quarta-feira, 27 de julho de 2011

COLUNA CARIRI DO ÚLTIMO DOMINGO

Amigos e amigas segue abaixo íntegra da nossa coluna Cariri publicada aos domingos no jornal O Povo.


ANOTE: UM NOVO PARQUE PARA O CRATO
A reitora da Universidade Regional do Cariri (Urca), professora Otonite Cortez, pediu ao deputado José Guimarães que levasse ao governador a informação de que a Urca irá encampar o debate sobre a necessidade de construção (ou não) de um novo parque de exposições no Crato. De acordo com a professora Otonite, será feito um estudo detalhado por parte de técnicos da instituição. A Urca, segundo Otonite, precisa ampliar seus espaços físicos, para aglutinar os cursos e departamentos. Ao mesmo tempo, o atual espaço precisa de uma política concreta para a preservação. A Urca pretende fazer essa discussão sem paixões, mas com a participação de toda a sociedade.

ACERTO
Ponto positivo para a nova gestão da Urca. O professor Jorge Emicles, advogado e professor do curso de Direito, assumiu a chefia de Gabinete da reitora Otonite Cortez. Profissional de larga experiência e boas credenciais, soma com a nova equipe que conduz os destinos da nossa mais importante instituição de ensino superior.

BNB
O gerente do Banco do Nordeste do Crato, Albery Viana, é um dos mais entusiasmados com a Expocrato 2011. Segundo ele, o banco conseguiu negociar R$ 58,3 milhões dentro do parque. Para ele, isso mostra o potencial da região do Cariri que precisa ampliar os negócios no setor agropecuário. Albery diz que a agência Crato do BNB está pronta para fazer grandes investimentos no Cariri.

WALMART
A Walmart Brasil realiza nesta quarta-feira, 27, coletiva de imprensa que irá detalhar o investimento da primeira unidade ecoeficiente do Ceará, o Hiper Bompreço na cidade. O encontro será realizado na unidade, localizada na avenida Padre Cícero, no bairro Triângulo, em Juazeiro do Norte. Esta será a primeira loja da empresa a abrir as portas na cidade e na região do Cariri.

SENAC
A região do Cariri vai poder contar, a partir de agora, com uma estrutura modernizada do Centro de Educação Profissional (CEP), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/CE). A sede será reinaugurada em Juazeiro do Norte, após reforma, nesta segunda-feira, 25, às 18h30min. Na ocasião, o presidente do Sistema Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt, e diretores da Fecomércio e Senac estarão presentes.

NOVO BB
O Banco do Brasil (BB) comemora o centenário de Juazeiro do Norte com a inauguração, na próxima quarta-feira, 27, da terceira agência BB a atuar no município. Trata-se da Agência Padre Cícero, idealizada para ampliar ainda mais o atendimento à população caririense, oferecendo conforto e agilidade, como faz há 75 anos na Região. A nova agência, que ocupa uma área de 702 metros quadrados (m²) no bairro Pirajá, conta com dez funcionários e sete terminais de autoatendimento. Com a instalação de mais uma agência em Juazeiro do Norte, a população passará a contar com 74 funcionários e 36 terminais de autoatendimento, distribuídos nas três agências (Juazeiro do Norte, Cariri Shopping e Padre Cícero).

ILUMINAÇÃO
Já começou a colocação dos postes circulares na avenida Leão Sampaio, de Barbalha até o limite com o município de Juazeiro do Norte. Em função da iluminação nesse trecho ser antiga, fazia com que o município, toda


semana, realizasse manutenção nos cabos e luminárias. O prefeito José Leite conseguiu os recursos com o Governo do Estado para a substituição dos postes velhos por novos com uma iluminação melhor da avenida Leão Sampaio. A obra poderá estar concluída até o dia 17 de agosto, quando será inaugurada durante a Semana do Município.

PARCERIA
José Guedes, diretor da Gsete Crédito, esteve em São Paulo, renovando parceria com o Banco Votorantim (BV) no crédito consignado. A Gsete Crédito, empresa do Crato, figura hoje entre os 10 maiores correspondentes do banco BV no Brasil, atuando nos estados do Ceará, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Pará.



CENTENÁRIO
O grande momento da semana foi o centenário de Juazeiro do Norte. Momento de muitas comemorações. Uma agenda cheia foi feita pela comissão do Centenário e executada pela Prefeitura. O prefeito Manoel Santana comemorou os avanços e a participação da sociedade nesse momento festivo. Na coletiva que concedeu na sexta-feira, lembrou-se de vários momentos da gestão e agradeceu aos servidores públicos municipais pelo empenho na condução do Município no centenário. Um dos pontos fortes da programação foram os shows no Parque Padre Cícero, fechando com um show do grupo Diante do Trono. Neste domingo, tem o Festival de Fanfarras, na Praça da Prefeitura.



EXPOCRATO
O doutor Leitão Moura tem muito o que comemorar. Ao terminar a Expocrato 2011 fica a sensação, de acordo com ele, de dever cumprido. Mais ainda – que a Expocrato bateu todas as expectativas, principalmente no quesito negócio. Muitas foram as parcerias fechadas no interior do parque de exposição do Crato. O volume de recursos ainda não foi estabelecido pela comissão gestora, mas supera (e muito) o ano passado.



AGRADECIMENTO
Muito obrigado. Foram essas as palavras que o prefeito Manoel Santana, de Juazeiro do Norte, diria a cada juazeirense se pudesse falar com cada um, segundo ele. Santana, que entra para a história como o prefeito do centenário de Juazeiro do Norte, foi bastante aplaudido. As comemorações do centenário de Juazeiro, entretanto, não terminam neste domingo. Muita coisa, segundo Santana, ainda vai acontecer. Ele disse que está trabalhando para entregar todas as obras o mais breve possível.

EM
ALTA

BANCO DO BRASIL
Banco abre terceira agência em Juazeiro do Norte. Será na quarta-feira, no bairro Pirajá.

EM BAIXA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES
No Crato, é preciso voltar ao debate sobre o novo parque. O atual não suporta mais tanta gente.

EM
DESTAQUE

CAMPOS SALES
Será aberto nesta segunda-feira, 25, o III Campos Sales Festeiro, que prossegue até o dia 29, quando Campos Sales comemora 112 anos de emancipação política.

Tarso Araújo
tarsoaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: