domingo, 25 de maio de 2008

Coluna Cariri de hoje

Olá amigos do blog, leiam a coluna Cariri publicada na edição de hoje do jornal O Povo.

SANTANA DO CARIRI
Raimundo Sandro Cidrão é um nordestino irrequieto! Nascido em Santana do Cariri, ele é artista plástico, escritor, poeta, historiador, compositor, teatrólogo, fotógrafo e arte-educador. E tem uma obsessão: preservar a memória da sua cidade natal. Sandro criou o Grupo Teatral Santanense (em 1986) e Centro Educacional e de Cultura Artística Senhora Santana (em 1999). Batalhador, ele merece ter seu trabalho divulgado...

ANOTE: ÁGUAS DO CARIRI
Na próxima quarta-feira, 28, em Crato (no Cine Teatro), o Ministério Público e a Área de Preservação Ambiental (APA) do Araripe promovem audiência pública para debater a degradação ambiental - e má utilização - das fontes d'água da Chapada do Araripe. Para se ter uma idéia dos problemas: a maior fonte delas (a nascente do rio Batateira localizada em Crato, com vazão de 350 mil litros/ hora) foi privatizada e totalmente canalizada. Será proposta a retirada imediata dos canos e o escoamento natural das águas. Para as demais fontes da Chapada, a proposta é a desapropriação de uma área de três hectares no entorno de cada uma delas...

ROMARIAS 1
Pouca gente percebeu. As romarias ao Padre Cícero vêm passando por uma silenciosa, mas visível mudança. Romeiros jovens - vestindo bermudas e camisetas regata - participam menos das solenidades religiosas, mas freqüentam bares e preferem fazer comprar em lojas sofisticadas. Durante as romarias vêm aumentando as equipes de evangélicos que se revezam na distribuição de livretos e impressos, além do proselitismo para atrair os fiéis católicos. A parte profana da romaria - os shows das bandas eletrônicas de forró - é feita nas imediações da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, o que traz transtornos vários.

ROMARIAS 2
Considere-se que a população de Juazeiro do Norte também passa por mutações no campo religioso. A Igreja Católica perde fiéis. Bairros habitados por pessoas de alta renda - como a Lagoa Seca - vêm ganhando novos centros espíritas e igrejas evangélicas. O crescimento vertiginoso de Juazeiro do Norte atraiu pessoas de várias regiões do Brasil, que transportaram para o Cariri suas crenças religiosas. O Vale do Amanhecer e as práticas do candomblé formam uma realidade nova que a Terra do Padre Cícero não pode mais esconder...

LIVRO É CULTURA
O padre José Venturelli - administrador das obras salesianas na colina do Horto, em Juazeiro do Norte - vem recebendo o apoio de alunos do curso de Biblioteconomia (do Campus Avançado da UFC-Cariri) na montagem da biblioteca no velho casarão que pertenceu ao Padre Cícero. Esse imóvel, transformado em museu vivo, o único do interior do Nordeste, disponibilizará sua biblioteca aos pesquisadores sobre a vida e obra do Patriarca de Juazeiro.

PESSIMISTA
O pároco de São Vicente Ferrer, de Crato, padre Raimundo Ribeiro vê muitos obstáculos para transformar aquele templo num santuário de adoração perpétua. Acha que são necessários investimentos na ordem de 150 mil reais. A serem utilizados em novas portas, nova iluminação, pinturas interna e externa, reforma do telhado, novo piso, dentre outros. E pergunta: onde anda a generosidade do cratense?

CEO-CRATO
O Centro de Especialidade Odontológica (CEO), de Crato, construção iniciada no governo Lúcio Alcântara (mas interrompida desde 2006) teve suas obras reiniciadas. O CEO-Crato deverá ser inaugurado pelo governador Cid Gomes no próximo mês de julho.

MILHO
A Semana do Milho Híbrido será realizada pela Ematerce. Esta será a quinta edição do evento, que já tem vaga garantida nos eventos realizados no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, em Crato.

CARIRIANAS

- A Urca perdeu mais um doutor. Agora, uma doutora. Adriana Rolim pediu demissão da universidade. Sua tese de doutorado é interessante: "A participação das mulheres nas romarias de Juazeiro do Norte" (...)


- O prefeito de Murici (Alagoas), Renan Calheiros Filho, inaugurou no último dia 16, naquela cidade, a Praça Monsenhor Murilo de Sá Barreto (...)


- Renato Casimiro e Daniel Walker pretendem doar ao Campus Avançado da UFC-Cariri (futura Universidade Federal do Cariri) um precioso acervo com dezenas de fotografias do Juazeiro do Norte antigo. Por que será que o Ipesc-Urca foi preterido nessa doação?

Nenhum comentário: