sábado, 10 de janeiro de 2009

COLUNA CARIRI DESTE DOMINGO




DIFICULDADES

As primeiras dificuldades do prefeito Manoel Santana (PT), de Juazeiro do Norte ficarão evidentes com o passar dos dias e a chegada de fevereiro. Na Câmara Municipal, o presidente da Mesa Diretora, José de Amélia Júnior (PSL), pode ser um entrave, ou não, para as pretensões do petista. As negociações e o jogo de cintura podem determinar a relação entre executivo e legislativo na terra de padre Cícero.

FRÁGIL
O deputado estadual Sineval Roque (PSB) foi o grande derrotado na eleição da presidência da Mesa Diretora da Câmara do Crato. Com seis vereadores eleitos pela oposição, em um total de onze, ninguém esperava que dois vereadores votassem no candidato da situação, do PSDB, Francisco Hélder de Oliveira França. O resultado mostrou a fragilidade da articulação política do parlamentar Roque.

DÍVIDAS
O prefeito de Barbalha José Leite (PT) está literalmente com as mãos na cabeça. Nada demais. Apenas umas dívidas deixadas pelo ex-prefeito Rommel Feijó (PTB), num total de R$ 8 milhões. INSS e Coelce são os principais credores. José Leite terá muito chão a percorrer, e muitas dívidas para negociar.

CRISE
Uma marcha contra o desemprego. Assim sindicalistas e lideranças comunitárias querem marcar o mês de fevereiro no Cariri. A marcha deve se dar em função de demissões que começam a acontecer em algumas fábricas em Crato e Juazeiro do Norte. Sindicalistas prevêem recessão vindo por aí.

MOVIMENTOS
No mês de fevereiro, a Central Única dos Movimentos Comunitários do Crato (Cemac) realizará evento com associações de moradores. O objetivo é avaliar as políticas públicas voltadas para saúde e habitação. Ainda, discutir a criação e instalação do fórum permanente municipal de políticas públicas no Cariri.

RESTAURAÇÃO
Um projeto que será bem recebido no Crato. A restauração de imagens sacras do Museu Histórico. A restauração será feita por Gabriella Federico, e custará aos cofres públicos R$ 200 mil. A verba será da Secretaria de Cultura do Estado.

DOCE IDÉIA
A primeira-dama do Crato, Mônica Araripe, ainda comemorando os números do Doce Natal, um dos mais importantes projetos socais da região. Cerca de 17 mil brinquedos foram distribuídos na festa de encerramento, no estádio Mirandão. O Doce Natal é feito sem gastar um centavo do poder público, participação de voluntários e doação de cidadãos e empresários cratenses.

DOUTORADO
O professor Evilásio Martins Vieira, do curso de educação física, da Universidade Regional do Cariri (Urca) está concluindo sua tese de doutorado em educação, feito na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A tese será sobre a “formação dos professores de educação física à luz do materialismo histórico-dialético”. A defesa se dará em 2011.

Nenhum comentário: