quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Pesquisa Ibope: Santana tem 55% e Salviano 25%

O Ibope realizou, entre os dias 14 e 16 deste mês, a primeira pesquisa sobre a intenção de votos na corrida pela Prefeitura de Juazeiro do Norte. A pesquisa estimulada (quando são apresentados os nomes dos candidatos) mostra o candidato do PT, Manoel Santana, com 55% dos votos, seguido pelo candidato do PSDB, Manoel Salviano, com 25%. Em terceiro lugar, aparece, com 10% das intenções de votos, o ex-prefeito Carlos Cruz, que disputa a Prefeitura pelo PP. A candidata do PR, Gorete Pereira, é citada em quarto lugar por 1% dos entrevistados. Dos eleitores que foram abordados pelo Ibope, 8% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder. Na pesquisa estimulada, não houve registro de votos nulos ou em branco.

O candidato do PT, Manoel Santana, lidera, também, a corrida pela preferência dos eleitores na pesquisa espontânea (quando os eleitores citam espontaneamente os nomes dos candidatos). De acordo com os números do Ibope, Santana fica em primeiro lugar com a preferência de 45% dos votos e, em segundo lugar, está Manoel Salviano com 18% de apoio dos eleitores. O candidato do PP, Carlos Cruz, aparece com 7% dos votos, e Gorete Pereira não recebeu citação. Dos entrevistados, na pesquisa espontânea, 29% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder, e 1% disse que anularia o voto ou votaria em branco.

REJEIÇÃO
A pesquisa do Ibope apurou, ainda, a rejeição aos candidatos à sucessão do prefeito Raimundo Macedo (PSDB). O candidato do PP, Carlos Cruz, tem o maior índice de rejeição, 53%, vindo, em segundo lugar, o tucano Manoel Salviano, que tem rejeição de 45% dos eleitores. A candidata do PR, Gorete Pereira, é rejeitada por 41% dos entrevistados, enquanto Manoel Santana, do PT, tem o menor índice de rejeição: 18%. A pesquisa do Ibope, registrada sob o número 80068/2008 no Cartório Eleitoral da 119ª Zona Eleitoral, foi contratada pela Rádio Vale do Cariri de Juazeiro do Norte, ouviu 301 entrevistados e tem uma margem de erro de 6 pontos percentuais.

Metodologia da pesquisa
A pesquisa do Ibope, realizada entre os dias 14 e 16 de agosto, ouviu eleitores de 16 anos ou mais da área em estudo e teve por objetivo levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões relacionadas a assuntos políticos/ administrativos. De acordo com a amostra do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Opinião Pública, o modelo de amostragem utilizado é o de conglomerados em dois estágios. No primeiro estágio, são selecionados os conglomerados: setores censitários, com PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho) sistemático. A medida de tamanho é a população de 16 anos ou mais residente nos setores. E, no segundo estágio, são selecionados de cada conglomerado um número fixo de eleitores segundo cotas de variáveis descritas abaixo.
A metodologia tem como um dos pontos os grupos de idade (16-17, 18-24, 25-29, 30-39, 40-49, 50-69 e 70 anos e mais) e perfil de instrução dos entrevistados até 4ª série do fundamental, 5ª a 8ª série do fundamental, ensino Médio e Superior. Os dados, como fontes para elaboração da amostra, tem como base o Censo 2000, PNAD 2006 e TSE 2006. Foram 201 entrevistas, sendo que o intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 6 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

A coleta de dados tem entrevistas s pessoais com utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa. De acordo com o Ibope, as entrevistas são realizadas por uma equipe de entrevistadores contratados pelo IBOPE, devidamente treinada para abordagem deste tipo de público. A pesquisa está registrada na 119ª Zona Eleitoral de Juazeiro do Norte/ CE, sob o protocolo nº 80068/08.

Governo Lula tem aprovação de 74% da população
A administração do presidente Luis Inácio Lula da Silva tem uma taxa de aprovação de 74% dos entrevistados pelo Ibope que a consideram ótima e boa. Os eleitores definiram a administração como regular, enquanto 3% a vêem como ruim ou péssima. Os índices de aprovação do Governo Lula captados pelo Ibope em Juazeiro do Norte mostram a mesma tendência de avaliação da administração do Governo Federal registrada em outras cidades brasileiras.

Na mesma pesquisa, o Ibope ouviu, também, os entrevistados sobre a gestão do governador Cid Gomes (PSB). Para 39% dos entrevistados, a administração estadual é considerada ótima ou boa, e, para 39%, regular. Um total de 16% considera o Governo Estadual ruim ou péssimo.

E, sobre a avaliação da administração do prefeito Raimundo Macedo, a mesma pesquisa do Ibope apontou que 27% dos entrevistados acham a atual administração como ótima ou boa, 36% regular e 36% a tem como ruim ou péssima. Entre os entrevistados, 8% não souberam ou quiseram responder.

Pesquisa publicada na edição de hoje do Jornal do Cariri, que circula nas bancas de revista e gazeteiros da Região.

Nenhum comentário: