O organismo Consumers International (CI) está fazendo um apelo aos governos que participam da Assembléia Mundial da Saúde (MAS), que acontece entre 19 e 24 de maio, em Genebra, para que tomem a iniciativa na regulamentação da publicidade de alimentos pouco saudáveis dirigidas à população infantil.
A CI, em parceria com especialistas em saúde da International Obesity Task Force (IOTF), publicou um Código Internacional de Comercialização de Alimentos e Bebidas não Alcoólica para Meninos e Meninas, em março passado.
O organismo está pedindo aos governos que examinem este código na atual sessão da Assembléia Mundial de Saúde como parte da estratégia global para combater a obesidade e as doenças relacionadas com a dieta da Organização Mundial da Saúde (OMS). O código vai mais além das propostas da indústria e faz um chamado para proibir a comercialização de todos os alimentos danosos aos menores de 16 anos de idade.
Entre as propostas estão: proibir a transmissão de anúncios que promovam alimentos não sãos por rádio ou televisão, entre 6 da manhã e às 9 da noite; proibir a comercialização de alimentos poucos saudáveis utilizando os novos meios de comunicação (como websítios, sítios de redes sociais e mensagens de textos); não permitir o uso de personagens famosos, desenhos animados, concursos ou premiações para vender ou dar publicidade a alimentos pouco saudáveis; e fazer um seguimento e aplicar regulamentos através dos organismos governamentais.
O Consumers International conta com mais de 220 organizações membros em 115 países. A idéia é construir um movimento internacional de consumidores para ajudar a proteger e a fortalecer aos consumidores em qualquer lugar do mundo.
Mais informações em www.consumidoresint.org
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