidade de mudança do perfil de vida de algumas pessoas beneficiadas como causa do problema. "Alguém pode ter casado, podem ter mudado para outro município ou ter passado em concurso público", justifica o ex-prefeito. Márcio garante que, na época da escolha para receber a doação da casa, os critérios utilizados foram corretos e fiéis ao exigido pelo programa, inclusive com o acompanhamento de assistente social da Caixa Econômica. "As pessoas contempladas mereciam". (Colaborou Amaury Alencar)


SAIBA MAIS
O Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH) é um programa de financiamento da Caixa Econômica Federal para a construção de empreendimentos residenciais destinados a pessoas com baixa renda. O programa não permite a transferência dos contemplados.

Jornal O Povo

LISTA SOBRE MÉDICOS PODE VIRAR LEI

Se a moda pega, vai complicar. Em São Paulo vereadores querem que o nome dos médicos da rede municipal de saúde poderá estar à mostra nos hospitais. E mais: informar o horário do plantão dos profissionais. Um dos objetivos seria a população saber quem trabalha ou não.
Matéria foi publicada hoje no Jornal O Povo:
Caso o projeto de lei aprovado pelos vereadores da Câmara Municipal de São Paulo seja sancionado pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM) - quando passa a virar lei - em 90 dias, o nome de todos os médicos da rede municipal de saúde poderá estar à mostra nos hospitais, prontos-socorros e Unidades Básicas de Saúde.

A lei obriga a fixação de um quadro com nome, registro e especialidade do profissional nas salas de espera em todas as unidades da rede. No caso dos hospitais também deve informar o horário do plantão dos profissionais.

O projeto é de autoria do vereador Adilson Amadeu (PTB) e tramita na câmara desde 2005. A medida enfrenta resistência do presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo (Simesp), Cid Carvalhaes.

FORÇA NACIONAL PARA O MEIO AMBIENTE

Antes de o futuro ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, propor ontem o uso das Forças Armadas na proteção de parques e reservas da Amazônia, a criação de uma Força Nacional de Segurança Ambiental já estava em discussão dentro do governo. Os integrantes da nova força seriam treinados especificamente para atuarem nas ações de combate ao desmatamento.

A idéia ganhou força com o "teste" que vem sendo feito na Operação Arco de Fogo, lançada este ano pelo governo federal para patrulhar a Amazônia e deter o desmatamento na região. A operação conta com cerca de 300 homens da Força Nacional de Segurança.

O uso de militares das Forças Armadas diretamente nas operações de fiscalização e enfrentamento do desmatamento exigiria mudanças na legislação, segundo o ex-consultor jurídico do Ministério do Meio Ambiente, Gustavo Trindade.
Para o secretário-geral do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), Pedro Leitão, a proposta de Minc é bem-vinda. O dirigente do Funbio afirma que um procurador do Amapá já procurou a entidade para ajudar na formulação do desenho de um fundo de apoio a operações das Forças Armadas em áreas de conservação.

Jornal O Povo

domingo, 18 de maio de 2008

ALIANÇAS SÃO POSSÍVEIS SIM

Gostaria aqui de fazer um comentário acerca do texto de Alessandra Bandeira(postado no blog do Crato). A jovem Alessandra, militante do PT, fez um texto que considero um pouco confuso. Sei que os comentários sobre a reunião acontecida entre Walter Peixoto e dirigentes do PT e PV repercutiu mal, mas, é bom que se diga que a reunião aconteceu, que houve uma tentativa de entendimento. Aliás, se não foi esse o objetivo do encontro, para que serviria uma reunião entre três partidos políticos que fazem parte da base aliado do Governo Cid Gomes (PSB)? Portanto, se surgiram informações, como a que eu postei no meu blog e depois o amigo Dihelson postou no Blog do Crato, foi porque a reunião realmente aconteceu, foi fato, e não notinha arranjada ou calúnia, ou difamação.

E mais: é bom que se diga que no triângulo Crajubar o PT está trabalhando, pelo menos em Juazeiro e Barbalha para sair numa aliança com o PMDB, seguindo orientação do governador Cid Gomes, que todos sabem, quer união dos partidos de sua base nas eleições municipais. Se o Pt fez isso, ou fará isso no Crato, estão fazendo já em outros municípios e sem estardalhaços e sem negar que quer a aliança.

Com relação à liberdade de imprensa, acredito que as pessoas tem que refletir muito ao escrever sobre o tema. O fato das pessoas discordarem de uma determinada aliança é extremamente normal. Apelar para a liberdade de imprensa é muita apelação. A liberdade de imprensa, assim como a democracia é determinante para qualquer sociedade que se queira construir independente, autônoma, moderna e democrática.

As críticas ao PT que quer se aliar ao PMDB no Crato, lógico que sempre serão maiores que uma aliança Samuel/Zé Adega. Até por que esses dois últimos são de origens política diferentes. Quem passou toda a vida criticando alianças apenas para vencer as eleições foi o PT e os partidos de esquerda, e aí quando a esquerda começa a ser pragmática(e acho isso certo, se eu fosse de um desses partidos defenderia esse pragmatismo eleitoral) as críticas aumentam porque todo mundo quer o mesmo feijão com arroz todas as eleições.

Com relação às alianças políticas, acredito numa coisa: aliança em eleição não é coptação ou casamento. Depois, todo mundo se separa. O que se deve ter cuidado na hora de fechar uma aliança é se os envolvidos (partidos e lideranças) terão força e seriedade suficientes para assumir e cumprir todos os acordos firmados.

Um esclarecimento: dizem que essa polêmica toda sobre a reunião entre PT, PV e PMDB do crato se deu após eu postar em meu blog um texto falando da reunião. Gostaria que os amigos observassem que em meu texto deu simplesmente a notícia. Foz apenas um comentário com relação ao ex-vereador Amadeu de Freitas(PT) dizendo estar surpreso por ele estar numa reunião com WP já que ele quando vereador tinha feito várias denúncias contra a gestão de Walter Peixoto.

Quanto ao fato de Amadeu de fritas ser corrupto ainda não li nenhum texto no blog com essa afirmação. Agora, quando Amadeu escreveu uma nota a mim endereçada falando que era incorruptível foi por acusações feitas por outro dirigente do PT, no caso Valdetário Brito.

Portanto, não cabe aos articulistas do blog a acusação de “acusar” sem provas. Quem criticou duramente Amadeu foi Valdetário, inclusive numa entrevista a mim concedida e veiculada na Rádio Araripe AM.

Portanto, antes dos amigos do PT acusarem os de fora, deveriam não apontar o dedo acusador entre eles mesmo.

ABAIXO O TEXTO DE ALESSANDRA BANDEIRA
Segundo a nossa constituição : " A liberdade de expressão é um direito constitucional desde que não lhe prejudique, não lhe cause mal e nem danos aos outros."
Mas como se pode avaliar até que ponto é permitido se expressar?
Quem faz essa análise?
Há um bom tempo faço parte deste Blog, sempre gostei, pois, aqui poderia ficar sabendo tudo que acontece no Cratinho de açúcar,só que de uns tempos para cá tenho visto coisas que me fazem refletir sobre a liberdade de expressão, não sou a favor da censura, mas creio que ao postar um comentário temos que ter cuidado para não ferir ninguém , mas algumas pessoas não tem essa noção.
Ultimamente o assunto do momento e a reunião PT, PV e Waltim e possível aliança , como se fosse a primeira vez na história do Crato que inimigos políticos sentassem para construir alianças.
Bem vamos aos fatos, porque ninguém questiona a possível aliança de Samuel com Zé Adega?
Porque ninguém se questiona que infelizmente a politíca no Crato é de um dinamismo impressionante.
Gente a questão é que devemos ter cuidado ao nos expressar, é muito fácil ser pedra, difícil é ser vidraça!
Sempre peço, e quem me conhece sabe muito bem disso, para ter cuidados com a generalização, e muito triste ver comentários do tipo o PT não presta , o companheiro Amadeu é corrupto, etc.
Mas cade as provas destas acusações?
Quando expressamos nossas opiniões e acusamos devemos estar pautados em documentos que provem o que esta sendo expressado.
Até parece que a corrupção no Brasil foi inventada pelo PT, mas desde que eramos colônia que já existia.
Então caros leitores e comentaristas agora estou como vidraça e vocês como pedras prontas para atirar em mim, mas atirem com a certeza de que a liberdade de expressão deve ser responsável e não uma inconsequência de argumentos que não se tem como provar.
Não generalizem, corrupção e mau carater há em todos os partidos.
Infelizmente somos nós possuidores de discernimentos que os colocamos no poder, mas também temos força para tira-los!
Pensem nisso e viva a liberdade de expressão responsável!
Vamos parar com esse maniqueísmo!
O PT é o mal e os outros partidos são bons!