segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PROFESSOR PINHEIRO NA URCA

O Secretário de Cultura do Estado, Francisco Pinheiro, juntamente com a Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professora Otonite Cortez, lançam em solenidade no Salão de Atos da URCA, no próximo dia 16, às 19 horas, a Reedição de Clássicos da História do Cariri de Irineu Pinheiro, J. de Figueiredo Filho e Floro Bartolomeu da Costa.

Com isso, o Cariri ganha uma seleção de obras. Sete livros do escritor cearense José Alves de Figueiredo Filho foram reeditados pela Secretaria da Cultura do Ceará, Universidade Regional do Cariri (URCA) e Edições UFC, na série Memória, da Coleção Nossa Cultura. Todas as obras, que estavam esgotadas, foram relançadas em edições de mil exemplares cada, sem fins financeiros, que serão distribuídas pela URCA.

Foram reeditados os livros: "Engenhos de Rapadura do Cariri", "Folguedos Infantis do Cariri", os quatro volumes da "História do Cariri" e "Cidade do Crato" (com Irineu Pinheiro). Os sete livros de J. de Figueiredo Filho foram publicados como parte de 10 títulos que enfocam a história e os costumes do Cariri. Os engenhos de rapadura tornaram-se um símbolo da região que nasceu e cresceu na sombra da agroindústria da rapadura.

De Irineu Pinheiro, a série inclui dois livros: "Efemérides do Cariri" e "O Cariri: seu descobrimento, povoamento, costumes". De Floro Bartolomeu da Costa, foi publicado o livro "Juazeiro do Padre Cícero", que reproduz o célebre discurso do deputado pronunciado na Câmara Federal, em 1923, em defesa da Meca do Cariri e do seu líder político e religioso, Padre Cícero Romão Batista.

Nenhum comentário: