terça-feira, 27 de maio de 2008

POPULAÇÃO DE AURORA RECLAMA DA ÁGUA FORNECIDA PELA CAGECE

A população da cidade de Aurora no Cariri encontra-se profundamente inconformada com o descaso relacionado ao fornecimento de água de péssima qualidade pela Cagece local. Há cerca de dois meses foi feito um abaixo-assinado com mais de 2.500 assinaturas denunciando o comprometimento da qualidade da água e o repentino aumento da cobrança casada da taxa de esgoto majorada em 100%. O protesto motivou inclusive a realização de uma audiência pública na Câmara de vereadores. De lá até agora, o problema só vem tendo solução de continuidade.

Por outro lado, o valor cobrado da água, conforme os consumidores é também exorbitante levando-se em conta o baixo poder aquisitivo da maioria da comunidade. Mesmo com o fim do período chuvoso a água fornecida pela Cagece tem piorado a cada dia pondo em risco até mesmo a saúde da população. Amarelada e com presença de argila e outros materiais orgânicos a água está praticamente imprópria para o consumo.
Até para cozinhar e lavar roupa a água não está adequada. Os que dispõem de condições financeiras são obrigados a consumir água mineral em galões de 20 litros ao preço de 3 reais o que só dá para no máximo dois dias. De modo que a venda de água mineral se transformou num bom negócio para os comerciantes aurorenses.

Sensibilizado com o problema e em atendimento a reivindicação da comunidade por meio de um abaixo-assinado a defensoria pública do município através do defensor Dr. Célio José Saraiva protocolou no último dia 28 de abril na secretaria de Vara única da Comarca de Aurora Ação Civil Pública sob o nº 501 no sentido de que providências venham a ser tomadas de maneira efetivas pelos órgãos estaduais diretamente envolvidos com o problema. Contudo, até o momento nenhuma providência foi concretizada enquanto a população, sobretudo os mais carentes está sendo obrigada a consumir uma água visivelmente inadequada para o consumo humano.

José Cícero
Aurora - Ceará

Nenhum comentário: