segunda-feira, 29 de agosto de 2011

JUAZEIRO: FESTA DE NOSSA SENHORA DAS DORES

O repique dos sinos da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores anuncia a abertura de uma das maiores festas religiosas do Nordeste. A padroeira de Juazeiro, a "Mãe das Dores" é reverenciada por milhões de devotos, que todos os anos vêm a cidade celebrar juntos as comemorações alusivas à santa. A estimativa é que mais de 350 mil fiéis passem pela cidade até o dia 15 de setembro. A festa marca a abertura do ciclo das grandes romarias, na terra do Padre Cícero.

O hasteamento das bandeiras de todos os estados do Nordeste e a missa em louvor à Nossa Senhora das Dores marcaram a abertura oficial da festa, à frente da Basílica, na noite de ontem, após a procissão que saiu do Horto, com caminhada no centro da cidade.

Este ano, a festa da padroeira tem como tema "Mãe das Dores defensora desta terra de Oração e Trabalho abençoe o Juazeiro, seus filhos e seus romeiros". A concelebração solene foi presidida pelo padre Joaquim Cláudio. Após a missa, aconteceram quermesse e show com os cantores do centenário.

Segundo o pároco da basílica, padre Joaquim Cláudio, a reflexão estará em torno dos 100 anos da cidade e seu processo de desenvolvimento. "Sob a bênção da ´defensora desta terra´ e do Padre Cícero, queremos sempre caminhar para Jesus Cristo", diz. Acrescenta o padre que esses serão dias de muitas festividades.

E logo pela manhã, houve a primeira celebração, às 5 horas, seguida por um café comunitário na Praça do Romeiro, em que os participantes levavam o seu próprio alimento. Nas ruas, uma carreata chamava a atenção da população para a abertura das festividades.

Veículos enfeitados e a imagem de Nossa Senhora das Dores em frente como abra-alas para as comemorações.

Filha de romeiro, orientado pelo Padre Cícero, desde que chegou ao Juazeiro aos 17 anos, o avô da auxiliar de enfermagem Maria do Socorro de Oliveira saiu de Alagoas para a cidade. Na acolhida do "Padim" resolveu ficar e formar uma família. "Com ele, aprendi a devoção à Nossa Senhora", afirma. Ela se diz agradecida pela acolhida e diz que esse é um dos momentos mais festivos da cidade.

Manifestações

E Socorro tem razão. Durante este período do ano são diversas as manifestações de fé dos fiéis da "Mãe das Dores", que começou a ser venerada numa pequena capela, que se tornou santuário e uma das poucas basílicas do Estado. Todos os dias serão realizados os noitários, nas diversas paróquias da cidade e caminhadas que se encerram na basílica, com missa às 19 horas.

O plano de ação para a recepção dos devotos romeiros de todo o Nordeste, e durante esta romaria, marcada com grande maioria dos fiéis do Estado de Alagoas, foi lançado na última quinta-feira. Mais de 400 homens das polícias militar, Guarda Municipal, Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), se revezam na organização e segurança da cidade durante o período. Este ano será reforçado o pronto atendimento na área da saúde, com a realização de curso do gênero para todos os profissionais envolvidos na organização da romaria.

A maioria dos romeiros começa chegar a partir do dia 10. Este ano, a novidade é a transferência do comércio informal, que antes funcionava nas principais ruas do centro, dificultando o fluxo do trânsito e dos próprios romeiros, para o Mercado dos Romeiros, após a Basílica. Os comerciantes informais de outros estados, que chegarem nos últimos dias de festejos, serão realocados para a praça do Socorro, onde também há uma grande movimentação de fiéis. Outros eventos marcam os próximos 15 dias, como a procissão dos carroceiros, dia 11, e a procissão dos carros, às 16 horas do dia 14.

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Romaria
Memorial Padre Cícero, Juazeiro - CE
Telefone: (88) 3511.4040

Elizângela Santos
Repórter

fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: