terça-feira, 18 de novembro de 2008

Macedo X Santana: Câmara aprova concurso público e gera primeira crise na transição






O conflito está aberto. Uma mensagem do prefeito Raimundo Macedo (PSDB), que disciplina a realização de concurso público no apagar das luzes da atual administração, deixou contrariado o prefeito eleito Manoel Santana (PT). Santana ficou desapontado com a decisão da Câmara Municipal de aprovar a mensagem enviada por Raimundão, abrindo a primeira crise entre ambos. A mensagem foi aprovada inclusive com o voto de um ferrenho opositor de Macedo: o vereador Sávio Bezerra (PTB), orientado pelo irmão deputado federal Arnon Bezerra.


Primeiro conflito

Macedo aprova concurso
e contraria Santana


O prefeito eleito de Juazeiro do Norte Manoel Santana (PT), sofreu a sua primeira derrota na relação com o atual prefeito Raimundo Macedo (PSDB). Na sessão da última terça-feira, os vereadores aprovaram Projeto de Lei do Poder Executivo que disciplina a realização de concurso público para preenchimento de 200 cargos. Santana ficou irritado porque a medida poderia ficar para 2009, mas Macedo não o ouviu e decidiu aprovar a mensagem.


Dos 13 vereadores de Juazeiro, apenas nove vereadores estiveram presentes à sessão. Ao saber da votação do projeto, o vereador Darlan Lobo (PSDC) pediu vistas à mensagem, mas foi derrotado por 5 a 4. O pedido de vista teve por base a Lei Completar 101, de 4 de maio de 2000, que estabelece que “é nulo de pleno direito o ato que provoca despesa com pessoal, expedido nos 18º dias anteriores ao final de mandato.” O projeto foi aprovado por 5 votos a 4 com o voto de minerva dado pelo vereador Sávio Bezerra.


Poucos minutos antes do início da sessão, o prefeito eleito Manoel Santana esteve no plenário e conversou com alguns vereadores. Santana fez ponderações para a votação ser adiada. Acabou sendo atropelado pelos aliados de última hora de Macedo. O mais estranho é que vereadores da bancada do atual prefeito votaram contra o projeto e outros que fizeram oposição a Macedo apoiaram a iniciativa.

Para Darlan Lobo, os vereadores foram pegos de surpresa: “foi combinado na sala do presidente que não iríamos colocar esse projeto em votação. Quando chegamos ao plenário, o projeto já estava na pauta de votação’’, afirmou Darlan, adiantando que pediu cópias da ata e da fita de gravação da sessão. Ele quer que o Ministério Público Estadual investigue a realização do concurso. Na última terça-feira, o Ministério Público Estadual barrou concurso semelhante que estava com inscrições abertas no Município de Caucaia.


O Secretário Municipal de Administração, José Ivan, que participa da equipe de transição indicada pelo prefeito Raimundo Macedo, disse à reportagem do JC que o projeto aprovado respaldado em orientação do Ministério Público Federal do Trabalho, mas não quer dizer que o concurso será feito agora. “Todo mundo que conhece concurso sabe que isso não é feito da noite para o dia, a gestão municipal do Juazeiro é quem fará, quem vai encaminhar esse concurso”, deixando claro que a gestão vindoura, de Manoel Santana, é quem irá realizar o concurso público.

Jornal do Cariri

Nenhum comentário: