quarta-feira, 21 de maio de 2008

TRONCO SERÁ CORTADO HOJE

O tronco de angico, com cerca de 25 metros de comprimento, que servirá para a tradicional Festa do Pau da Bandeira, no município de Barbalha, será cortado hoje, na área do sítio São Joaquim, uma reserva legal de propriedade de uma fábrica de cimento Itapuí, situada na rodovia CE-060, a caminho do município de Jardim. As aroeiras, que até ano passado eram as árvores utilizadas para manter essa tradição, agora estão protegidas, sendo proibido o corte delas, uma vez que correm risco de desaparecer.

Este ano, o carregamento do pau da bandeira, evento que anualmente abre a programação em homenagem ao padroeiro de Barbalha, Santo Antônio, será realizado no domingo, 1º de junho. Parte profana da festa religiosa, a cerimônia, que já vem sendo realizada há cerca de 200 anos, é uma das principais atrações turísticas do município, que está localizado na região do Cariri, distante 550 quilômetros de Fortaleza. Este ano estão sendo esperadas cerca de 350 mil pessoas nas festividades.

O corte do angico será feito sob fiscalização de representantes do Instituto Chico Mendes e da Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe (APA), órgãos responsáveis pela autorização de retirada da madeira. Cerca de 80 homens devem participar da tradição, informa o capitão do pau, Rildo Teles. Segundo ele, o trabalho vai começar por volta das 6 horas da manhã. Após a retirada, o pau permanecerá na área da propriedade, na chamada "cama do pau", a fim de perder a seiva e estar pronto para o carregamento a 1º de junho.

Fiscalização
Jackson Antunes, chefe da APA do Araripe, revela que a fiscalização é para que não se repita o que ocorreu no ano passado e outros anteriores, quando muitas pessoas entraram na área do sítio Flores para a retirada da madeira devastando boa parte da vegetação local, que atualmente ainda se recupera dos danos. De acordo com ele, na propriedade da qual será retirado o tronco deste ano, a árvore está distante 700 metros da estrada, sendo necessário todo o cuidado por se tratar de uma reserva legal na Área de Proteção Ambiental (APA).

Antunes completa dizendo que a árvore deverá ser cortada com serra e puxada por trator até o local chamado de cama do pau, onde permanecerá até o dia do carregamento para a cidade. No dia 1º de junho, data do cortejo do pau para fixação em frente a Igreja Matriz de Santo Antônio, toda a cidade participa da festa, além dos visitantes. No dia da festividade, o imenso tronco de madeira é carregado pelos cerca de 80 homens que participam da retirada, e muitos outros que se somam aos primeiros no trajeto de seis quilômetros entre o Sítio São Joaquim e o pátio da Matriz, onde é fincado em homenagem a Santo Antônio.

A tradição é repetida desde o século XIX. Outra tradição dos festejos em homenagem ao padroeiro da cidade é a "Cachaça do seu Vigário", transportada em uma carroça que acompanha o trajeto dos carregadores do pau. A bebida é citada como o combustível para garantir força no caminho. Após erguer o tronco, alguém escala até o topo para lá amarrar a bandeira, com toda a população, turistas e visitantes assistindo. A festa inclui missas, apresentações de grupos folclóricos, barracas de comidas típicas, shows, parque de diversões. A crença local é que os que querem casar não deixem de tocar o pau de Santo Antônio, por isso há até quem tire lasquinhas dele para fazer chá. (Colaborou Amaury Alencar)

Jornal O Povo

Nenhum comentário: