quinta-feira, 21 de julho de 2011

PESQUISADORES ENCONTRAM NOVA ESPÉCIE DE LAGARTO

Pesquisadores do Núcleo Regional de Ofiologia (Nurof) da Universidade Federal do Ceará, vinculado ao Departamento de Biologia, identificaram uma nova espécie de lagarto natural do Vale do Jaguaribe, na região leste do Estado. Desde 2008, os animais vinham sendo coletados e analisados. No último dia 27 de junho, a espécie Tropidurus jaguaribanus foi reconhecida através de publicação de artigo científico na revista neozelandeza “Zootaxa”. A equipe envolvida é formada por Daniel Passos Cunha, graduando em Ciências Biológicas pela UFC; Daniel Cassiano Lima, professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e doutorando em Biodiversidade Animal na Universidade Federal de Santa Maria (RS); e Diva Maria Borges Nojosa, coordenadora do Nurof e docente do Departamento de Biologia da UFC.


De acordo com Daniel Passos, a descoberta ocorreu em meio às atividades de catalogação de espécies que o núcleo realiza de forma constante. “Fizemos um inventário das espécies de São João do Jaguaribe e, de cara, vimos que essa parecia com o calango-de-lajeiro, típico da caatinga, mas se distinguia pela coloração”, explica. O estudante esclarece que a principal diferença está no fato de o Tropidurus jaguaribanus ter apenas uma listra clara no dorso – que vai da área do focinho à região escapular –, enquanto as espécies semelhantes têm uma faixa que segue até a base da cauda, ou até possuem mais de uma listra.


A equipe coletou dez espécimes do novo lagarto, que agora fazem parte do acervo do Nurof. Durante a pesquisa, o grupo contou com o suporte do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. O resumo do artigo, intitulado “Uma nova espécie de Tropidurus (Squamata, Tropiduridae) do grupo semitaeniatus de uma área se-miárida no Nordeste do Brasil”, está disponível no endereço http://www.mapress.com/zootaxa/2011/f/z02930p068f.pdf.

Nenhum comentário: