quinta-feira, 6 de novembro de 2008

ARTIGO: AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA ELEITORAL DO PT-CRATO NAS ELEIÇÕES 2008





Na Política, como tudo na vida, colhemos o que plantamos. Com o Partido dos Trabalhadores do Crato, nesta eleição, esta regra foi mantida. O partido, levado por interesses pessoais de alguns dirigentes, optou por não ter candidatura própria, rachou suas lideranças e conseguiu a proeza de chegar em terceiro lugar numa corrida que, de fato, se deu entre dois concorrentes. É muita lerdeza!

Com um agravante de ter perdido uma oportunidade para consolidar lideranças do Partido. Equivocadamente optou por apoiar um nome que não é do partido e que se quer tem sua história política forjada nas lutas das esquerdas; ao contrário, se fez no que há de mais arcaico e reacionário da política local.

A estratégia eleitoral do PT-Crato, em 2008, nasceu em Fortaleza e não foi de parto normal, mas a fórceps, originando um monstrengo que abortou no nascedouro e teve como principal fruto a divisão e o conseqüente enfraquecimento do Partido. Mas conseguiu seu objetivo primeiro: apoio do PV à candidatura majoritária na capital e a manutenção da aparente hegemonia da DS local. E, de quebra, o emprego de alguns filiados.

"Os donos" do PT do Crato, de forma açodada, já em abril determinaram que o Partido não teria candidatura própria e apoiaria o PV. Os interessados nesta tese abusaram de atos ilegais para atender as ordens emanadas de Fortaleza. Rasgaram os Estatutos do PT, mentiram, caluniaram, enganaram a maioria dos filiados e assim conseguiram aprovar a infeliz estratégia.

Avaliaram que partindo na frente (PT-PV) levaria no vácuo a adesão do restante da base política do governador Cid Gomes, como se fosse possível a dois mosquitos ameaçarem o leão. O tiro saiu pela culatra. O governador percebeu a manobra e optou por outro palanque. O que era pequeno ficou nanico, mas mesmo assim deram continuidade à marcha fúnebre. Foi uma campanha fria, sem alvo definido, sem propostas, sem rumo e sem empolgação, parecia não ter comando, o que de fato não teve.

Começaram e terminaram a campanha repetindo os mesmos erros, ou seja, suplicando apoio do que há de mais retrógrado na política cratense. Uma luta inútil na busca da cara-metade. O resultado não poderia ser diferente, pífio. E agora, o que nos resta? Tentar juntar os pedaços e unir o Partido. Para tanto será necessário cortar a carne podre. Jogar fora a pequena parte que contamina o todo. Um trabalho que invariavelmente necessitará de um bom cirurgião.

Dr. Valdetário Brito
Médico
Membro do Diretório Municipal
PT Crato

Um comentário:

Armando Rafael disse...

ARMANDO RAFAEL disse...

LITERALMENTE, EIS A SÍNTESE DA ANÁLISE FEITA POR DR. VALDETÁRIO:

"Os donos" do PT do Crato (...)Rasgaram os Estatutos do PT, mentiram, caluniaram, enganaram a maioria dos filiados (...)O que era pequeno ficou nanico, mas mesmo assim deram continuidade à marcha fúnebre. (...)E agora, o que nos resta? Tentar juntar os pedaços e unir o Partido. Para tanto será necessário cortar a carne podre. Jogar fora a pequena parte que contamina o todo. Um trabalho que invariavelmente necessitará de um bom cirurgião”.


Que coisa...

6:15 AM


A.MORAIS DISSE disse...
Noutras ocasiões fiz algumas ressalvas em seus comentarios. Desta feita não há o que acrescentar ou suprimir, voce falou tudo. Disse a verdade. Se alguem duvida recorra ao resultado.

7:03 AM


LUIZ DELLINGTON disse...
Sei de dois nomes bom para essa cirurgia. Dr. Guimarães ou Dr.Eudes, fora esses dois, somente um resolve, e ai vai mais uma dica: DEUS.
Se o PT do Crato quiser continuar as suas lutas com essa divisão, acho melhor vcs entregarem o partido a outros dirigentes.
Aí uma parte vai para o PSOL e a outra para o PSTU, resolvido.
E VIVA OBAMA...

7:44 AM