quinta-feira, 21 de julho de 2011

CEARENSE NA NASA

Eduardo de Brito Almeida, graduado em 2004 pelo curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará, foi contemplado com a bolsa do Projeto Pré-Doutoral Harriett G. Jenkins pela NASA (National Aeronautics and Space Administration), agência espacial norte-americana.


Na UFC, o engenheiro foi bolsista de iniciação científica do Grupo de Processamento de Imagens e do Laboratório de Visão, Imagens e Sinais (GPI/LABVIS), sob orientação da Profª Fátima Sombra de Medeiros, do Departamento de Engenharia de Teleinformática. Após a graduação, recebeu diploma com a distinção acadêmica magna cum laude e cursou mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, é aluno de doutorado em Engenharia Elétrica na Escola de Engenharia da Universidade Brown, em Rhode Island, nos Estados Unidos.


Suas áreas de concentração são visão/aprendizagem computacional e reconhecimento de padrões. A pesquisa que desenvolve na Universidade Brown diz respeito à reconstrução de superfícies 3D, interpretação probabilística de cenas 3D e detecção de mudança automática de pontos de vista arbitrários. Como participante do projeto, o pesquisador receberá auxílio financeiro da agência durante os próximos três anos, enquanto conclui seu curso de doutorado.


Almeida já colaborou com a NASA através de um estágio no Laboratório de Propulsão a Jato, realizado em 2009 e 2010, em Pasadena, Califórnia. O centro desenvolve e gerencia aeronaves destinadas à exploração espacial.

Nenhum comentário: