domingo, 24 de julho de 2011

BAIANOS E CEARENSES INAUGURAM BUSTO DE FLORO BARTOLOMEU COMO HERÓI DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Autoridades do município baiano de Ilhéus e de Juazeiro do Norte inauguraram na manhã deste sábado um busto em homenagem ao médico e ex-deputado estadual e federal, Floro Bartolomeu da Costa, simbolizando todos os heróis da independência. Ele foi posto em um pedestal de granito com quase dois metros construído em um dos canteiros centrais da avenida que leva o seu nome e próximo à casa onde Doutor Floro residiu. Muitos foram os pronunciamentos e as homenagens.

O prefeito Manoel Santana entregou quatro placas comemorativas ao Centenário de Juazeiro agraciando o seu colega prefeito de Ilhéus, Newton Lima; o bispo da diocese daquela cidade, dom Mauro Montagnoli; o empresário juazeirense residente em Ilhéus, José Leite de Souza, que doou o busto; e a aposentada Alaíde Alves Bezerra, que, com 90 anos de idade, se constitui a mais idosa moradora da avenida. Para Santana, Doutor Floro se opôs às forças reacionárias contra o Padre Cícero e Juazeiro do Norte.

“Foi um homem importante para a época e grande líder do movimento emancipacionista”, definiu sentenciando sobre a falta que hoje faz um Floro Bartolomeu após lembrar as muitas forças contrárias ao êxito das festividades pelos 100 anos de Juazeiro. O prefeito de Ilhéus se animou com a gratidão dos juazeirenses ao seu conterrâneo da Bahia pontuando-o como um homem corajoso no sentido do surgimento desse município “um dos maiores centros de religiosidade da América Latina”.

Já o bispo dom Mauro Montagnoli optou por voltar mais suas atenções em relação ao Padre Cícero para quem era um homem cristão que lutou em favor de todos, principalmente os mais pobres. Nessa linha o deputado estadual baiano, Rosemberg Pinto, revelou que tinha trazido sua mãe para esta pagar uma promessa que havia feito com o sacerdote. O professor Renato Casimiro elogiou a perfeição do busto feito pelo escultor Gilson Vieira, enquanto o empresário José Leite admoestou que, sem Floro Bartolomeu, a história de Juazeiro seria outra bem diferente.

A solenidade foi aberta com a fala do presidente da Comissão Organizadora do Centenário, Geraldo Menezes Barbosa, considerando Doutor Floro a terceira pessoa mais importante do Juazeiro antigo. Ele foi seguido pelo professor Raimundo Araújo que leu a biografia do homenageado citando os dois mandatos de deputado estadual e presidente da Assembléia legislativa, dois de deputado federal e até admitiu que o médico e político chegou a cometer muitos atos de violência.

A moradora mais antiga da rua também fez questão de discursar manifestando o seu orgulho de ser juazeirense e a lembrança que seus pais costumavam participar de festas na casa de Floro. O engenheiro e escritor Mário Carneiro revelou que há 42 anos visita Juazeiro em romarias vindo de Campina Grande (PB). A comitiva de Ilhéus deixa Juazeiro do Norte na manhã deste domingo.

Nenhum comentário: