domingo, 16 de novembro de 2008

COLUNA CARIRI DE HOJE




BEZERRA DE MENEZES

Com mais de dois meses de exibição nos cinemas, o filme Bezerra de Menezes: o Diário de um Espírito apresenta números de bilheteria surpreendentes a cada dia. Para atingir o público distante das capitais, a produção está passando por um rodízio de salas, estreando em cidades do Interior. No Ceará, depois de passar pelos municípios de Sobral e Maracanaú, está agora sendo exibido em Juazeiro do Norte, no cinema do Cariri Shopping. No último fim de semana, a produção cearense superou a marca dos 415 mil espectadores. Para suprir a crescente procura pelo filme desde a estréia, a distribuidora Fox Filmes vem ampliando o número de salas de exibição, que atualmente somam 65 em todo o Brasil.

CADÊ O DINHEIRO?

Silêncio de cemitério. Os deputados federais do Cariri nada dizem sobre o fato de o governador Cid Gomes (PSB) ter solicitado e ficado com 16 das 19 emendas da bancada federal cearense no orçamento da União. Até agora, os caririenses não ouviram nenhuma manifestação dos deputados sobre o assunto ou sobre o que de concreto virá para a região.

MUDAR PARA MELHOR

Na cidade de Barbalha, o prefeito eleito José Leite (PT) preparando terreno para sua posse. Vai eleger a mesa diretora e quer tranqüilidade para dirigir os destinos da terra dos verdes canaviais. Leite tem dito para amigos e colaboradores que irá mudar o perfil da cidade para melhor.

CEASA

A cidade de Barbalha está aguardando o início das obras da central de Abastecimento (Ceasa) para janeiro de 2009. A promessa do governador Cid Gomes (PSB) está sendo aguardada por toda a sociedade. O prefeito José leite garante que está tudo certo.

PRAÇA

A Praça Siqueira Campos passou por uma ampla reforma nos últimos noventa dias. Tem muita gente reclamando e, em parte concordo, que colocar pedra cariri deixou a praça um pouco mais feia. Deveriam ter usado um material que deixasse o piso mais bonito.

DEIXA SAUDADES

A Mostra Sesc Cariri de Cultura terminou. Deixa saudades, pois nestes dias, a região do Cariri ficou mais colorida, mais rica em cultura, mais alegre e festiva. Hotéis lotados, bares e restaurantes cheios de gente de todos os cantos. Teatros em movimento, ruas e palcos espalhados por 15 cidades. Não tem como não deixar saudade, e uma marca registrada: a da organização, de ter acertado um evento que marca o Cariri, deixa seu registro e promessas positivas para o futuro.

ILHAS DE CALOR

Um estudo está chamando a atenção em Juazeiro do Norte. Um grupo de alunos da Escola Paraíso fez pesquisa e detectou que estão sendo formadas em Juazeiro ilhas de calor. O fenômeno é decorrente da urbanização desenfreada da cidade. Para o professor João Ludgero, que acompanhou os estudantes na pesquisa, o próximo prefeito tem que pensar o crescimento urbano com qualidade de vida e proteção ao meio ambiente.

BERRO CARIRI

O Berro Cariri, que se realizará de 4 a 7 de dezembro, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, irá investir mais no setor da ovinocaprinocultura. Agências bancárias estarão de plantão para oferecer crédito aos produtores. No Berro, os visitantes terão ainda uma programação cultural voltada para a cultura popular. A coordenação é de Moura Leitão.

A MAIS ADMIRADA

A Grendene conquistou o primeiro lugar no segmento calçados na premiação "As empresas mais admiradas do Brasil 2008", promovida pela Cara Capital, em parceria com a TNS InterScience. A Grendene manteve o primeiro lugar na premiação no segmento de calçados. O resultado de "As empresas mais admiradas do Brasil 2008" foi obtido por meio de pesquisa. Foram 1.124 entrevistas junto a presidentes, vices, superintendentes e diretores de empresas mais importantes de cada segmento de negócio. No Cariri, a unidade da Grendene funciona em Crato, ofertado mais de 5 mil empregos.

VESTIBULAR

A Faculdade Paraíso está com as inscrições abertas para o vestibular 2009. Ao todo, são 500 vagas para os cursos de Direito, Administração e Sistemas de Informação. A FAP é reconhecida por oferecer ensino de qualidade, com bom desempenho no Enade e ter parecer favorável da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


Anote: Contos para arrepiar


Sete contos de arrepiar, um dos livros mais interessantes do escritor Flávio Morais chega às minhas mãos. Recebi em casa o livro deixado por ele. Fico feliz em saber que temos no Cariri um escritor tão talentoso. Que produz literatura como quem passeia numa manhã de domingo de mãos dadas com seus filhos, ou seja, com tranqüilidade. Sem muito esforço. O livro traz sete contos de terror, contidos no imaginário popular. Parabéns para esse homem, das letras e da lei. Flávio Morais é, também, juiz da Comarca de Jardim.


VAI CONCLUIR


Imagem das obras paralisadas do Centro de Apoio aos Romeiros, em Juazeiro do Norte. A boa notícia é que o governador Cid Gomes (PSB), em reunião com o prefeito de Juazeiro Raimundo Macedo (PSDB) e o prefeito eleito Manoel Santana (PT), na semana que passou, acertou concluir essa obra que é importantíssima para a terra de padre Cícero Romão Batista.

Coluna publicada no Jornal O Povo, edição de hoje

4 comentários:

José Sales disse...

Caro colunista Tarso Araújo.
O Projeto Geopark Araripe será uma realidade do Cariri em muito pouco tempo. Além de todo o apoio internacional pela Rede Global de Geoparks Nacionais - Global Network of National Geoparks - e UNESCO, existem 12 milhões de reais disponíveis para implantação do mesmo, depositados pelo Banco Mundial.

José Sales disse...

Estiveram aqui no Seminário Internacional sobre Geoparks e Geoturismo, o Geólogo Guy Martini, da Réserve Géologique de Haute Provence,na França, que participou da "invenção" em 1991 da proposição que hoje tem 50 unidades em todo o mundo, os Geoparks Nacionais, como programas de desenvolvimento sustentável; Dr. Armindo Jacinto do Geopark Naturtejo, em Portugal; Rosaria Modica, do Geoparparjk Madonie, do Sul da Itália; Candace Slater, da Universidade da California, uma das maiores autoridades internacionais em tradições orais, crendices populares, que há 25 anos estuda as Romarias do Padre Cícero Romão Batista, o nosso "Padim" Padre Cícero; Prof. Paulo Bongiani, dos Instituto de Geociencias da USP, além do nosso conhecidissimo Prof. Gero Hilmer do Instituto e Museu de Geologia da Universität Hamburg. Aproximadament 350 pessoas estavam escritas no evento, que foi realizado entre os dias 13 e 14 de novembro, no Auditório Celso Furtado, do Centro Administrativo do BNB Passaré.

José Sales disse...

Acessem o site http://www.geoparkararipe.blogspot.com/ para outras informações.

José Sales disse...

Faltou uma participação bem mais efetiva e proativa da URCA/Universidade Regional do Cariri. Afinal de contas, a concepção do Geopark Araripe saiu desta Universidade, em 2005, para logo depois ser credenciada pela UNESCO, em 2006, sob orientação do Prof. Gero Hilmer e com participação dos Professores José Sales(UFC), André Herzog(URCA) e Alexandre Feitosa Sales(URCA) através do Application Dossier for Nomination Araripe Geopark UNESCO.