quarta-feira, 21 de maio de 2008

ARTE E MARXISMO É FOCO DO COLETIVO CAMARADAS

Um grupo de pessoas ligadas ao fazer e pensar artístico da região do Cariri criaram o Coletivo Camaradas com o intuito de discutir, pesquisar e realizar ações que visem democratizar o acesso à produção artística para o grande público, numa perspectiva de compreensão da arte pelo viés marxista. O grupo reúne artistas de várias linguagens como artes visuais, música, teatro e literatura, além de pessoas interessadas na temática.

O Coletivo também vem atuando politicamente na região, já tendo participando da Semana da Mulher no Crato, é um dos organizadores da Parada do Orgulho GLBT do Cariri da Diversidade que será realizado no dia 04 de julho. Além da I Mostra desUSA de Artes Visuais que foi realizada mês abril deste ano, a qual fez um questionamento estético a postura imperialista dos Estados Unidos. O Coletivo também distribuiu junto as escolas estaduais do Crato, Coletânea poética “Desusa quem te usa” e o livro Antiimperialismo – Caminho para Libertação dos Povos, da autoria do jornalista José Reinaldo de Carvalho, diretor da Cebrapaz.

Para a cantora Fatinha Gomes, o Coletivo, tem um papel importante no sentido de incentivar os artistas e sensibilizar o público para o saber e produção artística. Ela ressalta que os Camaradas consegue nesta proposta lidar facilmente com a diversidade agregando uma arte de caráter engajado.
Uma das ações permanentes Coletivo será a realização de oficinas sobre o tema Arte e Marxismo destinada aos artistas e público em geral. As oficinas serão ministradas pelo pedagogo e artista plástico, Alexandre Lucas, O qual é um dos poucos pesquisadores do assunto na região.

Para Lucas, o Coletivo tem um caráter educativo e contribui para uma produção situada na realidade e engajada socialmente, tendo em vista, se contrapor a outras concepções estéticas que tenta impor um conceito de arte atemporal. Ele acrescenta que uma dos objetivos é levanta a discussão sobre o acesso do grande público aos locais de fruição da arte, bem como discutir quais os espaços e as produções destinadas para as camadas excluídas socialmente.

Os Camaradas tem o intuito também de realizar, o que eles denominam de vivência estética junto com as escolas públicas, que consistirá de oficinas e produção coletiva baseada na arte contemporânea.


O blog do Coletivo
Na onda da mídia alternativa, o Coletivo Camaradas criou o blog ( www.coletivo camaradas.blogspot.com) o qual reúne artigos sobre a temática arte e marxismo, além da divulgação de eventos artísticos e culturais, divulgação de trabalhos, poesias. O blog atualmente conta com cerca de 20 colaboradores. O blog do Coletivo é um espaço aberto para divulgação e os materiais devem ser enviados para o e-mail: alexandrelucas65@hotmail.com

Além deste foi criado também pelo Coletivo o Blog: Poesia Brasil o qual é a divulgação da diversidade da poesia brasileira. O Poesia Brasil visa divulga, tanto a poesia tradicional como as experiências mais contemporâneas na área como: vídeo-poema e poesia visual. Os poetas interressados devem enviar e-mails para o Coletivo. Informações no blog: www.poesiabrazil.blogspot.com


Serviço:
Coletivo Camaradas
www.coletivocamaradas.blogspot.com

Nenhum comentário: