quinta-feira, 16 de outubro de 2008

SAÚDE PÚBLICA EM DEBATE




Ontem, 15, para discutir ao fortalecimento do SUS nos municípios a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Ceará - FETRAECE realizou uma Oficina de Formação de Multiplicadores em Gênero, Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos, realizada em Crato, com representantes de sindicatos rurais, comunicadores e agentes de saúde de onze cidades da região.

A oficina discutiu a situação do SUS nos municípios. Para os trabalhadores rurais, há muitos problemas no sistema, principalmente, quando se fala em atendimento. Muitos hospitais não mantém o plantão. Os recursos dos SUS ao mesmo tempo, não são poucos, como alardeiam algumas instituições, afirmam os sindicalistas. Muitas vezes, o que falta é compromisso em atender a sociedade, principalmente, as pessoas de baixa renda.

A FETRAECE , com essas oficinas, que acontecem em todo o Ceará, pretende fazer uma ampla mobilização em defesa do SUS e comitês municipais em defesa da saúde pública, que ficarão responsáveis por criar projetos, elaborar propostas e denunciar os descasos com a saúde pública em cada município.

Participaram representantes do Crato, Farias Brito, Tarrafas, Milagres, Campos Sales, Várzea Alegre, Aurora, Mauriti, Assaré, Nova Olinda e Barbalha.

Nenhum comentário: