segunda-feira, 29 de agosto de 2011

MOSTRA DE TEATRO NA URCA

A Circulação em Cena traz mais um final de semana de apresentações, por meio do projeto Mostra Didática - Atos, Processo de Encenação II. No final de semana último foi realizada em Juazeiro do Norte, no segundo encontro da arte com o público, por meio do Departamento de Teatro, do Centro de Artes Reitora Violeta Arraes Gervaiseau. A primeira semana de apresentações aconteceu em Barbalha. O trabalho tem a orientação da Professora Cecília Raiffer. O evento foi iniciado no dia 19 de agosto, em Barbalha, com apresentações no Teatro Neroy Filgueira. Em Juazeiro, as apresentações foram realizadas no Teatro Patativa do Assaré, no SESC. No Crato, a última temporada do projeto terá suas apresentações nos dias 2, 3 e 4 se setembro, às 19 horas, no Teatro Rachel de Queiroz, com entrada gratuita.

Segundo a professora orientadora dos trabalhos, a disciplina é um laboratório de experimentação de linguagem cênica, no qual cada aluno cria um espetáculo de 30 minutos. Na primeira versão está sendo apresentada uma multiplicidade de encenações: clássicos da dramaturgia original como George Buechner, adaptações da literatura para palco, colagem de textos (Eurípedes - Heiner Müller - Chico Buarque), cordel encenado e criação de dramaturgia original para a cena.

As apresentações em Barbalha foram com as peças “A Vaca Surrealista” e “Beijo, Beijante, Beijado”, esta última uma adaptação do cordel “Uma anatomia do beijo” de Abraão Batista, prosseguindo nos dias posteriores com “A Vendedora de Fósforos”, adaptação do conto de Hans C. Anderson, pelo diretor do Grupo de Teatro Louco em Cena, Gilsimar Gonçalves, com direção e readaptação de Aline Sousa; “A Cor da Rosa”, “Diário”, “Woyzech”, texto do alemãoGeorg Büchner, de 1836; “De Medéias”, texto adaptado de fragmentos de Medéia (Eurípedes), Gota Dágua (Chico Buarque e Paulo Ponte) e Nedeamaterial (Heiner Muller).

FICHA TÉCNICA:

Orientação: Cecília Raiffer

Alunos-Encenadores e Encenações

Aline Sousa, com A Vendedora de Fósforos, adaptação da obra de Hans Andersen.

Kelyenne Maia, A Vaca Surrealista, de Jair Antonio Alves

Kathylene Furtado, Diário!

Joaquina Carlos, A Cor é Rosa.

Raimundo Lopes, Woyzeck da obra de George Buechner.

Rita Cidade, De Medéias, colagem da obra de Eurípedes, Heiner Müller, Chico Buarque.

Rodrigo Tomaz, Beijo, Beijante, Beijado adaptação do cordel Anatomia do Beijo de Abrão Batista

Nenhum comentário: