domingo, 18 de maio de 2008

ALIANÇAS SÃO POSSÍVEIS SIM

Gostaria aqui de fazer um comentário acerca do texto de Alessandra Bandeira(postado no blog do Crato). A jovem Alessandra, militante do PT, fez um texto que considero um pouco confuso. Sei que os comentários sobre a reunião acontecida entre Walter Peixoto e dirigentes do PT e PV repercutiu mal, mas, é bom que se diga que a reunião aconteceu, que houve uma tentativa de entendimento. Aliás, se não foi esse o objetivo do encontro, para que serviria uma reunião entre três partidos políticos que fazem parte da base aliado do Governo Cid Gomes (PSB)? Portanto, se surgiram informações, como a que eu postei no meu blog e depois o amigo Dihelson postou no Blog do Crato, foi porque a reunião realmente aconteceu, foi fato, e não notinha arranjada ou calúnia, ou difamação.

E mais: é bom que se diga que no triângulo Crajubar o PT está trabalhando, pelo menos em Juazeiro e Barbalha para sair numa aliança com o PMDB, seguindo orientação do governador Cid Gomes, que todos sabem, quer união dos partidos de sua base nas eleições municipais. Se o Pt fez isso, ou fará isso no Crato, estão fazendo já em outros municípios e sem estardalhaços e sem negar que quer a aliança.

Com relação à liberdade de imprensa, acredito que as pessoas tem que refletir muito ao escrever sobre o tema. O fato das pessoas discordarem de uma determinada aliança é extremamente normal. Apelar para a liberdade de imprensa é muita apelação. A liberdade de imprensa, assim como a democracia é determinante para qualquer sociedade que se queira construir independente, autônoma, moderna e democrática.

As críticas ao PT que quer se aliar ao PMDB no Crato, lógico que sempre serão maiores que uma aliança Samuel/Zé Adega. Até por que esses dois últimos são de origens política diferentes. Quem passou toda a vida criticando alianças apenas para vencer as eleições foi o PT e os partidos de esquerda, e aí quando a esquerda começa a ser pragmática(e acho isso certo, se eu fosse de um desses partidos defenderia esse pragmatismo eleitoral) as críticas aumentam porque todo mundo quer o mesmo feijão com arroz todas as eleições.

Com relação às alianças políticas, acredito numa coisa: aliança em eleição não é coptação ou casamento. Depois, todo mundo se separa. O que se deve ter cuidado na hora de fechar uma aliança é se os envolvidos (partidos e lideranças) terão força e seriedade suficientes para assumir e cumprir todos os acordos firmados.

Um esclarecimento: dizem que essa polêmica toda sobre a reunião entre PT, PV e PMDB do crato se deu após eu postar em meu blog um texto falando da reunião. Gostaria que os amigos observassem que em meu texto deu simplesmente a notícia. Foz apenas um comentário com relação ao ex-vereador Amadeu de Freitas(PT) dizendo estar surpreso por ele estar numa reunião com WP já que ele quando vereador tinha feito várias denúncias contra a gestão de Walter Peixoto.

Quanto ao fato de Amadeu de fritas ser corrupto ainda não li nenhum texto no blog com essa afirmação. Agora, quando Amadeu escreveu uma nota a mim endereçada falando que era incorruptível foi por acusações feitas por outro dirigente do PT, no caso Valdetário Brito.

Portanto, não cabe aos articulistas do blog a acusação de “acusar” sem provas. Quem criticou duramente Amadeu foi Valdetário, inclusive numa entrevista a mim concedida e veiculada na Rádio Araripe AM.

Portanto, antes dos amigos do PT acusarem os de fora, deveriam não apontar o dedo acusador entre eles mesmo.

ABAIXO O TEXTO DE ALESSANDRA BANDEIRA
Segundo a nossa constituição : " A liberdade de expressão é um direito constitucional desde que não lhe prejudique, não lhe cause mal e nem danos aos outros."
Mas como se pode avaliar até que ponto é permitido se expressar?
Quem faz essa análise?
Há um bom tempo faço parte deste Blog, sempre gostei, pois, aqui poderia ficar sabendo tudo que acontece no Cratinho de açúcar,só que de uns tempos para cá tenho visto coisas que me fazem refletir sobre a liberdade de expressão, não sou a favor da censura, mas creio que ao postar um comentário temos que ter cuidado para não ferir ninguém , mas algumas pessoas não tem essa noção.
Ultimamente o assunto do momento e a reunião PT, PV e Waltim e possível aliança , como se fosse a primeira vez na história do Crato que inimigos políticos sentassem para construir alianças.
Bem vamos aos fatos, porque ninguém questiona a possível aliança de Samuel com Zé Adega?
Porque ninguém se questiona que infelizmente a politíca no Crato é de um dinamismo impressionante.
Gente a questão é que devemos ter cuidado ao nos expressar, é muito fácil ser pedra, difícil é ser vidraça!
Sempre peço, e quem me conhece sabe muito bem disso, para ter cuidados com a generalização, e muito triste ver comentários do tipo o PT não presta , o companheiro Amadeu é corrupto, etc.
Mas cade as provas destas acusações?
Quando expressamos nossas opiniões e acusamos devemos estar pautados em documentos que provem o que esta sendo expressado.
Até parece que a corrupção no Brasil foi inventada pelo PT, mas desde que eramos colônia que já existia.
Então caros leitores e comentaristas agora estou como vidraça e vocês como pedras prontas para atirar em mim, mas atirem com a certeza de que a liberdade de expressão deve ser responsável e não uma inconsequência de argumentos que não se tem como provar.
Não generalizem, corrupção e mau carater há em todos os partidos.
Infelizmente somos nós possuidores de discernimentos que os colocamos no poder, mas também temos força para tira-los!
Pensem nisso e viva a liberdade de expressão responsável!
Vamos parar com esse maniqueísmo!
O PT é o mal e os outros partidos são bons!

2 comentários:

Unknown disse...

Tarso,
Caro amigo creio que realmente você não entendeu o que disse!
Não estou criticando a imprensa, e sim comentaristas , que postam seu pensamentos e não se preocupam em quem vai ofender ou não!
Olha o texto de Dihelson sobre Os Fins Justifica os meios, veja o meu comentario e os dos demais, que voce vera que esse texto me refiro aos comentaristas que afirmam que o PT e corrupto, e eu so peço que as pessoas não generalizem, eu não sou responsavel pelos erros de Jose Dirceu, então não quero ouvir pessoas dizendo que o PT não presta.
Eu me refiro a liberdade de expressão e não de imprensa!
Me desculpe se você interpretou como se eu estivesse atacando a impresna quando na verdade so estou pedindo que as pessoas tomem mais cuidado ao postar comentarios para não ofender quem não precisa ser ofendido.
esclarecido?

Tarso Araújo disse...

Beleza Alessandra, valeu!!