sábado, 11 de outubro de 2008

GRITO DOS EXCLUÍDOS CONTINENTAL




Diversos países da América Latina e Caribe já estão preparados para o Grito dos Excluídos em sua versão continental, que acontecerá no próximo dia 12 de outubro. Estão previstas atividades na Argentina, Brasil, Paraguai, Peru, Costa Rica, Chile, Nicarágua, Panamá, Porto Rico, Bolívia, Venezuela, República Dominicana, entre outros.
O Grito teve início em 1995 no Brasil, e em 1999 se entendeu-se para a América Latina Central e Caribe. A mobilização é realizada no dia 07 de setembro no Brasil e em 12 de outubro nos demais países das Américas.

A atividade é uma nova forma de manifestação em que se dá visibilidade aos excluídos. Eles são convocados para participar ativamente da preparação das atividades. Entre os participantes estão mulheres, anciãos, jovens, crianças, indígenas, negros, camponeses, imigrantes, artistas e membros de varias crenças religiosas.

O movimento tem como objetivo lutar para superar todas as formas de exclusão social, denunciar o modelo neoliberal, que considera excludente e perverso; fortalecer a soberania dos povos e defender a vida; lutar pelo não pagamento da dívida externa, contra todas as formas de migração forçada e pela integração dos povos.

Adital

Nenhum comentário: