domingo, 16 de novembro de 2008

ENTREVISTA COM RENATO DANTAS



“Cultura deve ser prioridade em qualquer governo”


Segue abaixo, entrevista com o Secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Renato Dantas, publicada no informativo Flor de Piqui, órgão informativo oficial da 10ª Mostra SESC Cariri de Cultura.


Flor de Piqui: O que a Mostra proporciona ao município? Ela e importante para a cultura local?

Dantas: É um evento muito rico, não só para a administração pública, mas para a região do Cariri. Uma Mostra deste porte possibilita a demonstração da cultura e das tradições do nosso povo, além da troca de conhecimento, movimentando a economia, promovendo o turismo, gerando empregos sazonais e aumentando a renda dos grupos da tradição da região. É o acontecimento artístico cultural mais importante do centro-nordeste.

Flor de Piqui: A Mostra pode ser considerada um auxílio ao poder público no cumprimento do papel social e cultural?

Dantas: A Mostra ajuda a região toda a promover cultura. Propicia ao poder público inserir-se no momento para dar visibilidade à política cultural do município, através da estrutura, do espaço e da divulgação de ações.


Flor de Piqui: O senhor acredita que falta estrutura, espaço e capacitação para manter vivas as culturas populares na região?

Dantas: Há uma carência generalizada de espaços para a expressão da cultura e da arte. Um exemplo é o Cariri que tem 28 municípios e não chega a 10 teatros, a maioria deles está em Crato e Juazeiro, três cada. Quando uma instituição como o SESC resolve contribuir com o dinamismo cultural, através da construção de um teatro, par exemplo, só nos deixa orgulhosos pela magnífica ação social.


Flor de Piqui: Ações na área de cultura são prioridades publicas em Juazeiro?

Dantas: Eu diria que sempre devem ser prioridades de qualquer governo na região. Porém, é necessária a união das três esferas públicas e sociedade civil para criar condições de eleger o setor como prioridade. Nós nos sentimos felizes por ter cumprido três grandes prioridades nossas: conseguir vestimentas adequadas para os 43 grupos do município; reviver a dança do coco que estava esquecida e incrementar em 30% a renda das apresentações de cada grupo, que acontecem 129 vezes por ano, em três apresentações cada um. Porém, há um grande desafio pela frente, que e a construção de um Centro da Tradição em Juazeiro do Norte, que não vai ser só um espaço para apresentações, mas vai registrar as tradições e dar autonomia financeira aos grupos. Esse Centro teria oficinas para a fabricação de elementos característicos dos grupos, os quais seriam colocados no mercado. É um grande desafio para os próximos governos.

Flor de Piqui: Na área cultural, em que Juazeiro se diferencia das outras regiões?

Dantas: Juazeiro tem como base da sua cultura a alma popular do Nordeste, O que a diferencia das outras regiões, por ser o local dessa expressão ou manifestação artística. Está no Juazeiro a alma do nordestino.


Flor de Piqui: O senhor vê possibilidade de integração entre cultura e turismo na região?

Dantas: Tanto poder público, quanto sociedade civil, já estão fazendo este trabalho para que o turismo mostre a região como espaço de diversificação da cultura, manifestações artísticas, religiosas e populares; ao mesmo tempo em que essa diversidade se torna um chamamento turístico. Há essa troca, este intercâmbio. O mais importante que o Cariri esta fazendo é partir das raízes culturais para criar asas e mostrar ao mundo uma arte diferenciada das outras regiões do Brasil. Uma arte contemporânea que expressa o querer, o pensar e o fazer da nossa população caririense.

Nenhum comentário: