sábado, 30 de julho de 2011

INTERNET PARA ELEIÇÕES E MANDATOS.


Ferramenta estratégica para a comunicação com o cliente e o fortalecimento das "marcas", a internet vem mudando conceitos e hábitos - corporativos e pessoais. Exemplos não faltam. Empresas lançam novos produtos e os vendem exclusivamente pela internet. Pessoas viram celebridades da noite para o dia na rede mundial de computadores. Grandes empresas investem pesadamente na comunicação pela internet. Porém, a rede mundial de computadores ainda não aparece no planejamento de comunicação de prefeituras, da maioria das instituições públicas e até mesmo dos políticos que pretendem disputar as próximas eleições. Para auxiliar equipes de comunicação de prefeituras, órgãos públicos, mandatos e campanhas eleitorais no uso estrategico dessa importante ferramenta, Marco Iten lança o livro INTERNET PARA ELEIÇÕES E MANDATOS.

"Este não é um livro técnico. Ele não ensina a produzir site, nem os segredos da programação. O objetivo do livro é permitir que se entenda a ferramenta internet e aprenda a usá-la para estabelecer uma comunicação direta com o cidadão", explica Marco Iten.

O especialista ressalta que a internet hoje, no Brasil, é utilizada por mais de 80 milhões de pessoas (segundo o F/Nazca). Os brasileiros são campeões no quesito 'mais horas na frente do computador'. As pessoas usam a internet para trabalhar, se divertir, se atualizar, fazer compras, acessar serviços disponíveis na rede mundial de computadores e se comunicar.

O mesmo não se observa nas instituições públicas - Prefeituras, Governos Estaduais e Federal, Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais, autarquias, fundações e órgãos públicos - e nas campanhas eleitoral.

"As instituições públicas, os mandatos e as campanhas eleitorais que ainda não despertaram para o uso estratégico da internet já contabilizam perdas significativas em mobilização, comunicação e consolidação da imagem. Basta observar o processo eleitoral nos últimos quatro anos para perceber que a classe política continua engatinhando no uso dessa ferramenta", afirma Marco Iten.

No livro, o autor ressalta que o uso da internet não pode ser uma situação tópica, isolada e ocasional. Na comunicação de uma prefeitura, órgão público ou mandato é preciso pensar internet a longo prazo.

Marco Iten faz uma breve comparação da ação estratégica empreendida pela equipe de Barack Obama para a campanha à presidência dos Estados Unidos: "A ação só foi exitosa porque os partidos políticos norte-americanos são ativos, capilarizados, motivados e, principalmente, organizados. O Partido Democrata elaborou uma excelente estratégia de envolvimento, baseada na internet, que empolgou e aproveitou o que havia de melhor na ferramenta", escreve.

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