quarta-feira, 27 de julho de 2011

VACINAÇÃO ANTI-RÁBICA CONTINUA EM BARBALHA

O Centro de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Barbalha, prossegue com a campanha de Vacinação Anti-rábica em vários locais da cidade. A campanha iniciada no último dia 5 de julho prosseguirá até o dia 2 de agosto. Até agora já foram imunizados em todo o município, 4.501 animais das populações caninas e felinas. De acordo com o coordenador de endemias, Antônio Eusébio de Oliveira, o objetivo é a erradicação da doença no município, por meio do controle da raiva animal, vacinando o maior número possível de cães e gatos. A meta é vacinar, no mínimo, 80% dos cães e gatos em todo o município.
A vacinação prosseguiu na segunda-feira dia (25), nas associações dos sítios Coité Boa Esperança e Melo, na terça-feira (26), as equipes de vacinadores estiveram na Associação do Sítio Santo Antônio de Arajara, Casa de Farina do Sítio Pinhão e na residência de Marcos, no Sítio Farias. E nessa quarta-feira (27), a vacinação acontecerá no PSF do Caldas, no PSF do Riacho do Meio e na capela do sítio Pinheiros. Quinta-feira (28) será a vez da comunidade do Sítio Macaúba na residência de Titô, no Sítio saco I e na sede da Associação de Moradores do Sítio Saco II, residência de Titô; Na sexta-feira dia 29, a equipe de vacinadores estará na Capela do Sítio Santa Cruz, residência de Raimundo Geraldo no Sítio Santo Antônio do Distrito do Caldas e, na Escola do Sítio Pelo Sinal; no dia 30 sábado, a vacinação será na Capela do Sítio Betânia e na Capela do Sítio Lourenço. Em todas as localidades a vacinação acontecerá das 08h às 13h.
Saiba mais - A raiva é uma doença grave causada pelo vírus rábico, que pode atacar inclusive o homem, sendo transmitido por agressões de animais portadores do vírus, na maioria das vezes por mordida de cães e gatos que são os principais transmissores da doença. Em caso de mordida ou arranhão: • Lave bem a ferida com água e sabão ou detergente, a fim de remover a saliva; - Deixe o ferimento descoberto e não faça curativo; • Procure imediatamente um Centro de Saúde para o tratamento preventivo da raiva, mesmo que o cão seja vacinado e se apresente aparentemente sadio. • Observe rigorosamente a orientação do médico e não interrompa o tratamento sem autorização do mesmo.

Nenhum comentário: