quarta-feira, 1 de outubro de 2008

52% DOS BRASILEIROS JÁ DECIDIRAM EM QUEM VOTAR

Pesquisa CNI/Ibope divulgada ontem mostra que 52% dos brasileiros já decidiram em quem vão votar no próximo domingo para as prefeituras e Câmaras de Vereadores.

O voto desse percentual de brasileiros já estava definido antes do início da propaganda eleitoral de rádio e TV. Outros 11% dos entrevistados responderam que escolheram os candidatos após a propaganda, enquanto 13% pretendem definir somente na última semana.

Rio de Janeiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou ontem, em evento na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro, o decreto que normaliza a adesão do Brasil ao acordo ortográfico da língua portuguesa — em vigor a partir de janeiro de 2009. O evento marcou os cem anos da morte do escritor Machado de Assis, um dos fundadores da Academia.

Lula disse que o incentivo à leitura é uma das prioridades de seu governo e quer que até 2009 toda cidade do Brasil tenha pelo menos uma biblioteca pública. Pelo menos 630 municípios brasileiros não têm biblioteca pública. Ele também afirmou que as salas de leitura em áreas consideradas de risco receberão computadores, agentes de leitura e melhorias no acervo e mobiliário, como parte do Plano Nacional do Livro e da Leitura.

O decreto assinado pelo presidente na ABL estabeleceu o cronograma de vigência do acordo ortográfico, que prevê mudanças na escrita de palavras, decreta o fim do trema, suprime consoantes mudas e vários acentos, além de simplificar o emprego do hífen e incluir no alfabeto as letras w, k e y. As novas regras entram em vigor em janeiro, mas as antigas permanecerão, como uso facultativo, até dezembro de 2012. Até lá, as duas regras valerão em concursos públicos, vestibulares, provas escolares e demais exames. Já os livros didáticos terão até 2010 para se enquadrar às novas regras.

.

Nenhum comentário: