segunda-feira, 15 de agosto de 2011

AÇÃO DO GALOSC

A Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte, por meio do Programa Municipal de DST/AIDS, inicia no próximo dia 22 de agosto a campanha “Fique Sabendo”, cujo objetivo é conscientizar a população sobre a importância da realização de exame e oferecer o teste sorológico para HIV. Como parte das ações do Projeto Promovendo Saúde, Cultura e Direitos Humanos durante as mobilizações do Orgulho LGBT numa realização do Grupo de apoio a Livre Orientação Sexual do Cariri-GALOSC.

A ação será realizada pelos profissionais de saúde do ambulatório de DST/Aids até o dia 26 de agosto, no Centro de Dermatologia de Juazeiro do Norte, localizado ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, culminando com a X Edição da Parada da Diversidade e do Orgulho LGBT do Cariri, programada para dia 26 de agosto em Juazeiro do Norte-Ceará.

“O objetivo é a detecção precoce do HIV para melhora das medidas preventivas e do acompanhamento médico do portador, diminuindo a evolução para a AIDS e o óbito, assim como a transmissão, principalmente a vertical (de mãe para filho durante a gravidez)”, explica João Alves da Silva Coordenador do GALOSC.

O teste é gratuito e sigiloso. “Com acesso facilitado ao teste anti-HIV, as pessoas têm a possibilidade, caso descubram ser soropositivas, de iniciarem o seguimento clínico muito mais cedo, aumentando a chance de ter uma melhor qualidade de vida” explica João Alves.

Para esta ação de estimulo e sensibilização da comunidade em geral a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, através do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde , colocam como meta 200 testes rápidos. Esperamos atingir a meta e, principalmente, que os resultados sejam negativos”.

A ‘”Fique Sabendo” é realizada com o objetivo de incentivar a realização do teste de HIV, além de intensificar a divulgação sobre prevenção e a importância do diagnóstico precoce.

Durante o período de realização dos testes estará acontecendo às mobilizações nos distintos espaços sociais, na Universidade Regional do Cariri, campus pimenta, Crajubar, no curso de Direito da URCA, na Faculdade de medicina de Juazeiro do Norte - FMJ, na Unidade do SESC de Juazeiro do Norte e no comercio local,quando os grupos de trabalhos envolvidos na execução do projeto,mobilização social da Secretaria Municipal de Saúde, SPE – Saúde e Prevenção nas Escolas, equipe de saúde do SESC de Juazeiro, GALOSC e liga acadêmica de DST/Aids da FMJ – Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte e URCA se unirão em uma ação conjunta para uma grande campanha em massa de mobilização e sensibilização da população em geral.

Nenhum comentário: