segunda-feira, 19 de maio de 2008

FORÇA NACIONAL PARA O MEIO AMBIENTE

Antes de o futuro ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, propor ontem o uso das Forças Armadas na proteção de parques e reservas da Amazônia, a criação de uma Força Nacional de Segurança Ambiental já estava em discussão dentro do governo. Os integrantes da nova força seriam treinados especificamente para atuarem nas ações de combate ao desmatamento.

A idéia ganhou força com o "teste" que vem sendo feito na Operação Arco de Fogo, lançada este ano pelo governo federal para patrulhar a Amazônia e deter o desmatamento na região. A operação conta com cerca de 300 homens da Força Nacional de Segurança.

O uso de militares das Forças Armadas diretamente nas operações de fiscalização e enfrentamento do desmatamento exigiria mudanças na legislação, segundo o ex-consultor jurídico do Ministério do Meio Ambiente, Gustavo Trindade.
Para o secretário-geral do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), Pedro Leitão, a proposta de Minc é bem-vinda. O dirigente do Funbio afirma que um procurador do Amapá já procurou a entidade para ajudar na formulação do desenho de um fundo de apoio a operações das Forças Armadas em áreas de conservação.

Jornal O Povo

Nenhum comentário: