quarta-feira, 5 de novembro de 2008

GOVERNANÇA DA ÁGUA



O Governo do Estado, através da SRH, COGERH e SOHIDRA estarão realizando nos dias 05, 06 e 07 de novembro, no Hotel Seara, em Fortaleza, o Seminário Internacional Governança da Água: A bacia hidrográfica e os ecossistemas.
O evento tem como objetivos, divulgar e debater experiências nacionais e internacionais em Governança da Água tendo como foco a bacia hidrográfica e os ecossistemas. Especialistas de três continentes farão as palestras, que tem como público-alvo, técnicos, estudantes, pesquisadores e pessoas interessadas na temática do meio ambiente e recursos hídricos.

Histórico dos Recursos Hídricos no Ceará
No final da década de 1980, o Estado do Ceará se incorpora ao movimento mundial de criação de um novo modelo da gestão das águas como um dos pioneiros no Brasil. Um passo importante foi a criação da Secretaria dos Recursos Hídricos - SRH e da Superintendência de Obras Hidráulicas - SOHIDRA, em 1987, proporcionando instrumentos legais, jurídicos e institucionais para formular a nova política. Nesse contexto, em 1993, foi criada a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará - COGERH, com a missão de gerenciar os Recursos Hídricos de domínio do Estado e da União (por delegação), promovendo seu uso racional, social e sustentado.
Nesse ano de 2008, completam-se 21 anos da SRH e SOHIDRA e 15 anos da COGERH. Conseguimos vitórias e vivenciamos experiências que merecem avaliação. O Sistema de Recursos Hídricos do Ceará aproveita o momento para olhar o futuro; para olhar o mundo e ver o que está sendo realizado e o que há de mais avançado, visando garantir um modelo eficiente e socialmente justo na gestão das águas. É nesse sentido que iremos realizar o Seminário Internacional de Gestão de Água, com tema central: Governança da água, a bacia hidrográfica e os ecossistemas.
Várias autoridades e cientistas de prestígio internacional foram convidados para apresentarem a nova visão acerca da gestão das águas. O Governo do Estado, a SRH, a COGERH, a SOHIDRA e o Comitê Organizador do evento esperam que essa seja uma grande oportunidade para ampliar conhecimentos, aumentar as articulações na política da administração das águas e incentivar a participação das populações nas decisões e na preservação da água, proporcionando uma reflexão na busca de uma Governança da Água mais eficiente e mais justa para toda a sociedade.

Homenagens
Durante o evento, será lançado o Carimbo e o Selo Comemorativo dos 15 anos da Cogerh. Além disso, será feita a entrega da Medalha Piquet Carneiro, ao Professor Vicente de Paulo Pereira Barbosa Vieira, da UFC, e da Medalha Francisco Gonçalves de Aguiar ao deputado federal Ciro Ferreira Gomes. Na ocasião, também será entregue a Comenda dos 15 da Cogerh, a Francisco Lopes Viana, ex-presidente da Companhia; e da Comenda dos 21 anos do Sistema de Recursos Hídricos do Estado do Ceará, tendo como agraciado o ex-secretário dos recursos hídricos, Hypérides Pereira de Macêdo. O Seminário prestará também uma homenagem ao geógrafo Antônio Ribeiro Zaranza (In Memoriam), pela valiosa contribuição e relevantes trabalhos desempenhados na área de meteorologia e gestão dos recursos hídricos no Ceará.

Nenhum comentário: