domingo, 24 de julho de 2011

BISPO DIOCESANO DIZ NA MISSA DO CENTENÁRIO QUE SONHO E MISSÃO DO PADRE CÍCERO POR JUAZEIRO CONTINUAM




Um manifesto de gratidão a Deus por ter feito de Juazeiro do Norte um santuário de peregrinação em busca de justiça e paz, foi a base da homilia do Bispo Diocesano, dom Fernando Panico ao celebrar a Missa em Ação de Graças pela passagem dos 100 anos do município na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores. A liturgia teve a participação do Bispo de Ilhéus (BA), Dom Mauro Montagnoli e cerca de 30 padres de todo o Cariri e regiões vizinhas.

Referindo-se à cidade, o pastor disse que essa casa foi edificada pelo Senhor através de Padre Cícero. “Trata-se de uma história que respira o perfume das virtudes humanas de um líder nato, perspicaz, sábio e conselheiro, além de um católico consciente e sacerdote fiel à sua Igreja”, resumiu. Para ele, o sonho e a missão do Padre Cícero em cuidar desse povo ainda continuam e o sacerdote só quer que Juazeiro permaneça como uma terra de oração e trabalho conforme sempre defendeu.

Dom Fernando ainda recorreu à história para dizer que o padre só aceitou ser o primeiro prefeito de Juazeiro a fim de não deixar a cidade cair em mãos de quem não governaria bem. Ele suplicou por Juazeiro pedindo sabedoria para o povo e honestidade dos governantes após parabenizar o prefeito Manoel Santana e a comissão do Centenário pela organização da festa. Momentos antes, no Ginásio Poliesportivo, 100 casais contraíram o matrimônio.

Na Basílica o espaço foi pequeno para milhares de munícipes que foram participar da missa pelos 100 anos da cidade. A Igreja foi decorada com tecidos nas cores do município: branco e azul e com aposição da própria bandeira ao fundo, além de muitas flores amarelas e brancas. Do lado de fora, um bolo de seis metros aguardava o canto de parabéns pela Banda de Música Padre Cícero e o show pirotécnico. Antes do término da missa muitas homenagens.

A primeira foi a entrega de um diploma a aposentada Maria Consuelo, de 90 anos, afilhada de batismo de Padre Cícero em liturgia no ano de 1920 conforme o documento exibido. Com o religioso suspenso de ordens sacerdotais, os pais dela conseguiram autorização do bispado para o sacerdote batizá-la conforme o desejo da família. A comenda foi entregue pelo prefeito Manoel Santana e, momentos depois, dona Consuelo recebeu outra homenagem em forma de placa em solenidade no Memorial.

O radialista Eri Menezes apresentou sua música “Meu Padim e o Juazeiro” sobre os 100 anos de Juazeiro, seguindo outros artistas como Santana, Adeleni Milfont, Francisquinho e outros. Dentre os presentes, o senador José Pimentel; os ex-governadores Adauto Bezerra e Lúcio Alcântara; os deputados federais José Nobre Guimarães e Gorete Pereira; a deputada estadual, Fernanda Pessoa; os prefeitos de Maracanaú, Roberto Pessoa, e de General Sampaio, Eliane Brasileiro (Presidente da Aprece); o Desembargador Teodoro Silva Santos; o ex-prefeito de Juazeiro, Coronel Humberto Bezerra; o Comandante da 10ª Região Militar, General Gomes de Matos; e o Secretário das Cidades, Camilo Santana, representando o governador Cid Gome

Nenhum comentário: