terça-feira, 4 de novembro de 2008

FALTA DE INCENTIVO AO TURISMO EM LAVRAS DA MANGABEIRA

Com uma área de 20 hectares e sem nenhuma estrutura para a manutenção do local, o topógrafo Bosco Cavalcante, proprietário do empreendimento Boqueirão de Lavras, pensava em contar com o apoio do município como aliado para área de investimentos e atração de turistas. O sonho ficou para trás e, hoje, Bosco lamenta a falta de um melhor acesso para a essa agradável área de lazer na Região do Cariri.

''Com uma estrada, teríamos um bom movimento de visitantes, gerando empregos e renda. Não temos estradas. São feitos pequenos trechos de calçamento. Tive que investir recursos próprios para poder legalizar toda a área e torná-la em uma reserva de propriedade particular natural'', expôs Bosco Cavalcante, ao afirmar que, no Boqueirão de Lavras, existem uma vegetação arbórea e a caatinga, além de um bom número de animais silvestres e que são proibidos de serem mortos ou até mesmo caçadas.

Sem o apoio do poder público municipal na construção de infra-estrutura e melhor acesso ao local, Bosco não desiste de sonhar como empreendedor. Em seus planos, está a construção de chalés e a contratação de salva-vidas e seguranças particulares. ''São investimentos que teriam um retorno mais rápido, com a geração de empregos, se encontrássemos apoio do poder público'', acrescenta.

No boqueirão, existe uma história dos tempos antigos onde até cavernas foram descobertas. Há nas cavernas, uma grande quantidade de morcegos que inclusive se alimentam do peixe e tem uma escada natural dentro de uma área nunca explorada por arqueólogos ou historiadores. Podem ser vistas, também, pedras com pegadas rupestres e, ainda, não identificadas as suas originalidades. ''Se não houver um incentivo maior para que eu possa dar continuidade a este projeto, o município de Lavras da Mangabeira poderá ficar sem o seu cartão postal turístico'', alerta Bosco. (Colaborou Amaury Alencar)

Nenhum comentário: