sábado, 30 de julho de 2011

LULA CRITICA SERRA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez críticas ontem ao ex-governador de São Paulo e candidato derrotado à Presidência em 2002 e 2010, José Serra (PSDB). Lula acrescentou que a candidata do PT à Presidência em 2014 é Dilma Rousseff.

“Serra deveria falar pelo PSDB, ele não está conseguindo resolver com Aécio (Neves) e quer resolver o problema do PT? O Brasil tem uma candidata em 2014 que é a Dilma. Só há uma hipótese de ela não ser a candidata: se ela não quiser”, disse o ex-presidente.

Em entrevista ao jornal espanhol El País, Serra disse que a probabilidade do ex-presidente disputar o Planalto em 2014 é muito alta e que o petista nunca deixou de estar em campanha. Lula disse não acreditar que a oposição possa contribuir com o governo. “Não acredito, é como jogador que está no banco de reserva, diz que está torcendo pelo companheiro, mas quer que ele se contunda. Quando a oposição disser que quer contribuir, é tudo ao contrário. Eles estão torcendo para voltar a inflação e o desemprego aumentar”.

Sobre as prévias no PT para decidir os candidatos em 2012, o ex-presidente afirmou que cada cidade deve decidir se haverá ou não, e que São Paulo ainda não tem uma posição sobre o tema.

Lula disse ainda não acreditar numa reforma tributária geral e destacou que o ministro Guido Mantega (Fazenda) defende reformas pontuais.

O ex-presidente reiterou ainda que não considera que a carga tributária seja alta, que o que precisa melhorar é o gasto que é feito com o que é arrecadado.

INVESTIGAÇÃO PARA O CASO DOS BANHEIROS

O caso envolvendo Governo do Ceará, Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o deputado Téo Menezes (PSDB) na construção de banheiros em associações do Interior do estado pode gerar abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa. A iniciativa é do deputado estadual Heitor Férrer (PDT), que vai protocolar o pedido no próximo dia 2 de agosto, quando as atividades parlamentares voltam do recesso.

O pedetista explica que a investigação deve ocorrer porque o repasse das verbas não investidas partiu do Governo. “Nesse caso, a corrupção nasce dentro do Governo, que é quem tem a chave do cofre, quem liberou o recurso e quem não cumpriu o que está determinado no convênio”, justificou o opositor.

Ele ainda não começou a colher as 12 assinaturas necessárias para a instalação da comissão por conta das férias dos deputados, mas lembrou que a base do Governo é larga o suficiente para que o pedido não siga adiante. “Já apresentei três pedidos de CPI nesta legislatura (desde fevereiro) e todos foram enterrados”, lamentou.

MORRE O FILHO DO VEREADOR ACRÍSIO SENA, DIMITRI ALMEIDA SENA

O filho do vereador Acrísio Sena, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, morreu em um acidente no fim da manhã deste sábado, 30. Dimitri Almeida Sena, 24 anos, estava em uma motocicleta, uma Honda Bros de cor preta, quando colidiu na traseira de uma Kombi.

A colisão ocorreu na avenida Domingos Olímpio, esquina com rua Assunção, no Centro da Capital. Ainda de acordo com a AMC, o veículo estava parado no semáforo. Quando ia dar partida, o motorista sentiu o impacto da colisão. Com o impacto, o corpo do rapaz foi arremessado na pista. Segundo informações da Autarquia Municipal de Trânsito, (AMC), o jovem usava capacete.

O condutor da Kombi foi submetido ao teste do bafômetro, mas o resultado deu negativo. Ele foi conduzido ao 34º Distrito Policial (Centro), para prestar esclarecimentos.

De acordo com informações da assessoria de comunicação do vereador Acrísio Sena, o velório acontece ainda hoje, às 17 horas, na funerária Ternura, localizada na rua Padre Valdevino. O enterro deve ocorrer na manhã de domingo, 31, em local ainda a ser definido.

A assessoria de comunicação do vereador informou ainda que Dimitri era universitário e trabalhava na área de computação.

» Mais informações em instantes.

Redação O POVO Online

CAMPANHA DO ALEITAMENTO MATERNO

Nesta segunda-feira, 1º de agosto, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) realiza duas ações de promoção da saúde das crianças e das mães. Às 8h30min, no Hospital Infantil Albert Sabin, a Sesa fará a abertura da Semana do Aleitamento Materno e o lançamento da Caderneta da Gestante. O Albert Sabin, onde funciona um banco de leite humano mantido por 40 mães doadoras, fica na Rua Tertuliano Sales, 544, Vila União.

O leite materno é um dos principais responsáveis pela redução da mortalidade infantil no Ceará. Indicadores da Sesa revelam que na proporção em que o índice de aleitamento aumenta cai a Taxa de Mortalidade Infantil. Em 1999 o índice de aleitamento no Estado era de 55,6% e em 2009 subiu para 71,1%. Isso significa que de cada 100 crianças com até quatro meses de vida 76 são alimentadas somente do leite materno. Nesse mesmo período, de 99 a 2009, a Taxa de Mortalidade Infantil foi reduzida de 28,7 para 15,3. Ou seja, de cada mil nascidas vivas 15,3 morrem antes de completar um ano de vida.

TRABALHO DECENTE NA COPA DE 2014

Na próxima segunda-feira (1º), às 8h30min, no Estádio Castelão será lançada a campanha “Trabalho Decente antes da Copa 2014 e além”. Trabalhadores e dirigentes se reunirão com o objetivo de mobilizar os trabalhadores da construção civil pesada do Ceará, para a discussão e inspeção nas obras do estádio, assim como apresentar um balanço e planejar os próximos passos da campanha.

O evento está sendo realizado em todas as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 pela Internacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM), uma federação sindical global que reúne 328 sindicatos de 130 países, representando cerca de 12 milhões de trabalhadores. No evento, estarão presentes o secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, o gerente administrativo-financeiro do Consórcio Castelão, João Eduardo Couceiro, o vice-presidente para a América Latina e Caribe, Edison Bernardes, o coordenador de projetos da ICM, Maurício Rombaldi, e o presidente do SINTEPAV-CE, sindicato que representa a categoria no Estado do Ceará, Raimundo Nonato Gomes.

AINDA EXISTE TRABALHO ESCRAVO NO CE

Quatro das 251 empresas denunciadas por trabalho escravo nos registros do Ministério do Trabalho estão no Ceará. Os empregadores autuados no Estado são Agrovale/Fazenda Araças, em Paracuru (com 141 trabalhadores resgatados), Fazenda Lagoa do Canto, em São Gonçalo do Amarante (20 trabalhadores), Libra Ligas do Brasil/Fazenda Tabuleiro, em Parambu (51 trabalhadores) e Mundial Construções e Limpeza, em Ubajara (48 trabalhadores).

Ontem, 48 pessoas foram incluídas no cadastro de empregadores autuados por exploração do trabalho escravo. Conhecido como lista suja do trabalho escravo, o cadastro, atualizado ontem pelo Ministério do Trabalho, tem 251 infratores que exploram trabalhadores em situação análoga à de escravo.

Do total, quinze empregadores tiveram seus nomes retirados da lista, dois por decisão judicial transitada em julgado e dois de forma temporária por ação liminar.

Os nomes são mantidos na lista nos casos em que o empregador não quitou as multas impostas pela fiscalização do trabalho, por reincidência, e nos casos de ações que estejam tramitando no Poder Judiciário. O ministério informou que também há pessoas que recorrem ao Poder Judiciário para ter seu nome excluído da lista e, em cumprimento à decisão judicial, o nome é retirado.

Segundo o ministério, nesta atualização, foram analisados os relatórios de fiscalização e pesquisados dados das superintendências regionais do trabalho e emprego entre outros órgãos. Também foi consultado o Sistema de Acompanhamento do Trabalho Escravo do ministério. Enquanto o empregador está com o nome no cadastro, ele não recebe financiamentos com recursos públicos.

Além disso, o setor privado penaliza os infratores por meio do Pacto Nacional com medidas restritivas de relacionamento comercial.

INTERNET PARA ELEIÇÕES E MANDATOS.


Ferramenta estratégica para a comunicação com o cliente e o fortalecimento das "marcas", a internet vem mudando conceitos e hábitos - corporativos e pessoais. Exemplos não faltam. Empresas lançam novos produtos e os vendem exclusivamente pela internet. Pessoas viram celebridades da noite para o dia na rede mundial de computadores. Grandes empresas investem pesadamente na comunicação pela internet. Porém, a rede mundial de computadores ainda não aparece no planejamento de comunicação de prefeituras, da maioria das instituições públicas e até mesmo dos políticos que pretendem disputar as próximas eleições. Para auxiliar equipes de comunicação de prefeituras, órgãos públicos, mandatos e campanhas eleitorais no uso estrategico dessa importante ferramenta, Marco Iten lança o livro INTERNET PARA ELEIÇÕES E MANDATOS.

"Este não é um livro técnico. Ele não ensina a produzir site, nem os segredos da programação. O objetivo do livro é permitir que se entenda a ferramenta internet e aprenda a usá-la para estabelecer uma comunicação direta com o cidadão", explica Marco Iten.

O especialista ressalta que a internet hoje, no Brasil, é utilizada por mais de 80 milhões de pessoas (segundo o F/Nazca). Os brasileiros são campeões no quesito 'mais horas na frente do computador'. As pessoas usam a internet para trabalhar, se divertir, se atualizar, fazer compras, acessar serviços disponíveis na rede mundial de computadores e se comunicar.

O mesmo não se observa nas instituições públicas - Prefeituras, Governos Estaduais e Federal, Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais, autarquias, fundações e órgãos públicos - e nas campanhas eleitoral.

"As instituições públicas, os mandatos e as campanhas eleitorais que ainda não despertaram para o uso estratégico da internet já contabilizam perdas significativas em mobilização, comunicação e consolidação da imagem. Basta observar o processo eleitoral nos últimos quatro anos para perceber que a classe política continua engatinhando no uso dessa ferramenta", afirma Marco Iten.

No livro, o autor ressalta que o uso da internet não pode ser uma situação tópica, isolada e ocasional. Na comunicação de uma prefeitura, órgão público ou mandato é preciso pensar internet a longo prazo.

Marco Iten faz uma breve comparação da ação estratégica empreendida pela equipe de Barack Obama para a campanha à presidência dos Estados Unidos: "A ação só foi exitosa porque os partidos políticos norte-americanos são ativos, capilarizados, motivados e, principalmente, organizados. O Partido Democrata elaborou uma excelente estratégia de envolvimento, baseada na internet, que empolgou e aproveitou o que havia de melhor na ferramenta", escreve.

SECRETARIA DE SAÚDE DO CRATO ACUSADA DE DISTRIBUIR MEDCAMENTO VENCIDO

A administração Samuel Araripe vem sendo marcada com o descaso com a população, deixando a cidade do Crato em total abandono, só que desta vez a situação chegou ao extremo.

A Farmácia Central do Crato, da Secretaria de Saúde, que tem a frente o advogado Dr. Cícero França está distribuindo remédio vencido a população.

O caso aconteceu com a senhora Vandira Pires Dantas Vilar, de 72 anos de idade que faz tratamento continuo de saúde, por ter problemas cardíacos.

O medicamento vencido além de não fazer efeito, coloca em risco a vida das pessoas.

O ex-vereador Edson Vilar, o Tutu, filho de dona Vandira fala a nossa reportagem sobre a situação que colocou em risco a vida de sua mãe.

Tutu disse que sua genitora é cadastrada junto ao SUS para receber medicamentos gratuitos devido a um problema cardíaco. O dinheiro para o medicamento é enviado pelo Governo Federal e a prefeitura se responsabiliza em comprar e entregar aos usuários do sistema.

Para ele isso não é surpresas nem a primeira vez que a mãe dele recebe um medicamento vencido. “Estou fazendo a denuncia ao povo do Crato , gostaria que a população ao recebe r qualquer medicamento em Crato olhe o vencimento”, afirmou.

Para Tutu é triste a pessoa passar por um tratamento médico, porque está com um problema de saúde e em vez de ter seu direito garantido, a prefeitura do Crato distribuir remédio vencido.

Edson Vilar afirmou ainda que está entrando com uma denuncia formal junto ao Ministério Público e vai pedir explicações e punições aos culpados.

Tutu disse ainda que vai pedir ao MP que faça uma devassa na Secretaria de Saúde do Crato. Os medicamentos, segundo ele, chegam com atraso nos locais de distribuição e os atendentes ficam colocando a culpa na União.

A HERANÇA MALDITA DEIXADA POR FERNANDO LUZ

No Sítio Fazenda Nova há um caso que vem chamando a atenção e preocupando toda a população daquela comunidade e adjacências. A falta de um posto de saúde para tender as pessoas.
O único posto que existia está fechado. O prédio foi deixado pela prefeitura para ser destruído. Não há mais como atender ninguém nesse prédio.

Paredes deterioradas e destruídas. Parte do muro foi abaixo, caiu. Portas e janelas danificadas. Teto quebrado. Prédio literalmente destruído.

O posto de saúde da Fazenda Nova não atenda mais ninguém . Enquanto isso, os moradores e moradoras dessa localidade são obrigados a se deslocarem para a sede para poder receber atendimento, isso quando tem médico na Unidade Mista de Atendimento.

Essa é parte da chamada herança maldita deixada pelo prefeito cassado Fernando Luz.

SAMUEL ARARIPE CONDENADO POR DESCUMPRIR DETERMINAÇÃO DO MP

O prefeito Municipal do Crato Samuel Vilar Alencar Araripe (PSDB) foi condenado nos autos do processo 4910-34.2008 por descumprir determinação do Ministério Publico.

O MP entrou Justiça contra Samuel Araripe alegando a pratica de ato ilegal por não atendido a requisição ministerial com o objetivo que fosse encaminhados documentos necessários para fins de elucidação e investigação realizadas pelo órgão.

O que mais chama atenção foi a alegativa da administração Samuel Araripe, em que diz que não mandou os documentos por que a máquina copiadora estava com defeito, argumento não aceito pelo Ministério Publico

São mais de 1.200 cargos comissionados efetivados por Samuel Araripe. Nenhum deles com concurso público.

Veja a decisão na integra:


ESTADO DO CEARÁ
PODER JUDICIÁRIO
TRIBUNAL DE JUSTIÇA COMARCA DE CRATO –
SECRETARIA DA 4ª. VARA ____________________________________________________________________________________________________ Processo nº 2008.0032.8411-1 Natureza: Mandado de Segurança Impetrante: Ministério Público Impetrado: Samuel Vilar de Alencar Araripe SENTENÇA Cuida-se de Mandado de Segurança, impetrado pelo MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL, figurando como impetrado SAMUEL VILAR DE ALENCAR ARARIPE, partes devidamente qualificadas. Em sede de exordial, de fls.02/07, a parte autora alegou a prática de ato ilegal pelo impetrado por não ter atendido a requisição ministerial instrumentalizada no ofício de fl.39, com o fito de que fossem encaminhados ao requerente documentos necessários para fins de elucidação de investigação realizada pelo mesmo, por via do competente procedimento, objetivando a apuração de contratações irregulares por parte do Município do Crato. Instruindo o pedido, vieram os documentos de fls.08/45. Foi requerida, e concedida, liminar em favor da parte autora, com o fito de que o impetrado fornecesse os documentos reclamados pelo Ministério Público. Notificada, a autoridade impetrada juntou parte da documentação reclamada, tendo requerido novo prazo, desta feita de cinco dias, com o fito de cumprir, na íntegra, o provimento liminar, alegando que tivera problemas com a sua máquina xerocopiadora. Por seu turno, a magistrada titular deste juízo deferiu a dilação de prazo suso. Posteriormente, a autoridade impetrada comparece no caderno processual, por via da petição de fls.56/59, quando informou o seguinte: "Nesta oportunidade complementa a documentação solicitada na requisição ministerial e deferida por Vossa Excelência"(grifo e negrito nossos). Ainda naquela peça, sustentou que o não atendimento tempestivo da dita requisição se deu pelo fato da Secretaria de Administração não ter providenciado as peças reclamadas pelo MP, apesar o impetrado ter emitido memorandos para tanto. Manifestando-se nos autos, o MP, à fl.64, pugnou pela concessão da segurança, bem como pela remessa de cópia dos autos à Procuradoria Geral de Justiça para adoção de providências criminais pelo desatendimento da requisição do Ministério Público. Conclusos me vieram os autos. Passo à decisão: Como é sabido, os agentes públicos, no exercício de suas funções, devem atuar sempre obedecendo às prescrições legais atinentes à espécie e objetivando ao atendimento do interesse público. Contudo, quando pratica uma conduta que está em descompasso com a legislação pátria, pratica ato ilegal ou abusivo, dando margem à interposição do mandado de segurança. Some-se a isso que a Constituição brasileira abrigou, dentre os direitos e garantias fundamentais, a possibilidade de impetração do writ para proteção de direito líquido e certo não amparado por habeas corpus ou habeas data, desde que o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder seja autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do poder público. No caso específico dos autos temos consubstanciados todos os requisitos autorizadores do remédio heróico, senão vejamos: 1º) a autoridade apontada como coatora é o Ilmo. Sr. Prefeito Municipal, autoridade pública portanto; 2º) há expressa previsão legal no sentido de fornecer fundamento às requisições ministeriais, como as que dão conta os autos sob análise, consoante se pode inferir do que estabelece o art.26, inciso I, alínea "a", da Lei nº 8.625/93 e inciso I do art.8º da Lei nº 7.347/85; 3º) a ilegalidade se consubstanciou pelo não atendimento da requisição do MP, conforme se pode verificar das peças processuais de fls.39/41, bem como do que fora dito na própria peça de informações, onde a autoridade impetrada confirmou o não atendimento e procurou justificar tal omissão na conduta desidiosa da Secretaria de Administração. Nesse último ponto, não merece acolhimento a justificativa, posto que não comprovada, haja vista que a declaração de fl.60 dá conta apenas do recebimento de memorandos para se atender a requisições do Ministério Público, entretanto, não especifica quais, não competindo a este juízo ordenar diligências no sentido de apurar tal fato, haja vista ser ônus da parte, além da natureza do mandado de segurança, que não comporta dilação probatória e, ainda, pelo fato de que as requisições foram destinadas ao gestor máximo municipal, competindo-lhe, na condição de representante da Administração do Município do Crato, atender às requisições endereçadas ao dito ente político. Por fim, cumpre ressaltar que, embora o impetrado tenha afirmado à fl.59 que complementava naquela oportunidade o restante da documentação requisitada administrativamente pelo MP, e determinada judicialmente nestes autos, não se tem qualquer notícia no caderno processual de seu efetivo cumprimento (vide certidão de fl.53). Diante do exposto, hei por bem CONCEDER A SEGURANÇA RECLAMADA, tornando definitiva a liminar concedida às fls.47/48, o que faço com esteio no art.5º, inciso LXIX, da CF, c/c art.10 da Lei nº 1.533/51, art.26, inciso I, alínea "a", da Lei nº 8.625/93 e inciso I do art.8º da Lei nº 7.347/85. Por fim, determino a adoção da providência reclamada no item "b", fl.64. P.R.I.

Crato-CE, 12 de junho de 2009.
Dra. GERITSA SAMPAIO FERNANDES MONTETUMA
Juíza de Direito - 4ª. Vara - Titular

PEDIDA PRISÃO DE AC USADOS DA MORTE DE CASAL DE AMBIENTALISTAS

O juiz Murilo Lemos Simão, da comarca de Marabá (PA) decretou na quinta-feira - mas com informação liberada ontem pela assessoria do Tribunal de Justiça - a prisão preventiva dos acusados pela morte, no dia 24 de maio passado, do casal de ambientalistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo Silva, em Nova Ipixuna, no sudeste do Estado.

Simão estava sob críticas de movimentos sociais que o acusam de ter contribuído para a fuga dos assassinos ao indeferir dois pedidos de prisão encaminhados no decorrer do inquérito policial e com parecer favorável do Ministério Público.

Os três acusados, o fazendeiro José Rodrigues Moreira, mandante, o irmão dele, Lindonjonson Silva Rocha, e Alberto Lopes do Nascimento, o Neguinho, tiveram suas fotografias espalhadas por várias delegacias do interior do Pará e também em estados vizinhos.

MUDANÇA NA VEICULAÇÃO DE PROPAGANDA PARA CRIANÇADA.

A Câmara analisa proposta que proíbe a veiculação pela televisão de publicidade destinada ao público infantil entre 7h e 22h. Se aprovado, o Projeto de Lei 702/11, do deputado Marcelo Matos (PDT-RJ), modificará o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90). Pela proposta, a proibição valerá tanto para a TV aberta quanto para a TV por assinatura.

Marcelo Matos afirma que a medida vai inibir a exploração da "credulidade infantil” pelas agências de publicidade. "Aproveitando-se da crescente influência das crianças sobre as decisões de consumo das famílias, muitas agências focam o público infantil como principal alvo de suas campanhas, causando uma incômoda situação de coação moral sobre os pais, que se veem pressionados a comprar produtos desnecessários”, argumenta.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

RELATÓRIO DA DESIGUALDADE RACIAL NO BRASIL

Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ), com o apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), Fundação AVINA e HEIFER Internacional, lançaram na noite de ontem (28) o Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil 2009-2010 em Salvador, Bahia, região Nordeste do estado brasileiro.

O relatório é uma publicação do Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais (LAESER) da UFRJ, que tem como coordenador o Professor Marcelo Paixão, também responsável pela pesquisa.

Segundo Marcelo, o relatório tem como eixo o tema das desigualdades e monitoramento através dos indicadores econômicos, sociais e demográficos e "servirá de base para monitorar as construções das políticas públicas raciais no país”. O relatório quer também observar os avanços e recuos existentes no Brasil em termos de igualdade em todos os níveis.

Para Marcelo, "o relatório tem que ser conhecido e amplamente divulgado em todo país”. Ele foi lançado em Porto alegre, na semana passada, Rio de janeiro, Salvador, e na próxima semana em São Paulo. "Trata-se de um trabalho acadêmico, no entanto, suas informações falam não somente de dados, mas de vidas”, afirma.

O relatório aponta questões como: evolução demográfica da população brasileira segundo raça e cor; perfil da mortalidade; desigualdade de cor ou raça no acesso a educação; desigualdade no mercado de trabalho; condições materiais de vida e acesso ao poder institucional, políticas públicas e marcos legais.

O material é sugerido aos estudiosos do tema, ativistas do movimento negro, dos movimentos sociais diversos e entidades afins. Contém 83 gráficos, 90 tabelas, 37 boxes, 10 quadros e 13 mapas.

fonte: site da Adital

quinta-feira, 28 de julho de 2011

PESQUISA IBOPE

“O Ibope divulgou nesta quinta-feira uma pesquisa em que revela que 55% dos brasileiros se declararam contra a união estável entre pessoas do mesmo sexo. Os dados demonstram que a maioria discorda da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, em maio deste ano, reconheceu por unanimidade a união civil entre homossexuais .

Entre os evangélicos, 77% não aprovam a decisão do STF. Os católicos ficaram divididos: 50% afirmaram ser contra e 50% a favor da união estável entre gays. Já 63% dos homens disseram ser contra. Entre as mulheres, esse percentual é de 48%. No grupo de jovens de 16 a 24 anos, 60% disseram ser favoráveis e, entre os maiores de 50 anos, 73% são contrários.

Entre as pessoas com formação até a quarta série do fundamental, 68% são contrários à decisão do STF. Na parcela da população com nível superior, apenas 40% não são favoráveis à medida. Territorialmente, as regiões Nordeste e Norte/Centro-Oeste dividem a mesma opinião: 60% são contra. No Sul, 54% das pessoas são contra e, no Sudeste, o índice cai para 51%.

A pesquisa também fez perguntas sobre a opinião dos entrevistados com relação à adoção de crianças por casais homossexuais: 55% se declaram contrários. Entre os homens, 62% disseram não concordar que parceiros do mesmo sexo adotem uma criança. Entre as mulheres, esse percentual é de 49%. Entre os católicos, 51% disseram ser contra. Já 72% dos evangélicos e protestantes não concordam que casais gays adotem uma criança.

O Ibope quis saber ainda a opinião dos entrevistados sobre o nível de aceitação a amigos homossexuais, assim como a tolerância a médicos, policiais ou professores gays. Ao tratar de amizade, 73% dos brasileiros disseram que essa hipótese não os afastariam em nada de pessoas próximas. Outros 24% disseram que afastariam muito ou pouco e 2% não souberam responder.

Em relação à aceitação de homossexuais trabalharem como médicos no serviço público, policiais ou professores de ensino fundamental, apenas 14% se disseram total ou parcialmente contra gays trabalharem como médicos, 24% como policiais e 22% como professores. A parcela dos brasileiros que são parcial ou totalmente favoráveis é de 84% para o caso de médicos, 74% para policiais e 76% para professores.

“Os dados apresentados pela pesquisa mostram que, de uma maneira geral, o brasileiro não tem restrições em lidar com homossexuais no seu dia a dia, tais como profissionais ou amigos que se assumam homossexuais, mas ainda se mostra resistente a medidas que possam denotar algum tipo de apoio da sociedade a essa questão, como o caso da institucionalização da união estável ou o direto à adoção de crianças”, analisa Laure Castelnau, diretora executiva de marketing e novos negócios do IBOPE Inteligência.

A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 18 de julho e ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos de todas as regiões do país. A margem de erro amostral é de dois pontos percentuais.”

(Globo Online)

WALMART JUAZEIRO HOJE



fonte: Veja Juazeiro

OS ARAUTOS DA MORALIDADE JOGAM SUJEIRA PARA DEBAIXO DO TAPETE.



Na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte há 3 sábios parlamentares arautos da moral e dos bons costumes.

Eles se acham, como diria um jovem adolescente nos dias de hoje.

Se acham honestos, acima de qualquer suspeita, ligados aos trabalhadores.

Quem não conhece devem achar que se trata de 3 revolucionários preparados para morrer por uma boa causa.

Mas quem conhece não leva para casa.

Eles fazem uma dura oposição ao govenro do PT de Juazeiro. Quem não conhece deve achar que eles são do PSTU ou do PSOL, Partidos de esquerda.

Mas não são. Um é do PTB, de Arnon Bezerra, nada de esquerda.

Outro é do PSB, mas se articula com Raimundão. Um neosocialista fajuto.

E o outro é a cara do PSDB, mesmo que não seja filiado ao tucanato.


Diferentes eles tem muita coisa. Um é advogado, outro policial e o outro adora ficar com o dinheiro do Bolsa Família.

Eles tem outra diferença. Um é tucano roxo, um verdadeiro moleque de recado. Outro leva recado do Carlos Macedo, faz o que Macedo quer no PSB e na política. E o outro leva recado da própria mãe.

Mas elem tem algo em comum. Adoram jogar suas sujeiras para debaixo do tapete.
E enquanto tentam ser o arauto da moralidade para a população mal informada, fazem nos bastidores coisas pouco praticáveis a olhos vistos.

Como gostam de jogar a sujeira embaixo do tapete, vez por outra essa sujeira escapa, sem que eles vejam. E aí vêm coisas inconfessáveis à tona.

Tá começando a ruir o castelo dos arautos da moralidade.

Tarso Magno, Roberto Sampaio e Gledson Bezerra terão muito que explicar à sociedade nos próximos dias.

Eles, arautos da moralidade, são a própria imagem daquele homem que chega em casa depois de ter traido a mulher. A mulher sabe de tudo, até o motel que ele estava.

Mas ele nega até a morte. E depois, rindo, vai contar vantagem para os amigos.

Coisa de gente que não respeita ninguém.

Agora, mesmo envolvidos em várias denúncias os três devem estar contando vantagem para os amigos.

Mas, eles têm que responder mesmo é a pergunta. Fizeram ou não fizeram aquilo a que estão sendo acusados?

Se não responder fica como verdade. Não vai adiantar, arautos da moralidade, dizer que é coisa de política. Tudo é coisa de política. Inclusive o que vocês fazem.

ORÓS SANGRANDO

Deve sangrar até este fim de semana o açude Orós - segundo maior reservatório do Ceará. Localizada no Centro-Sul do Ceará, a 388 quilômetros de Fortaleza, a barragem está sangrando há 91 dias, proporpocionando um espetáculo de água na região. Outros 20 açudes também continuam cheios no Ceará.

O Orós começou a sangrar com 27 de abril. O açude, inaugurado há 50 anos, tem capacidade para aproximadamente 2 bilhões de metros cúbicos e também é usado para fins de piscicultura. A água armazenada é utilizada para abastecer Orós e outros municípios da região.

De acordo com a gerente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) em Iguatu, Vandiza Sucupira, já é de menor intensidade a sangria do Orós e, assim, não deve passar de domingo (31) o fenômeno. De acordo com a Cogerh, atualmente é de somente cinco centímetros a lâmina de sangria.

De acordo ainda com a Cogerh, atualmente há mais 20 açudes ainda sangrando no Ceará.

WALMART NO JUAZEIRO

O Walmart Brasil inaugura logo mais às 8h, a sua primeira unidade ecoeficiente do Ceará. Com investimento de R$ 35 milhões, o Hiper Juazeiro do Norte conta com mais de 50 iniciativas sustentáveis, que vão desde a gestão ambientalmente responsável de resíduos sólidos, energia e água, até o uso de materiais recicláveis e certificados. A nova unidade é também a primeira loja da empresa na cidade e na região do Cariri.
O Hiper Juazeiro – cujo salão de vendas ocupa área de 3,6 mil metros quadrados - está gerando mais de 270 novos empregos diretos, valorizando a mão de obra local. “Após pesquisas de mercado, verificamos que a região do Cariri necessitava de uma loja do formato hipermercado para atender à clientela com produtos de qualidade, mais baratos e ainda oferecer vários serviços em um só local”, afirmou Oswaldo Leivas, Vice-presidente de Hipermercados do Walmart Brasil.

CAPACITAÇÃO NA FETRAECE

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará - FETRAECE, realizou nos dias 19 e 20 de julho Capacitação Estadual sobre Estratégias de Atuação do MSTTR no Desenvolvimento Territoria”.

O evento aconteceu na Sede da FETRAECE, em Fortaleza/CE.

Na abertura do evento estiveram presentes o secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson Gonçalves, além do Secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins.

A capacitação fez parte de uma série de atividades previstas para acontecer dentro do Projeto Nacional de Articulação, Construção e Fortalecimento de Redes de Desenvolvimento e Territorialidade do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - PADRSS tendo como objetivo desenvolver um processo de mobilização para organização e inserção dos trabalhadores/as rurais assalariados, agricultores familiares, assentados da reforma agrária, jovens, mulheres, e pessoas da terceira idade nos espaços de elaboração e gestão das políticas públicas territoriais.

IRMÃO DE JUCÁ É EXONERADO

O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, acionou a Advocacia-Geral da União (AGU) para bloquear o pagamento de R$ 8 milhões à empresa de armazenagem Renascença, autorizado por Oscar Jucá Neto, demitido ontem da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) pela presidente Dilma Rousseff (PT). Neto é irmão do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) e a medida gera nova fissura na base aliada do governo, estremecida com a limpa no Ministério dos Transportes, de onde o PR está sendo desalojado.

O decreto publicado no Diário Oficial da União de ontem diz que a demissão ocorreu a pedido. Conforme denúncia publicada na revista Veja, Neto, com apenas duas semanas no cargo, aproveitou-se da ausência do presidente da Conab, Evangevaldo Pereira dos Santos, que estava numa reunião fora, para autorizar o pagamento de uma fatura antiga em favor da Renascença.

Rossi também estava em viagem oficial à França. Apressado, o diretor não percebeu que o dinheiro utilizado estava na rubrica de um fundo (Programa de Garantia de Preço Mínimo), que só pode ser usado para comprar alimentos.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL

O município de Juazeiro do Norte vai sediar dias 11 e 12 de agosto, o 1º Seminário Internacional de Direitos da Mulher no Ceará. O encontro é uma iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), para chamar atenção sobre a onda de violência contra a mulher em todo o País.
A cidade de Juazeiro do Norte, na região do Cariri, foi escolhida para sediar o evento por ser um dos locais com os maiores índices de violência contra a mulher no território nacional. As inscrições para o seminário estão abertas até o próximo dia 10 de agosto no portal da AMB (www.amb.com.br).
A idéia é reunir magistrados, membros do Ministério Público, advogados e técnicos dos governos federal e estadual, em torno da causa. E nos painéis, a Associação vai promover debates sobre a ação dos Poderes Públicos no combate à violência feminina, as raízes históricas e sociais contra a mulher, entre outros temas.

PLÁCIDO NO MUSEU

O ex-Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Plácido Cidade Nuvens, foi nomeado pela Reitora da URCA, Otonite Cortez, o novo coordenador Geral do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri. Como diretor geral está o Professor Titus Riedl e, diretor adjunto, Idalécio Freitas.

Plácido Cidade Nuvens comandou, durante a sua gestão como Reitor da URCA, o processo de ampliação, reforma e modernização do Museu de Santana, sendo também o criador do equipamento, período em que foi prefeito da cidade de Santana do Cariri, repassando aos cuidados da Universidade, em seguida.

Hoje, o Museu é uma dos referenciais do turismo científico no Estado do Ceará e recebe milhares de turistas de várias partes do País e do exterior, além de possuir um rico acervo paleontológico. São cerca de 10 mil peças expostas. Agora, ofertando também melhores condições para os pesquisadores, com meios de hospedagem e lanchonete para os estudiosos e visitantes.

PALESTRA NA URCA

O Departamento de História da Universidade Regional do Cariri – URCA promoverá palestra com o professor Virgílio Caixeta Arraes, Catedrático de História da Universidade de Brasília – UNB sobre o tema “A política externa contemporânea dos Estados Unidos da América”. O evento se realizará na próxima segunda-feira, dia 10 de agosto, as 19 horas, no Salão de Atos da URCA, situado no campus do Pimenta, em Crato.

O professor Virgílio Caixeta Arraes é graduado em história pela UNB, com mestrado e doutorado na mesma universidade. Tem título de doutor, obtido em 2005, com a tese "Relações internacionais da Santa Sé: da fragilidade à busca de autonomia". É especialista em Relações Internacionais contemporâneas e política externa do Brasil. Foi consultor do Exército Brasileiro no estudo prospectivo "Construção de cenários para o ano 2.030” e assessor de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, em 2006 e 2007. É consultor do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Possui 103 trabalhos publicados em revistas especializadas, 155 matérias veiculadas em jornais e periódicos e cinco livros publicados. Foi orientador de várias teses de mestrado e cinco de doutorado na UNB.

MP QUER PUINIR CULPADOS

O Ministério Público do Pará ofereceu denúncia ontem contra os suspeitos de matar, em maio deste ano, o casal de extrativistas José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo. Eles foram mortos a tiros no assentamento onde moravam em Nova Ipixuna, no sudoeste do Pará.

MALUF NÃO DESISTE

O deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) não descarta se candidatar à Prefeitura de São Paulo em 2012. Embora nos bastidores venha negociando apoio a Gabriel Chalita, pré-candidato do PMDB, Maluf afirmou que o assunto ainda não está em pauta no PP.

POUCOS DEPUTADOS TRABALHANDO

Três dias por semana. Eis o número de compromissos semanais obrigatórios para os parlamentares em plenário. Mesmo assim, só 5% dos deputados estiveram presentes em todas as sessões. Entre os 28 assíduos, estão Tiririca (PR-SP), o ex-jogador Romário (PSB-RJ) e o cearense André Figueiredo (PDT).

quarta-feira, 27 de julho de 2011

SONORA BRASIL NO CRATO E JUAZEIRO

Como parte das apresentações de sua 14ª edição, o Sonora Brasil traz de 31 de julho a 05 de agosto o “Comitiva de São Bendito da Marujada de Bragança”, do Pará. O grupo irá interpretar dois temas propostos pelo projeto: “Sotaques do Fole e Sagrados Mistérios: vozes do Brasil”, que mostra o repertório da música vocal, presente nas festividades populares, em devoção às entidades religiosas.



Em Fortaleza, o grupo se apresenta dia 31 de julho, às 20 horas, no Café Teatro das Marias. Em seguida, realiza shows em Sobral, no Teatro São João; em Iguatu, no Teatro SESC; em Crato, no Auditório SESC Adalberto Vamozi; e em Juazeiro do Norte, no Teatro SESC Patativa do Assaré.



Sobre o Sonora Brasil

O Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais - realiza programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil e consolida-se como o maior projeto de circulação musical do país, difundindo o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial. O principal objetivo do projeto é despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão de música. Dessa maneira, o Sonora Brasil incentiva novas práticas e hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.



Sobre o Comitiva de São Bendito da Marujada de Bragança

Comitiva é a denominação dada para grupos de foliões que peregrinam com a imagem da São Benedito, cantando folias, rezando ladainhas e visitando casas de promesseiros em grande parte da região nordeste do estado do Pará, chegando até cidades do Maranhão.

A Comitiva de São Bendito da Marujada de Bragança, constituída para o projeto Sonora Brasil, é formada pelos cantadores Zezinho Brito, rezador há mais de 20 anos e encarregado por uma das três comitivas existentes, Rafael Almeida, Waldir Santos e Nazareno Nascimento, que, além de entoarem os cânticos, tocam, respectivamente, o tambor, o pandeiro, o reco-reco e a onça (cuíca grave).





SERVIÇO



SONORA BRASIL: Entrada gratuita



Fortaleza

Local: Café Teatro das Marias (Rua Senador Almino, 233)

Data: 31/07

Horário: 20h



Sobral

Local: Theatro São João

Data: 01/08

Horário: 20h



Iguatu

Local: Teatro SESC Iguatu

Data: 03/08

Horário: 20h



Crato

Local: Auditório SESC Adalberto Vamozi

Data: 04/08

Horário: 20h



Juazeiro do Norte

Local: Teatro SESC Patativa do Assaré

Data: 05/08

Horário: 20h

VEREADOR GLEDISON BEZERRA ACUSADO DE RACHADINHA. E AGORA, ARAUTO DA HONESTIDADE?

A servidora pública municipal Marlene Brasil denuncia em um vídeo enviado anonimamente para o Site Veja Juazeiro, como era coagida por Rita de Cássia, Elizabeth Oliveira e Sancha a devolver parte do seu salário para o vereador Gledison Bezerra.

A prática popularmente conhecida como rachadinha é denunciada pela mãe de família que já não suporta trabalhar e dividir seu salário com a família do vereador juazeirense.

Até quando teremos que assistir a esse tipo de revelações de corrupção em nossa cidade?

É este o vereador que procura a imprensa para denunciar irregularidades dos outros com ar de moralista.

O Ministério Público deverá tomar uma medida imediatamente, e intervir no exercício de seu mandato, pois quem retira dinheiro a força de uma mãe de família é capaz de que?

Presidente José de Amélia, vereador Taso Magno, vereador Antônio, Roberto Sampaio, qual explicação dar à população? Tudo isso aconteceu sob vossos olhos.


ALGUMAS PERGUNTAS QUE DEVEM SER FEITAS AO VEREADOR GLEDSON BEZERRA

VEREADOR Gledson é verdade mesmo? Você fez ou não a rachadinha?

Como servidor público, você é da Polícia Civil, qual será sua postura agora? Vai pedir licença da polícia para se defender ou vai prender quem lhe acusa?


quem quiser ver vídeo basta acessar: http://vejajuazeiro.com.br/

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO CALDAS FEST

O secretário de Cultura de Barbalha Dorivan Amaro dos Santos divulgou na manhã dessa terça-feira (26), a programação oficial do Caldas Fest – Festival de Música de Barbalha, o festival que acontecerá de 11 a 14 de agosto, no Balneário do Caldas, uma das raras estâncias termominerais do Nordeste, com temperatura de 26°C, o balneário está localizado a 13 km da sede de Barbalha e abrange uma área de 4.500 ha na região serrana do município.

Segundo o secretário Dorivan Amaro dos Santos, Barbalha está de parabéns por se consolidar como o município de potencial cultural riquíssimo, onde diversos segmentos da música estarão reunidos que vão desde o cantor Lobão, passando pelos músicos da banda maranhense de reggae Tribo de Jah.

Confira a programação (Conforme passado pela organização está sujeita a alteração)

Dia 10/08 (quarta-feira)
08h00min – Oficina de Nível Básico
12h00min – Almoço
14h00min – Oficina de Nível Médio
19h30min – Palestra com Lobão – Lançamento do Livro “50 anos a Mil” (Cine Teatro Neroly Filgueira).

Dia 11/08 (quinta-feira)
08h00min - Oficina de Nível Básico
12h00min – Almoço
14h00min - Oficina de Nível Médio
20h00min – Abertura
20h30min – Show de Suzane e Lucas (Barbalha-Ceará)
21h30min – Show de Abidoral Jamacaru (Crato-Ceará)
22h30min – Lobão (Rio de Janeiro)

Dia 12/08 (sexta-feira)
08h00min – Oficinas de Nível Básico
12h00min – Almoço
14h00min – Oficina de Nível Médio
19h30min – Mostra competitiva
21h30min – Siribáh Soares e o Samba do Grande Amor (Fortaleza-Ce.)
23h00minhs – Os Águias (Barbalha-Ce)

Dia 13/08 (sábado)
08h00min – Oficina de Nível Básico
12h00min – Almoço
14h00min - Oficina de Nível Médio
16h00min – Palestra com a Banda Tribo de Jah – Uma história de superação (Cine Teatro Neroly Filgueira)
19h30min – Mostra Competitiva
21h30min – Show Kalil Gibran (Limoeiro do Norte)
23h00min – Show Tribo de Jah (São Luís-MA)

Dia 14/08
09h00min – Passeio ecológico (Trilha)
12h00min – Almoço
14h00min – Palestra Marcos Caminha Gravando em Casa: como montar seu estúdio caseiro e obter um som profissional na gravação do seu disco (Cine Teatro Neroly Filgueira)
19h30min – Final da Mostra Competitiva
20h30min – Encerramento e entrega de comendas para homenageados
21h30min – Chico Pessoa (Fortaleza)


SERVIÇO:
Caldas Fest 2011 – Realização da J A LIMA PRODUÇÕES. De 11 a 14 de agosto no Balneário Termas do Caldas, em Barbalha/CE (balneariodocaldas.com.br) Contato: (85)3251.1105. Site: www.jalimaproducoes.com.br

CENTRO CULTURAL BNB

Dia 04, quinta-feira

Música

19h30 João Mamulengo (Fortaleza-CE). 60min.



Dia 05, sexta-feira

História/Patrimônio - Conversas Filosóficas

19h A Mente para além do Ocidente - Convidado Shivan. 60min.



Dia 06, Sábado

Atividades Infantis

13h Bibliotequinha Virtual: Softwares e Jogos Educativos. Instrutora: Jozeane Rodrigues. 120 min.

13h30 Sessão Curumim: Relacionamentos. Dir.: Gordeeff. RJ, 2003, animação, colorido, 5min

13h35 Sessão Curumim: Leonel pé-de-vento. Dir.: Jair Giacomini. RS, 2006, Animação, colorido, 15min

13h50 Sessão Curumim: Lúmen. Direção: Wilian Salvador. MG, 2007, animação, colorido, 4min

14h Contação de Histórias: Circo de Histórias - Bete Gomes (Juazeiro do Norte-CE) 60min

14h Oficina de Arte: Arte com as mãos: crianças necessidades especiais (Terezinha Sousa). 60min

15h Bibliotequinha Virtual: Softwares e Jogos Recreativos: Instrutora: Janaina Negreiros. 120min.

15h Teatro Infantil: Blá - Grupo Pantin de teatro (Boa Viagem-CE) Direção: Cleiviane Marques

16h Oficina de Arte: Marionetes - Arte Milenar (José Romildo - Juazeiro do Norte) 60min

15h Teatro Infantil: Blá - Grupo Pantin de teatro (Boa Viagem-CE) Direção: Cleiviane Marques

Cinema

100 Canal

17h20 Geraldo Junior. 05min.

CineCafé/Mediador:Elvis Pinheiro

17h30 Coração Satânico (Angel Heart, Dir. Alan Parker, EUA, 1987) 112 min.

SARNEY E O TORTURADOR, USTRA E O PRESIDENTE

por Congresso em Foco - 26/07/2011 07:00

Luiz Cláudio Cunha*

O próximo desatino de José Sarney já tem hora, dia e local definidos: às 14h30 desta quarta-feira, dia 27, no Fórum João Mendes do Tribunal de Justiça de São Paulo, no centro da capital paulista.

Ali, na inesperada condição de testemunha de defesa, o senador Sarney, presidente do Congresso Nacional, vai louvar e enaltecer o maior ícone vivo da repressão mais feroz da mais longa (1964-1985) ditadura da história brasileira — o coronel reformado do Exército Carlos Alberto Brilhante Ustra.

É o homem que montou e comandou, na fase mais sangrenta do Governo Médici (1970-1974), o centro de tortura mais notório do regime, o DOI-CODI do II Exército, na rua Tutóia, a cinco quadras do ginásio do Ibirapuera, no coração de São Paulo. Sarney vai tentar livrar Ustra de uma nova condenação como torturador (a primeira foi em 2008), agora acusado pelo assassinato em 1971 do jornalista Luiz Eduardo Merlino, que sucumbiu após quatro dias de tortura brutal no DOI-CODI paulista.

As unidades de Destacamento de Operações de Informações (DOI) do Centro de Operações de Defesa Interna (CODI) instaladas nos principais comandos da força terrestre no país se converteram em sinônimo de morte e terror. Poucos saíam vivos dali. Quem sobrevivia carregava na carne e na memória as marcas do suplício. José Sarney sempre soube disso, na comprometedora condição de um dos caciques nacionais da Arena, o partido inventado pelos militares para apoiar politicamente a ditadura sustentada pelo terror metódico das masmorras de Ustra e seus comparsas.
Sarney será o único civil no banco de defesa, que ele vai dividir com um coronel e três generais da reserva. Serão confrontados, pelo lado da acusação, com o testemunho de cinco ex-presos políticos e ex-militantes — como Merlino — do Partido Operário Comunista (POC), e de dois ex-torturados do DOI-CODI: o ex-ministro de Direitos Humanos do Governo Lula, Paulo Vanucchi, e o historiador e escritor Joel Rufino dos Santos.

É sempre saudável reavivar a mambembe memória de Sarney para a sórdida natureza do ofício de Ustra e para a macabra sina de seu local de trabalho. No Rio de Janeiro, o DOI-CODI do I Exército operava no sinistro endereço da rua Barão de Mesquita, sob a direção do major Adyr Fiúza de Castro, versão carioca de Ustra. O comandante do I Exército era o general Sylvio Frota, que dizia não tolerar a tortura. Mas, nos 21 meses em que exerceu seu comando, entre julho de 1972 e março de 1974, Frota teve o dissabor de lamentar a morte de 29 presos no seu DOI.

No DOI-CODI paulista — o maior do país, que chegou a ter 400 beleguins selecionados por Ustra na barra mais pesada da PM paulista, da polícia e do Exército —, o ar também era insalubre. Nos 40 meses em que ali reinou sob o codinome de ‘Major Tibiriçá’, Ustra amargou 40 mortes e uma denúncia de tortura a cada 60 horas, segundo a Comissão de Justiça e Paz do cardeal Paulo Evaristo Arns. Em depoimento oficial ao Exército, o major camarada de Sarney contabiliza em São Paulo, no período de 100 meses entre janeiro de 1969 e maio de 1977, a prisão de 2.541 “subversivos” e o fim violento de 51 “terroristas” — como sempre, “mortos em combate” contra as equipes carcará de Ustra.

Luiz Eduardo Merlino, repórter do Jornal da Tarde, entrou como preso no DOI-CODI e, quatro dias depois, estava irremediavelmente morto, antes de completar 23 anos. Na noite de 15 de julho de 1971, ele dormia na casa da mãe, em Santos, quando foi despertado por três homens em trajes civis, armados com metralhadoras. “Logo estarei de volta”, disse Merlino, tentando tranquilizar a mãe e a irmã. Nunca mais voltou.
Merlino passou a madrugada e o dia seguinte na sala de tortura. Ao lado ficava a solitária, conhecida como “X-Zero”, uma cela quase totalmente escura, com chão de cimento, um colchão manchado de sangue e uma privada turca. O único preso do lugar, Guido Rocha, ouvia os gritos e gemidos de Merlino, submetido a sessões continuadas de tortura pelas três turmas de agentes que se revezavam em turnos de oito horas no DOI-CODI para preservar o ritmo da pancadaria ao longo do dia. Horas depois, arrastado pelos torturadores, ele foi jogado na “X-Zero”. Estava muito machucado, as duas pernas dormentes pelas horas pendurado no pau-de-arara. Para ir à privada, Merlino precisava ser carregado por Guido. Estava tão debilitado que, no lugar da usual acareação com outro preso na sala de tortura ao lado, Merlino teve o ‘privilégio’ de ser acareado na própria “X-Zero”.

Na manhã do dia 17, o enfermeiro da Equipe A de Ustra arrastou uma mesa até o pátio para onde se abriam sete celas. O carcereiro carregou Merlino até a mesa improvisada, onde o enfermeiro, com bata branca, calças e botas militares, colocou-o de bruços para massagear as pernas. Quando lhe tiraram o calção, os presos viram que as nádegas de Merlino estavam esfoladas. Os presos das celas 2 e 3 o ouviram dizer que fora torturado toda a noite e que suas pernas não o obedeciam mais. Um dos detidos, Rui Coelho, seria anos depois vice-diretor da Faculdade de Filosofia da USP. De volta ao “X-Zero”, Merlino foi submetido pelo enfermeiro ao teste de reflexo no joelho e na planta do pé. Nenhum respondeu.

Tudo o que ele comia, vomitava. Havia sangue no vômito. Guido deu uma pêra a Merlino, que lhe fez um apelo: “Chame o enfermeiro, rápido! Eu estou muito mal”, disse Merlino, agora com os braços também dormentes. O companheiro bateu na porta, gritou por socorro. O enfermeiro voltou, com outras pessoas, identificadas por Guido como torturadores. Merlino foi transferido para o Hospital Geral do Exército. No dia 20, pela manhã, o PM Gabriel contou aos presos do DOI-CODI de Ustra que Merlino morrera na véspera. “Problemas de coração”, disse. Às 20h daquele mesmo dia, dona Iracema Merlino recebeu um telefonema de um delegado do DOPS com uma versão menos caridosa: seu filho, contou o policial, matou-se ao se jogar embaixo de um carro na BR-116, ao escapar da escolta que o levava a Porto Alegre. O corpo do jornalista foi entregue à família num caixão fechado.

Dois anos depois, ainda preso no DOI-CODI, o historiador Joel Rufino dos Santos ouviu de um de seus torturadores, o agente Oberdan, esta versão: “O Merlino não morreu como vocês pensam. Ele foi para o hospital passando mal. Telefonaram de lá para dizer: ‘Ou cortamos suas pernas ou ele morre’. Fizemos uma votação. Ganhou ‘deixar morrer’. Eu era contra. Estou contando porque sei que vocês eram amigos”.

O laudo do IML, assinado por dois médicos legistas, apontava como causa da morte “anemia aguda traumática por ruptura da artéria ilíaca direita”, e finalizava com uma suposição nada científica: “Segundo consta, foi vítima de atropelamento”. Amigos de Merlino acorreram ao local do suposto atropelamento, e não encontraram nenhum vestígio do acidente. Não houve registro policial, o atropelador não deixou pistas. A censura impediu a notícia da morte de Merlino. Só no dia 26 de agosto de 1971 é que O Estado de S.Paulo conseguiu vencer a barreira, publicando o anúncio fúnebre para a missa de 30⁰ dia na Catedral da Sé. Quase 800 jornalistas compareceram ao culto na Sé, cercada por forte aparato policial, que incluía agentes com metralhadoras infiltrados até no coro da igreja.

Esta é a história que José Sarney vai ouvir no tribunal. A estória que o coronel Ustra contará é a mesma de sempre e foi antecipada por ele, no início do mês, num site de ex-agentes da repressão e nostálgicos da treva, o Ternuma, abreviatura de ‘Terrorismo Nunca Mais’.

Esta é a delirante, cândida versão de Ustra: “Ao voltar [da França, Merlino] foi preso e, depois de interrogatórios, foi transportado em um automóvel para o Rio Grande do Sul, a fim de ali proceder ao reconhecimento de alguns contatos que mantinha com militantes. Na rodovia BR-116, na altura da cidade de Jacupiranga, a equipe de agentes que o transportou parou para um lanche ou um café. Aproveitando uma distração da equipe, Merlino, na tentativa de fuga, lançou-se na frente de um veículo que trafegava pela rodovia. Se bem me lembro, não foi possível a identificação que o atropelou. Faleceu no dia 19/7/1971, às 19h30, na rodovia BR-116, vítima de atropelamento”. Um parágrafo adiante, Ustra concede: “Hoje, quarenta anos depois, se houve ou não tortura, é impossível comprovar”.

Assim, só cuspindo marimbondos de fogo para confiar na versão de uma equipe tão distraída do mais temido DOI-CODI do país e para acreditar na repentina agilidade física de um preso capaz de correr para uma rodovia federal e incapaz de alcançar a privada da masmorra pela paralisia das pernas destroçadas no pau-de-arara. Nem o imortal José Sarney, autor de 22 livros, três deles romances, conseguiria produzir ficção tão ordinária, tão sórdida, tão indecente.

No Tribunal de Justiça de São Paulo, a partir desta semana, um ex-presidente da República poderá apressar (ou não) o seu melancólico final de carreira. Acreditando no inacreditável e defendendo o indefensável, José Sarney encontrou, enfim, o roteiro e o personagem que podem levá-lo definitivamente ao brejal da desmemória, da inverdade e da injustiça.

Pensando bem — pensando no presidente e no torturador, no ‘coronel’ e no coronel —, Sarney e Ustra bem que se merecem!

O Brasil e os brasileiros é que não mereciam isso.

*Luiz Cláudio Cunha é jornalista

VACINAÇÃO ANTI-RÁBICA CONTINUA EM BARBALHA

O Centro de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Barbalha, prossegue com a campanha de Vacinação Anti-rábica em vários locais da cidade. A campanha iniciada no último dia 5 de julho prosseguirá até o dia 2 de agosto. Até agora já foram imunizados em todo o município, 4.501 animais das populações caninas e felinas. De acordo com o coordenador de endemias, Antônio Eusébio de Oliveira, o objetivo é a erradicação da doença no município, por meio do controle da raiva animal, vacinando o maior número possível de cães e gatos. A meta é vacinar, no mínimo, 80% dos cães e gatos em todo o município.
A vacinação prosseguiu na segunda-feira dia (25), nas associações dos sítios Coité Boa Esperança e Melo, na terça-feira (26), as equipes de vacinadores estiveram na Associação do Sítio Santo Antônio de Arajara, Casa de Farina do Sítio Pinhão e na residência de Marcos, no Sítio Farias. E nessa quarta-feira (27), a vacinação acontecerá no PSF do Caldas, no PSF do Riacho do Meio e na capela do sítio Pinheiros. Quinta-feira (28) será a vez da comunidade do Sítio Macaúba na residência de Titô, no Sítio saco I e na sede da Associação de Moradores do Sítio Saco II, residência de Titô; Na sexta-feira dia 29, a equipe de vacinadores estará na Capela do Sítio Santa Cruz, residência de Raimundo Geraldo no Sítio Santo Antônio do Distrito do Caldas e, na Escola do Sítio Pelo Sinal; no dia 30 sábado, a vacinação será na Capela do Sítio Betânia e na Capela do Sítio Lourenço. Em todas as localidades a vacinação acontecerá das 08h às 13h.
Saiba mais - A raiva é uma doença grave causada pelo vírus rábico, que pode atacar inclusive o homem, sendo transmitido por agressões de animais portadores do vírus, na maioria das vezes por mordida de cães e gatos que são os principais transmissores da doença. Em caso de mordida ou arranhão: • Lave bem a ferida com água e sabão ou detergente, a fim de remover a saliva; - Deixe o ferimento descoberto e não faça curativo; • Procure imediatamente um Centro de Saúde para o tratamento preventivo da raiva, mesmo que o cão seja vacinado e se apresente aparentemente sadio. • Observe rigorosamente a orientação do médico e não interrompa o tratamento sem autorização do mesmo.

AMY WINEHOUSE - BACK TO BLACK [LIVE]

FORA RICARDO TEIXEIRA

Tem hora que o certo é pedir para sair. Mas isso, com certeza, não vai acontecer com o super Ricardo Teixeira senhor supremo do futebol brasileiro. Teixeira, envolvido em uma série de escândalos mas que continua a dirigir com mão de ferro o futebol nacional não vai memso largar o osso da CBF mesmo com uma grande campanha contra ele no twitter ou qualquer outro veículo.

A verdade é que muitos serão os protestos dos brasileiros de bem, mas isso não vai mudar o quadro de Teixeira faz todo e qualquer tipo de negócio e manda mesmo na seleção brasileira.

Mais ainda. o Congresso Nacional que deveria investigar as ações do clã Teixeira e olhar com mais desconfiança os negócios feitos pela CBF e que envolvem a Copa de 2014, nada faz. Sabemos até a existência da bancada da bola que protege Ricardo Teixeira.

Em resumo, estamos num mato sem cachorro.

MESMO ASSIM VALE A PENA PARTICIPAR DO FORA RICARDO TEIXEIRA

Tem um site que pode ser acessado e você poderá conferir muitas informações. Milahres de pessoas já aprticiipam do FORA RT.


Acesse: http://www.foraricardoteixeira.com.br/

COLUNA CARIRI DO ÚLTIMO DOMINGO

Amigos e amigas segue abaixo íntegra da nossa coluna Cariri publicada aos domingos no jornal O Povo.


ANOTE: UM NOVO PARQUE PARA O CRATO
A reitora da Universidade Regional do Cariri (Urca), professora Otonite Cortez, pediu ao deputado José Guimarães que levasse ao governador a informação de que a Urca irá encampar o debate sobre a necessidade de construção (ou não) de um novo parque de exposições no Crato. De acordo com a professora Otonite, será feito um estudo detalhado por parte de técnicos da instituição. A Urca, segundo Otonite, precisa ampliar seus espaços físicos, para aglutinar os cursos e departamentos. Ao mesmo tempo, o atual espaço precisa de uma política concreta para a preservação. A Urca pretende fazer essa discussão sem paixões, mas com a participação de toda a sociedade.

ACERTO
Ponto positivo para a nova gestão da Urca. O professor Jorge Emicles, advogado e professor do curso de Direito, assumiu a chefia de Gabinete da reitora Otonite Cortez. Profissional de larga experiência e boas credenciais, soma com a nova equipe que conduz os destinos da nossa mais importante instituição de ensino superior.

BNB
O gerente do Banco do Nordeste do Crato, Albery Viana, é um dos mais entusiasmados com a Expocrato 2011. Segundo ele, o banco conseguiu negociar R$ 58,3 milhões dentro do parque. Para ele, isso mostra o potencial da região do Cariri que precisa ampliar os negócios no setor agropecuário. Albery diz que a agência Crato do BNB está pronta para fazer grandes investimentos no Cariri.

WALMART
A Walmart Brasil realiza nesta quarta-feira, 27, coletiva de imprensa que irá detalhar o investimento da primeira unidade ecoeficiente do Ceará, o Hiper Bompreço na cidade. O encontro será realizado na unidade, localizada na avenida Padre Cícero, no bairro Triângulo, em Juazeiro do Norte. Esta será a primeira loja da empresa a abrir as portas na cidade e na região do Cariri.

SENAC
A região do Cariri vai poder contar, a partir de agora, com uma estrutura modernizada do Centro de Educação Profissional (CEP), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/CE). A sede será reinaugurada em Juazeiro do Norte, após reforma, nesta segunda-feira, 25, às 18h30min. Na ocasião, o presidente do Sistema Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt, e diretores da Fecomércio e Senac estarão presentes.

NOVO BB
O Banco do Brasil (BB) comemora o centenário de Juazeiro do Norte com a inauguração, na próxima quarta-feira, 27, da terceira agência BB a atuar no município. Trata-se da Agência Padre Cícero, idealizada para ampliar ainda mais o atendimento à população caririense, oferecendo conforto e agilidade, como faz há 75 anos na Região. A nova agência, que ocupa uma área de 702 metros quadrados (m²) no bairro Pirajá, conta com dez funcionários e sete terminais de autoatendimento. Com a instalação de mais uma agência em Juazeiro do Norte, a população passará a contar com 74 funcionários e 36 terminais de autoatendimento, distribuídos nas três agências (Juazeiro do Norte, Cariri Shopping e Padre Cícero).

ILUMINAÇÃO
Já começou a colocação dos postes circulares na avenida Leão Sampaio, de Barbalha até o limite com o município de Juazeiro do Norte. Em função da iluminação nesse trecho ser antiga, fazia com que o município, toda


semana, realizasse manutenção nos cabos e luminárias. O prefeito José Leite conseguiu os recursos com o Governo do Estado para a substituição dos postes velhos por novos com uma iluminação melhor da avenida Leão Sampaio. A obra poderá estar concluída até o dia 17 de agosto, quando será inaugurada durante a Semana do Município.

PARCERIA
José Guedes, diretor da Gsete Crédito, esteve em São Paulo, renovando parceria com o Banco Votorantim (BV) no crédito consignado. A Gsete Crédito, empresa do Crato, figura hoje entre os 10 maiores correspondentes do banco BV no Brasil, atuando nos estados do Ceará, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Pará.



CENTENÁRIO
O grande momento da semana foi o centenário de Juazeiro do Norte. Momento de muitas comemorações. Uma agenda cheia foi feita pela comissão do Centenário e executada pela Prefeitura. O prefeito Manoel Santana comemorou os avanços e a participação da sociedade nesse momento festivo. Na coletiva que concedeu na sexta-feira, lembrou-se de vários momentos da gestão e agradeceu aos servidores públicos municipais pelo empenho na condução do Município no centenário. Um dos pontos fortes da programação foram os shows no Parque Padre Cícero, fechando com um show do grupo Diante do Trono. Neste domingo, tem o Festival de Fanfarras, na Praça da Prefeitura.



EXPOCRATO
O doutor Leitão Moura tem muito o que comemorar. Ao terminar a Expocrato 2011 fica a sensação, de acordo com ele, de dever cumprido. Mais ainda – que a Expocrato bateu todas as expectativas, principalmente no quesito negócio. Muitas foram as parcerias fechadas no interior do parque de exposição do Crato. O volume de recursos ainda não foi estabelecido pela comissão gestora, mas supera (e muito) o ano passado.



AGRADECIMENTO
Muito obrigado. Foram essas as palavras que o prefeito Manoel Santana, de Juazeiro do Norte, diria a cada juazeirense se pudesse falar com cada um, segundo ele. Santana, que entra para a história como o prefeito do centenário de Juazeiro do Norte, foi bastante aplaudido. As comemorações do centenário de Juazeiro, entretanto, não terminam neste domingo. Muita coisa, segundo Santana, ainda vai acontecer. Ele disse que está trabalhando para entregar todas as obras o mais breve possível.

EM
ALTA

BANCO DO BRASIL
Banco abre terceira agência em Juazeiro do Norte. Será na quarta-feira, no bairro Pirajá.

EM BAIXA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES
No Crato, é preciso voltar ao debate sobre o novo parque. O atual não suporta mais tanta gente.

EM
DESTAQUE

CAMPOS SALES
Será aberto nesta segunda-feira, 25, o III Campos Sales Festeiro, que prossegue até o dia 29, quando Campos Sales comemora 112 anos de emancipação política.

Tarso Araújo
tarsoaraujo@bol.com.br

CREMILDA SAI COMO CANDIDATA EM JARDIM CONTRA NOMES DE FERNANDO LUZ

Aconteceu na tarde de ontem, em Jardim, a convenção dos partidos políticos que irão disputar o próximo pleito eleitoral extraordinário em 4 de setembro.

A eleição se dará por causa da cassação do ex-prefeito Fernando Luz por crime eleitoral. Ele perdeu também todos os direitos políticos.

No Ginásio Municipal, centro da cidade, uma coligação formada por nove partidos fez sua convenção. A coligação será formada por PSDB/PRB/DEM/PT/PCDOB/PR/PTC/PSC/PDT escolhendo a chapa majoritária com Cremilda Bringel como prefeito e Fernando Bringel, como vice-prefeito.

A convenção teve participação de mais de mil pessoas e muitos foram os discursos. A candidata Cremilda foi escolhida num consenso entre vários partidos e significa a candidata de oposição ao nome lançado pelo ex-prefeito Fernando Luz, que já teve quatro mandatos em Jardim.

No evento, os discursos giraram em torno da necessidade de mudanças na administração de Jardim, que vive hoje um momento de caos e crise política.

O prefeito interino João Cláudio Brito Coutinho falou na convenção e disse que a situação da prefeitura é crítica pois muitos foram os problemas deixados pelo seu antecessor. João Cláudio apontou ainda que vai continuar denunciando os desmandos de Fernando Luz e que a partir de agora a idéia é vencer as eleições e colocar Jardim no rumo da decência e do desenvolvimento.

Cremilda Bringel lembrou seu trabalho como vereadora e a luta de vários setores para desenvolver Jardim. Ela se colocou à disposição de todos e que quando assumir a prefeitura irá resgatar as potencialidades da cidade.

Participaram da convenção lideranças de Jardim como Júnior Coutinho, Pekim Roriz, Giovanni Sampaio, Domiro Sampaio, Antonio Coutinho, das deputadas Gorete Pereira e Fernanda Pessoa, entre outras lideranças.

Já em outra convenção saiu candidatos apoiados pelo ex-prefeito Fernando Luz, Rorizinho e Mana.

PRECONCEITO NÁO É PRÁ TODO MUNDO

Amigos e amigas, o texto abaixo está postado no blog do meu amigo e jornalista Plínio Bortolotti. Como sempre, o jornalista faz um bom resumo e uma observação sobre o episódio da atriz Antonia Fontenele que atracou um crítico de cinema que fez críticas ao filme feito pelo marido dela, Marcos Paulo, sobre o assalto contra o BC de Fortaleza. Um detalhe que não me lembro das pessoas terem falado: Antonia Fontenele foi criada no interior do Piauí.

Vejam o texto:


Irritada com a crítica do jornalista Pablo Villaça ao filme Assalto ao Banco Central, a atriz Antonia Fontenelle, mulher do ator Marcos Paulo – diretor do longa – disse que o crítico tinha “cara de cearense”. Pablo é editor do blog Diário de Bordo [Veja a resposta que o Villaça dá a ela].

A atriz usou o Twitter para dizer: “Gente, quem é Pablo Vilaça? Essa pessoa se intitula critico de cinema, tem cara de cearense, percebi que ele quer 5 minutos de fama. Pablo Vilaça, nem me dei o trabalho de ver se o seu portal é do Ceará, mas se for, obrigada porque lá estamos bombando, logo se vê que você não tem credibilidade nenhuma, só falou besteira na sua critica. Você não é critico, você é desorientado. Internet é mesmo terra de ninguém”, escreveu.

Pablo Villaça respondeu, também pelo Twitter, dizendo que era mineiro, mas que teria “imensa honra” em ser cearense. [Com informações do portal Uol.]

A propósito

O jornalista Demitri Túlio do O POVO, que ganhou o Prêmio Esso regional (2005) pela cobertura que fez, junto com equipe, do assalto ao Banco Central em Fortaleza, também não gostou do que viu no filme.

A propósito, Demitri tem cara e demais apetrechos de cearense, incluindo a falta de paciência com gente ignorante.

AMY WINEHOUSE: DESPEDIDAS EM LONDRES

O corpo da cantora Amy Winehouse foi cremado ontem, após uma cerimônia fechada ao público, no norte de Londres. Familiares e amigos foram até o cemitério de Edgwarebury em um comboio de veículos. Apesar das tentativas de manter o público longe da cerimônia, o caminho até a entrada do cemitério ficou tomado por fotógrafos e alguns fãs.

Cerca de cem pessoas, entre as quais Mark Ronson, o produtor de Winehouse, e Kelly Osbourne, assistiram ao funeral tradicional judaico que foi concluído com o pai de Amy, Mitch, dizendo "boa noite, meu anjo, durma bem; Papai e Mamãe te amam muito".

Um porta-voz da família disse que "So Far Away", de Carole King, foi tocado no final da cerimônia. "You´ve Got a Friend", de King, foi a primeira canção que Winehouse e seu pai cantaram juntos.

Na cerimônia, que foi restrita a familiares e amigos, Mitch Winehouse disse que, nos últimos meses, sua filha de 27 anos estava mais feliz do que tinha estado em anos e que previa um futuro com o diretor de cinema Reg Traviss, 35, seu namorado havia dois anos.

Mais cedo, Traviss negou que Amy tenha morrido em um estupor movido a drogas. "Ela estava cheia de vida e muito otimista recentemente, fazendo exercícios todos os dias e fazendo ioga", disse o namorado ao jornal "The Sun". "Esta coisa terrível que aconteceu é como um acidente", acrescentou.

Um inquérito para apurar as causas da morte de Winehouse foi aberto na segunda-feira (25) e adiado até outubro. A Polícia descreveu a morte como sendo inexplicada, e uma autópsia não teria determinado a causa. Estão sendo realizados mais exames médicos, cujos resultados são aguardados para agosto.

As homenagens à cantora de "Back to Black" continuaram a chegar. Nos últimos anos seu talento perdeu destaque para sua luta contra as drogas e o álcool, e suas aparições mais recentes sobre o palco foram ironizadas.

TEODORICO MENEZES E OS DOIS SALÁRIOS

“O ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Teodorico Menezes, acumula dois salários de forma ilícita há quase 12 anos. A conclusão é do Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE). Diante da irregularidade, o MPF-CE ajuizou ação civil pública solicitando a suspensão, de imediato, de qualquer verba relacionada a aposentadoria ou de cargo efetivo e vitalício do ex-conselheiro do TCE.

A determinação do MPF-CE se direciona ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e ao Estado do Ceará, de quem Teodorico recebe as duas remunerações, mesmo estando aposentado do Incra há 20 anos.

Teodorico nasceu em 1948, se aposentou como contador do Incra em 1991, com 43 anos de idade e 31 anos de serviço público, e com isso, o servidor teria começado a trabalhar com 12 anos. Também houve reintegração do servidor em 1966, o que teria ocorrido quando o ex-conselheiro do TCE tinha 17 anos de idade.

Conforme a Constituição Federal, Teodorico teria o dever de renunciar a aposentadoria do cargo de contador do Incra antes de assumir o cargo de Conselheiro do TCE. Como não agiu conforme a legislação, o ex-conselheiro não optou por uma das remunerações ao tomar posse no TCE, passando a acumular durante quase 12 anos, de forma ilícita, os salários do Incra com o subsídio do TCE.
Determinação do MPF-CE

Com a suspensão, de imediato, do pagamento de qualquer verba relacionada à aposentadoria ou de cargo efetivo e vitalício, o MPF também solicita que as verbas que tiverem seu pagamento suspenso sejam depositadas pelas pessoas jurídicas respectivas em conta corrente específica sob a responsabilidade da Justiça Federal, até que seja concluído o processo jurídico.

A ação pede que a verba remuneratória recebida indevidamente, seja a do Incra (proventos de aposentaria) ou do TCE (subsídio) conforme opção de Teodorico, seja objeto de integral ressarcimento aos cofres públicos, desde 19 de outubro de 1999, com juros e correção monetária.

Afastamento do cargo

Ainda nesta terça-feira, Teodorico Menezes foi oficialmente afastado do cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do TCE. O afastamento acontece após O POVO denunciar que a mulher, o filho e um dos assessores de Teodorico presidiram entidades que assinaram convênio com a Secretaria das Cidades para a construção de banheiros que nunca saíram do papel.”


fonte: Jornal O Povo

NOSSO COMENTÁRIO

O que é isso Teodorico? Desde quando se pode acumular salários. Mais de uma década de irregularidades? Porque só agora isso está vindo à tona?

PELÉ EMBAIXADOR DO MUNDIAL DE 2012

A presidente Dilma Rousseff nomeou nesta terça (26) o ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, “embaixador honorário” do Brasil para a Copa de 2014. Dilma se reuniu com Pelé e o ministro dos Esportes, Orlando Silva, em seu gabinete, no Palácio do Planalto. O rei do futebol afirmou que “não poderia deixar de aceitar” o convite de Dilma. Ele terá como função fazer a promoção no país e no exterior da Copa do Mundo do Brasil. A função não é remunerada.

“Eu não poderia deixar de aceitar esse convite da nossa presidenta. Como brasileiro vocês sabem que eu já faço isso desde quando nasci. Desde a primeira Copa do Mundo que eu defendo e faço a promoção do Brasil. É uma responsabilidade muito grande, mas eu não poderia deixar de aceitar”, disse Pelé.

Logo após o anúncio do novo cargo, Pelé pediu o apoio dos brasileiros para a realização do mundial de futebol no Brasil. Pelé lembrou a Copa da Suécia, em 1958, quando a vitória da seleção brasileira “enalteceu” o nome do país. Segundo ele, todos os 190 milhões de brasileiros precisam contribuir para a organização do mundial.

“Eu gostaria de pedir para todo o povo brasileiro que acreditasse, porque estava meio confuso, meio em dúvida com alguns problemas que nós tivemos aqui e que a gente sabe ainda das condições, mas que podemos acreditar, porque a presidente disse que vai fazer todo o esforço e espero que a gente entregue bem essa Copa do Mundo. Agora essa administração será feita com com 190 milhões de brasileiros e todos ficaremos orgulhosos de entregar bem essa Copa”, disse o ex-jogador.

O ministro dos Esporte, Orlando Silva, afirmou que a presidente Dilma ficou “feliz” em receber o ex-jogador em seu gabinete. Segundo Orlando Silva, a função de embaixador é uma homenagem a Pelé “pelo que ele fez pelo esporte e pelo Brasil”.

fonte: G1.com.br

NOSSO COMENTÁRIO
Nossa presdiente acertou na mosca. E viva o Rei!!!!!!!!!!!

JOBIM MESMO.............SÓ OTOM

“O ministro da Defesa, Nelson Jobim (PMDB), disse nesta terça-feira (26) ter votado em José Serra (PSDB) na eleição de 2010. Segundo ele, a então candidata Dilma Rousseff (PT) sabia de sua preferência pelo tucano. Depois de se eleger e de convidá-lo para o ministério, a petista não teria mais tocado no assunto.

O ministro participou da estreia do programa “Poder e Política – Entrevista”, conduzido pelo jornalista Fernando Rodrigues no estúdio do Grupo Folha em Brasília. O projeto é uma parceria do UOL e da Folha.

Além de revelar o voto em Serra, Jobim disse que o tucano teria tomado as mesmas atitudes de Dilma se tivesse vencido a eleição e fosse confrontado com escândalos como os que derrubaram os ministros Antonio Palocci (Casa Civil) e Alfredo Nascimento (Transportes).

Na entrevista, Jobim respondeu a perguntas sobre vários temas. Falou, por exemplo, sobre sigilo eterno de dados públicos, documentos da ditadura militar que foram destruídos, relação de dissidentes do PMDB com o governo Dilma e a perda de poder do Ministério da Defesa sobre a Aviação Civil.”

(Folha.com)


NOSSO COMENTÁRIO
O jornallista Pauulo Henrique Amorim tem toda razão quando diz que o Nelson Jobim é a própria representação maldita dos tucanso no governo petista de Dilma Rousseff. Dilma, pelo amorde Deus, demite essse cretino. O Brasil não merece o Jobim. A não ser que sejao grande Tom Jobim, músico dos bons.

terça-feira, 26 de julho de 2011

BARBALHA

A Renovação Carismática Católica (RCC) de Barbalha abriu na tarde do último sábado (23), a programação de mais uma edição das “Férias com Cristo”, que se estenderá até o dia 30 de julho. Até lá, serão realizadas atividades nos espaços do Cine Teatro Municipal, Salão da Paróquia de Santo Antônio, Casa de Oração do Centro da cidade, e as igrejas matriz de Santo Antônio e São Vicente de Paulo.

A abertura ocorreu com a realização de uma carreata às 17h, saindo da Casa de Oração do Centro da cidade. Em seguida foi celebrada missa e adoração ao Santíssimo Sacramento na Matriz de Santo Antônio. Após a missa aconteceu show musical com o Ministério Isaías 61 e pregação da palavra.

A noite para apresentações de teatro e dança está marcada para hoje (26), a partir das 19h no Salão Paroquial. Já para o dia 27 a programação reserva a celebração de missa na matriz de São Vicente de Paulo, 19h, e em seguida show musical com o Ministério Objeto de Suas Canções, na praça do bairro Alto da Alegria. Também às 19h do dia 28 haverá Missa e Hora da Graça no mesmo local, e logo após show com o Pagode Sagrada Família. No dia 29, às 19h será exibido um documentário sobre a Renovação Carismática de Barbalha e um jantar beneficente com música ao vivo pelo Ministério Dom Bosco. O Ministério Javé-Yré comandará a noite de encerramento com pregação, músicas e louvores.

TRAFICANTE MORTO EM JUAZEIRO

Um traficante foi executado a tiros na noite desta segunda-feira, 25, em Juazeiro do Norte, região do Cariri. O crime aconteceu na residência dele, na rua Odílio Figueiredo, bairro João Cabral. O traficante foi identificado como Francisco Queiroz, 28. O acusado do homicídio é um adolescente de 16 anos, segundo a Polícia.

De acordo com informações da 1ª Companhia do 2º Batalhão da Polícia Militar, o adolescente chegou a pé na casa de Francisco, que foi atingido no rosto com quatro tiros de revólver calibre 38. Ainda de acordo com a Polícia Militar, Francisco respondia por crime de tráfico de entorpecentes.

A Polícia chegou ao adolescente após uma ligação anônima. O jovem confessou o crime e informou que o revólver usado no crime pertencia a um amigo, indentificado como “Belchior”, que fugiu para o município de Missão Velha, levando a arma.

O 2º BPM informou ainda que a Polícia seguiu para Missão Velha e encontrou o acusado em uma residência, mas ele conseguiu fugir com ajuda de sua mãe. O adolescente autor dos disparos foi conduzido à 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil.



Redação O POVO Online

FETECC EM JUAZEIRO DO NORTE

Juazeiro do Norte recebe feira de tecnologia e calçados "Juazeiro do Norte sediará entre 17 e 19 de agosto a 12a. edição da Feira de Tecnologia e Calçados do Ceará (Fetecc), evento que apresentará os mais avançados lançamentos para a produção da indústria calçadista.

A Fetecc ocorrerá no Pavilhão de Eventos do Sebrae, sendo realizada pelo Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Juazeiro do Norte e Região (Sindindustria) e pelo Sebrae com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

A Fetecc será um momento propício para a valorização de marcas, apresentação de produtos e consolidação de negócios de um importante segmento da economia cearense. O evento proporciona, ainda, a interação entre fornecedores, fabricantes e compradores. São esperados mais de cem expositores e a presença de compradores do Brasil e do mundo.

A força e a importância da feira têm relação direta com o perfil econômico de Juazeiro do Norte, cidade que concentra o maior número de fábricas de calçados da região e representa uma das maiores forças da economia no Brasil neste setor. O município abriga o terceiro polo calçadista do país, gerando mais de 16.000 empregos. Mais informações pelo site www.fetecc.com.br ou pelo telefone (88) 3571 2010."

CAMPOS SALES FESTEIRO

A prefeitura de Campos Sales realiza de 25 a 29 de julho, o III Campos Sales Festeiro. O evento marca mais um aniversário de emancipação política do Município (112 anos).

Além dos shows musicais que mesclam bandas profissionais de renome e valores locais, são realizadas atividades sociais e esportivas (Rally dos Porcos 24/07), durante toda a semana. Fundado em 1899, município tem como prefeito, na sua terceira gestão, o médico Paulo Ney Martins, do PSDB.

Etimologia

O topônimo Campos Sales é uma alusão do quarto presidente da República Federativa do Brasil, Manoel Ferraz de Campos Sales. Sua denominação original era Várzea das Vacas, depois Várzea da Vaca e Nova Roma (em homenagem à alguns imigrantes italianos que por lá viviam na época em que era vila) e, desde 1933, Campos Sales.

Dia 25 de Julho
Rans
Banda Amor Safado
Beijo Ardente

Dia 26 de Julho
Seu Maxixe
Casadões
Namoro Novo

Dia 27 de Julho
Recreação Tio Ny e Cia
Orquestra de Flautista Ass. Guarani
Lagosta Brozeada
Solteirões
Balancear

Dia 28 de Julho
Recreação Tio Ny e Cia
Orquestra de Acordeon Sanfonas do Nordeste
Orquestra Municipal de Campos Sales
Forró do Bom
Toca do Vale
Furiosa

Dia 29 de Julho
Fabio e Nando
Bota pra Moer
Paulo Ray
Mala Mansa

UNIMED PAGA MULTA

O juiz Gustavo Henrique Cardoso Cavalcante, da Comarca de Várzea Alegre, condenou a Unimed Centro-Sul a pagar indenização de R$ 18.600,00 à M.L.A.L.V., que teve convênio cancelado indevidamente. A sentença foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico dessa quarta-feira (20/07).

Conforme os autos (nº 1269-45.2009.8.06.0181/0), M.L.A.L.V. é cliente do plano de saúde desde outubro de 2000. Por conta de um câncer de mama, ela passou a realizar seguidos exames e consultas para a avaliação da doença.

Em fevereiro de 2009, a comerciante se dirigiu a uma clínica situada em Juazeiro do Norte para consulta médica. O atendimento, no entanto, foi negado. Ela procurou o plano de saúde, mas não conseguiu descobrir os motivos de não ter sido atendida.

Alguns dias depois, M.L.A.L.V. alegou ter recebido notificação da Unimed Centro-Sul informando sobre atraso no pagamento das parcelas dos meses de dezembro de 2008 e janeiro de 2009. A cliente realizou os pagamentos e procurou novamente marcar consulta.

Pela segunda vez, o atendimento negado. Após ligar para a empresa, descobriu que o seu contrato havia sido cancelado. A comerciante tentou por diversas vezes resolver o problema administrativamente, mas não obteve sucesso.

Dessa forma, teve que arcar com as despesas referentes a consultas médicas e exames, totalizando R$ 528,00. Sentindo-se prejudicada, ingressou na Justiça requerendo a devolução em dobro dos valores gastos, além de indenização por danos morais e o restabelecimento do plano de saúde.

Durante audiência de instrução, em abril de 2010, o representante da Unimed Centro-Sul compareceu, mas apresentou apenas carta de preposição e procuração. Conforme o juiz Gustavo Henrique Cardoso Cavalcante, ao deixar de juntar ao processo os atos constitutivos, (documentos que comprovariam a legitimidade das pessoas que assinaram as peças), a empresa deixou de ser devidamente representada.

Dessa forma, o magistrado julgou a ação à revelia, condenando a Unimed Centro-Sul a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 17.544,00, além de R$ 1.056,00 a título de reparação material. A consumidora teve ainda o convênio restabelecido.

Informações do Tribunal de Justiça do Ceará.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

A IGNORANTE & O CENTENÁRIO

Profundamente lamentável a reportagem do programa “MAIS VOCÊ”, de Ana Maria Braga, em referência ao centenário de Juazeiro do Norte no dia 22 passado. A apresentadora começa a sua burrice geográfica com o convite: “Agora vamos viajar pro norte do país.”.

Juazeiro do Norte não fica no norte, mas sim no nordeste brasileiro, no sul do Ceará. Porém a aberração ignorante continuou. A matéria era sobre um juazeirense que há 25 anos havia deixado sua terra e nunca mais voltado. Era a homenagem do programa pelo Centenário de Juazeiro do Norte.

O repórter que acompanhou o cearense João Bosco do Nascimento Gomes sem maiores aprofundamentos sobre a cidade ao chegar pergunta se João sabia da existência do aeroporto, se sabia onde o pai do mesmo morava e assim foi até encontra seu pai, que não via há anos.

Mas a burrice de uma apresentadora de um canal de TV a nível nacional foi lamentável e com suas falas acabou por causar sentimentos de menos valia entre os juazeirenses. Senão vejamos!

Como o Sr. João foi encontrar seu pai em uma rua sem asfalto, na periferia, a brega Sra. Ana Maria Braga fez algumas afirmações no mínimo absurdas. A ignorante falou algo se referindo à pobreza da cidade, se apoiando nas cenas gravadas de poucas ruas da periferia e conclui que justamente por isto é que os nordestinos vêm para o sul, pois no nordeste se vê pobreza.

A brega ignora que o fluxo de nordestinos para o sul já não é o mesmo de séculos passados, havendo sim uma inversão deste fluxo, tal qual previsto pelo próprio Padre Cícero. Mas com tal colocação a apresentadora acaba por reforçar a crença de algo que já não é mais real. E o papagaio Louro repete, afinal ele não tem culpa das burrices dos outros.

Também durante a reportagem a Sra. Ana brega se refere à cidade somente com o nome “Juazeiro” por diversas vezes, creio que devido a sua ignorância geográfica não sabendo que Juazeiro é cidade da Bahia, vizinha de Petrolina e Juazeiro do Norte é no Ceará. Tal tratamento acaba por gerar confusão e alimenta ignorância também entre telespectadores menos atentos a tais detalhes.

A brega apresentadora também parece não ter noção do valor e importância do Padre Cícero na região e em todo o nordeste. Fala da cidade como sendo a “Terra do Padim..” .e mais nada e o papagaio Louro repete, coitado. Faz tal afirmação como se fosse uma referência sem significados, sem valores profundos, sem maiores destaques, A Sra. ignora lamentavelmente que Juazeiro do Norte é a 100ª cidade do Brasil; que Juazeiro do Norte é o maior centro de religiosidade da América Latina; que Juazeiro do Norte tem um importante centro universitário com mais de uma dezena de universidades; que Juazeiro do Norte tem em seu aeroporto importante papel por atender demandas de cargas e passageiros, além do sul cearense de outras regiões como do Pernambuco, da Paraíba e Piauí.

Juazeiro do Norte é forte pólo industrial, comercial e de serviços a ponto de ser tratada como uma espécie de ‘capital’ do Cariri, região que envolve várias cidades do sul cearense.

É, a Sra. Ana com sua brega ignorância não se referiu a Juazeiro do Norte desta forma, mas sim valorizando algumas ruas sem calçamento e concluindo pela pobreza da cidade; como se fosse esta a única característica de uma cidade que como tantas outras tem seus problemas, como a capital paulista tem os seus junto a periferia e nas favelas. Mas quem não conhece Juazeiro do Norte e ouviu a fala brega desta apresentadora vai ficar com a conclusão desprezível, preconceituosa e irresponsável para quem está diante de um canal com audiência nacional. Né! Louro?

Outra omissão lamentável, justamente na matéria em homenagem ao centenário de Juazeiro do Norte, foi quanto a Padre Cícero em passant como se o mesmo não tivesse nenhuma representação significativa em relação à própria cidade que tem sua história e seu desenvolvimento ligado a figura de Padim. Ela e nem seu Louro sabem da importância de Padre Cícero quanto aos aspectos: religioso, cultural, folclórico e político. Creio que ela e nem seu Louro sabem que Padim foi escolhido como o “Cearense do Século”. Pena. Quanta bobagem numa homenagem!

Cabe então a Sra. Ana Maria Braga uma retratação. Não a mim, pois eu não tenho importância alguma para seu programa. Mas cabe sim a toda a população juazeirense, ferida em sua auto-estima, alvo de preconceitos e conceituações indevidas. Creio que a melhor forma seria uma nova reportagem, pode ser com o próprio João Bosco, mas mostrando a cidade em seu todo, histórico, cultural, folclórico, religioso, educacional, industrial, comercial e geográfico.

E outra dica diante de uma nova reportagem é consultar instituições juazeirenses, tem uma centena delas disponíveis. Ou também consulte a Escola de Samba do RJ a Tradição e em São Paulo Escola de Samba de Vila Albertina, ambas tem muitas lições a ensinar. E em última hipótese consulte o Google, como faço diante de minhas ignorâncias.

Aí sim a Sra. estará fazendo a devida homenagem a JUAZEIRO DO NORTE e o seu papagaio Louro José certamente irá aprovar e aprender muito da cultura nordestina.
Fica aqui este registro cheio de indignação, insatisfação, rejeição e ironia sim, não nego! Quem sabe assim as outras homenagens ás cidades brasileiras não terão como conotação o oportunismo pela audiência, jogando irresponsavelmente preconceitos, rótulos inadequados, visões simplistas e asneiras globais aos telespectadores.
Este desabafo é reflexo de outras tantas vozes também indignadas pela qualidade e nível de homenagem ao Centenário de Juazeiro do Norte feito por um programinha que foi sim pobre na essência, preconceituoso e desprezível para o centenário juazeirense.

Ah! Eu quem sou? Eu não sou cearense, nem nortista e nem nordestino. Sou um simples caipira paulista, porém orgulhoso de ser recebido com carinho e respeito em Juazeiro do Norte, onde tenho uma pequena parcela de contribuição e valor para com o desenvolvimento juazeirense, mas que anda saturado diante de tantas ‘papagaiadas’ televisivas.




Autor: Tito Francisco Henrique de Oliveira, psicólogo
Email: fhoo@uol.com.br
Site www.templomente21.com

MUSEU DE PALEONTOLOGIA DISPONIBILIZA DORMITÓRIO E LANCHONETE PARA PESQUISADORES



O Museu de Paleontologia de Santana do Cariri/ URCA (MPSC), em Santana do Cariri, instalou 3 dormitórios com capacidade para atender 13 pessoas e uma lanchonete. A medida é para atender demanda de pesquisadores e estudantes que visitam o Museu, que só este ano já recebeu cerca de 130 pessoas.

Tanto o dormitório quanto a lanchonete estão localizados nas dependências técnicas do prédio. Atualmente, a cidade de Santana do Cariri não possui rede de hotelaria para receber os visitantes. Essa medida, segundo o Diretor Técnico do MPSC, João Kerensky, é para suprir a carência da cidade em termos de hospedagem. “Os pesquisadores antes tinham que se hospedar em Nova Olinda ou no Crato, dificultando o acesso ao Museu e a pesquisa”, ressalta.

O técnico explica ainda que os interessados devem entrar em contato com antecedência pelos telefones: +55 (88) 3545. 1206- MPSC, +55 (85) 8708. 1736 ou +55 (85) 8860. 9276, falar com Roberta Távora ou João Kerensky. O preço das diárias variam. Para estudantes de graduação é de R$ 10,00, de Mestrado ou Doutorado R$ 15,00 e R$20,00 para pesquisadores.

O MPSC está sob nova direção. Recentemente, o ex-reitor da URCA, professor Plácido Cidade Nuvens foi nomeado Coordenador Geral do Museu, o professor Titus Riedl, Diretor Geral e Idalécio Freitas, do Geopark Araripe, Diretor Adjunto.

MPF INGRESSA COM AÇÃO CONTRA ENTIDADE QUE PATROCINA DISCRIMINAÇÃO RELIGIOSA E SOCIAL

Após representação de ex-associado da congregação das Testemunhas de Jeová, que relatou estar sendo vítima de discriminação religiosa pelos integrantes da confissão da qual foi expulso, o Ministério Público Federal ingressou com ação civil pública contra a Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, que representa a entidade no Brasil, além da Associação Bíblica e Cultural de Fortaleza, que no Estado do Ceará representa a congregação, para que deixem de praticar discriminação contra ex-associados, sob pena de pagamento de multa de R$ 10.000,00 (dez mil reais), por cada ato identificado.

Para participar efetivamente da congregação das Testemunhas de Jeová, o interessado passa por um minucioso processo interno de conhecimento da entidade, e, uma vez que abraça a fé e aceita o batismo, passa a ser denominado de associado. Quanto a este aspecto, não há nada na legislação brasileira que impeça a adesão de qualquer pessoa a determinada confissão religiosa, pois a Constituição Federal garante a inviolabilidade à liberdade de consciência e de crença.

O problema surge quando o membro das Testemunhas de Jeová é sumariamente desligado da entidade por meio de um procedimento denominado desassociação, que ocorre nos casos em que o integrante é acusado de violar fortemente as normas internas da Associação, ou mesmo quando há o pedido de desligamento voluntário, denominado de dissociação. Mas num e noutro caso não há diferença quanto ao tratamento discriminatório. A partir daí, o desassociado passa a sofrer, por orientação da congregação, de atos que restringem o seu relacionamento e convivência com os antigos irmãos na fé, mesmo que sejam parentes (irmãos, pais, cônjuges, etc), não sendo mais permitido que lhes dirijam um simples " Oi", o que acarreta em desagregação familiar e social. Essa tática é adotada, segundo a pregação das Testemunhas de Jeová, para o desassociado cair em si e retorne a Jeová.

Segundo a Procuradora da República Nilce Cunha Rodrigues, autora da ação, a prática adotada pelas Testemunhas de Jeová em relação ao desassociado revela-se como ostensiva e intolerável discriminação religiosa, que afronta os princípios constitucionais da dignidade humana, da igualdade, da solidariedade, da liberdade de associação e da liberdade de consciência e de crença, o que não pode ser tolerado pelo Estado Brasileiro. Ainda, a procuradora enfatiza que (...) a ninguém é dado o direito de discriminar pessoas por motivos religiosos e, tampouco, exercer qualquer tipo de pressão para manter alguém filiado a uma entidade religiosa (...).

Na ação, que tramita perante a 8ª Vara Federal da Seção Judiciária do Ceará, foi pedido que as entidades se abstenham de expedir e divulgar, no Brasil, por qualquer meio de comunicação (pregação oral, livros, panfletos, internet, rádio, televisão etc) orientações ou comunicados doutrinários que digam respeito à forma de tratar com discriminação os desassociados e dissociados, no sentido de fomentar a total exclusão da convivência familiar e com amigos que permanecem congregados.


Dados A organização Testemunhas de Jeová foi fundada no final do século XIX, nos Estados Unidos da América, com sede na cidade de Nova Iorque e possui filiais em mais de cem países.

fonte: Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Ceará

SENAC EM JUAZEIRO

A região do Cariri vai poder contar, a partir do mês de julho, com uma estrutura modernizada do Centro de Educação Profissional (CEP), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/CE). A sede será reinaugurada em Juazeiro do Norte, após reforma, no próximo dia 25 de julho, às 18h30. Na ocasião, o presidente do Sistema Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt e diretores da Fecomércio e Senac estarão presentes.



Localizado em Juazeiro do Norte, no mesmo endereço, Rua São Luis s/n, o CEP receberá o nome José Leite Martins, presidente do Sistema Fecomércio-CE, no período de 1984 a 1998. José Leite Martins, ao assumir a presidência, expandiu a ação do Senac no Ceará, que passou a contar com Centros de Formação Profissional nas cidades do Crato, Juazeiro do Norte, Sobral e Iguatu. Além da Fecomércio-CE, atuou como presidente da União das Classes Produtoras do Ceará, como vice-presidente da FACIC, presidente do Sindicato e do Conselho Regional de Representantes Comerciais e vice-presidente do Conselho Federal dos Representantes Comerciais (RJ). “Escolhemos José Leite por ser uma personalidade que contribuiu significativamente para o desenvolvimento do comércio cearense. Além de ter atuado na presidência da Fecomércio-CE, promovendo avanços e proporcionando o crescimento de todas as entidades que compõem o Sistema – Sesc, Senac e Fecomércio”, comenta Gastão.



Com uma área de 1.093 m2, a unidade tem oito salas: laboratório de informática e enfermagem, salão de beleza, quatro salas de aula convencionais, elevador e central de ar em todos os ambientes. “A reforma foi pensada para atender melhor o público e os funcionários. A fachada foi restaurada, a rede elétrica refeita. Tudo para trazer satisfação aos usuários”, comenta a gerente do Senac/CE Juazeiro, Raimunda Gonçalves.



O Senac/CE chegou ao município de Juazeiro do Norte, em 1973, atuando em um como uma Unidade Móvel, com salas cedidas pelo Sesc/CE. Em 1978, iniciou suas atividades como mini-centro e em 1985 passou a atuar como Centro de Educação Profissional. Ao longo desses 38 anos em Juazeiro, o Senac/CE já formou milhares de profissionais. Em 2010, foram matriculados 2676 pessoas nos cursos de Técnico em Enfermagem, Especialização em Instrumentação Cirúrgica, Cabeleireiro, Operador de Caixa, Representante Comercial, Corel Draw, entre outros.



“A reinauguração do Senac/CE representa um marco para o Sistema Fecomércio-CE e para toda a população da região do Cariri, que será beneficiada com os cursos de formação profissional, oferecidos pelo Senac. O Senac faz parte da história de Juazeiro, pois, há 38 anos, vem atuando como uma instituição de educação profissional, que presta serviços de excelência aos cidadãos deste município. A reinauguração acontece também em um momento muito importante, com a comemoração do Centenário de Juazeiro. Esperamos, com essa reinauguração, contribuir ainda mais para o crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional dos cidadãos da região”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt.



Além da unidade em Juazeiro do Norte, a região do Cariri conta também com uma filial do Senac/CE no município do Crato. Localizado na Praça da Sé, n° 596, o CEP Crato oferece cursos de massagista, especialização técnica em instrumentação cirúrgica, cabeleireiro, qualidade na prestação de serviços, idiomas, vendedor, informática, entre outros.