Camilo ressalta as obras de Cid
Reina a harmonia no Palácio da Abolição entre o passado e o presente. O governador Camilo Santana aproveitou sua primeira vinda ao Cariri, cumprindo uma agenda oficial, para a inauguração da Adutora de Caririaçu, para enaltecer o legado deixado pelo ex-governador Cid Gomes. Diante de muitas lideranças presentes, Camilo disse que estava inaugurando a obra, mas que todo o mérito dela pertencia a Cid. Camilo também ressaltou a sensibilidade do ex-governador em reconhecer a importância do benefício ao povo de Caririaçu. E relacionou, ainda, uma série de obras viabilizadas por Cid na região sul do Ceará. Declarou ter orgulho da aliança política que permitiu ser o sucessor de Cid, segundo ele, um dos melhores governadores que o Ceará já teve. Ressalte-se que foi o então secretário Camilo que articulou a obra da adutora de Caririaçu. Esse discurso é mais um esforço de Camilo para acabar com as especulações sobre os atritos dele com o ex-secretário de Saúde, Ciro Gomes, que teriam desgastado sua relação com Cid.
Fernando Santana prestigiado
Será anunciado, ainda nesta semana, o primeiro caririense do segundo escalão do governo Camilo Santana: Fernando Santana, que será adjunto do chefe de Gabinete, Elcio Batista. Fernando foi coordenador regional da campanha de Camilo no Cariri e sempre foi pessoa da inteira confiança do atual governador. A escolha de Fernando Santana revela que Camilo prestigia seus aliados históricos e sabe pronunciar em alto e bom som a palavra gratidão. Uma virtude rara dos políticos nos dias atuais. Já Fernando colaborará, e muito, com o sucesso da administração estadual, pois sabe ser discreto, eficiente e competente na execução das tarefas recebidas por seu chefe Camilo Santana.
Prossegue a economia
Com relação à nomeação dos nomes do segundo escalão, Fernando Santana deve ser o único a ser anunciado. Camilo Santana anda bem satisfeito com a economia de R$ 1,8 milhão proporcionada pelo adiamento das contratações de cargos de segundo e terceiro escalões. A expectativa é que os outros indicados sejam anunciados apenas no fim de fevereiro. O governador utilizará como álibi para não nomear mais ninguém o feriado de carnaval.
Raimundão rindo à toa
O prefeito Raimundo Macedo esbanja bom humor com o resultado das últimas sessões da Câmara de Juazeiro. Com ampla maioria, Raimundão tem abafado os “gritos” da oposição para seus projetos sob apreciação na Casa. Raimundão tem o controle das comissões e também do plenário. A distância é tanta que até o vereador Tarso Magno já admite que não tem o que fazer. Acredita que se quiser barrar qualquer desmando do prefeito, a oposição terá que recorrer à Justiça. Nessa terça-feira, os vereadores devem aprovar, sem barulho, o reajuste linear do funcionalismo, proposto em 6,5%. Na última sessão, houve vereador dizendo que nem a oposição nem a pressão dos funcionários irá mudar o resultado a favor do prefeito. A ordem é aprovar o mais rápido possível o aumento para evitar o desgaste prolongado, pois Raimundão não aceitará aumentar o valor do reajuste.
Uma proposta indecente
A relação de Raimundão com os vereadores da base governista estaria tão boa que proporcionou relações perigosas entre eles. Em um caso recente, comentado no cafezinho da Câmara de Juazeiro, Raimundão propôs a um vereador que lhe emprestasse sua chácara para usar como garantia de empréstimo pessoal. Na proposta feita entre amigos – nada de envolver dinheiro público –, Raimundão prometeu devolver o imóvel assim que o empréstimo fosse quitado por ele. Triste, porque não queria contrariar seu mais novo amigo, o prefeito Raimundão, o vereador, a contragosto e temendo perder sua chácara, disse não. O interessante é que o vereador comentou com outros colegas do Legislativo e acabou sendo surpreendido ao saber que essa mesma proposta teria sido feita a outros parlamentares.
Todos disseram não à expertise idealizada pelo prefeito Raimundão: pegar dinheiro emprestado dando como garantia os bens dos vereadores. Só assim, Raimundão asseguraria a fidelidade deles. Mas espertos, os vereadores mandaram avisá-lo que são aliados, mas que o prefeito não pode exagerar nos pedidos.
Todos disseram não à expertise idealizada pelo prefeito Raimundão: pegar dinheiro emprestado dando como garantia os bens dos vereadores. Só assim, Raimundão asseguraria a fidelidade deles. Mas espertos, os vereadores mandaram avisá-lo que são aliados, mas que o prefeito não pode exagerar nos pedidos.
Zé Leite vive encrencado
Está tomando ares de embate a queda de braço entre o prefeito de Barbalha, Zé Leite, e os médicos que prestam serviço ao Município. Ainda em novembro do ano passado, o prefeito ordenou à secretária de Saúde, Desiree Barreto, que sensibilizasse os médicos a diminuírem as solicitações de exames e remédios. No encontro com os profissionais para fazer essa solicitação, a secretária de Saúde argumentou a necessidade de contenção de despesas. O pedido foi rejeitado pelos médicos, que não levaram a sério essa reivindicação. Como consequência de sua derrota, o prefeito já mandou um novo recado: está muito chateado diante da desobediência generalizada. Não disse o que vai fazer, mas promete uma atitude de retaliação em relação a essa desobediência. Os médicos, por sua vez, alegam que não dá pra fazer economia com saúde do povo, colocando em risco a vida da população.
MP investiga Barbalha vermelha
O Ministério Público do Estado, em Barbalha, deve notificar, nos próximos dias, a prefeitura de Barbalha sobre propaganda partidária irregular. O promotor Francisco das Chagas quer ouvir a Prefeitura sobre a denúncia do vereador Bosco Vidal de que o prefeito estaria pintando todos os prédios e espaços públicos de vermelho, cor predominante do seu partido, o PT. O promotor deixa claro que a investigação está apenas no começo, mas que vai investigar se existe proporcionalidade das cores da bandeira do município que incluem ainda, verde, amarelo, azul e branco. Caso predomine o vermelho em detrimento das outras corres oficiais, Zé Leite pode ser denunciado por improbidade administrativa e pode ser indiciado a refazer as pinturas com recursos próprios. A pergunta que o vereador faz é: alguém conhece um prédio de Barbalha pintado em amarelo ou azul?
Disse me disse
Quem tenta voltar à cena da sucessão municipal de Juazeiro é o empresário Gilmar Bender.
Pessoas próximas garantem que ele voltou a afirmar que vai disputar a Prefeitura com o apoio do ministro da Educação, Cid Gomes.
Pessoas próximas garantem que ele voltou a afirmar que vai disputar a Prefeitura com o apoio do ministro da Educação, Cid Gomes.
Pega fogo o debate interno do PT juazeirense. Os petistas que não comungam das ideias do ex-prefeito Manoel Santana garantem que o seu grupo está rachado.
O racha do grupo de Santana seria entre os nomes do próprio Manoel Santana, do vereador Cláudio Luz e o coordenador do Agropolo, Romão França.
Deputado Zé Ailton Brasil tomou posse e trouxe um grupo de empresários do Cariri para mostrar força na sua largada na Assembleia.
Mesmo negando, o novo parlamentar do Crato é sim candidato a prefeito e articula alianças com os deputados Sineval Roque e Ely Aguiar e o ex-prefeito Samuel Araripe.
Zé Ailton Brasil quer formar uma grande frente de oposição para derrotar o prefeito Ronaldo Mattos.
O prefeito de Mauriti, Evanildo Simão, foi eleito vice-presidente da Associação dos Preitos do Estado do Ceará (APRECE).
A demissão de funcionários do consórcio que constrói o Cinturão das Águas no Cariri paralisou as obras nos municípios de Missão Velha, Brejo Santo, Barbalha e Crato.
O Governo do Estado emitiu nota reconhecendo que a obra não será entregue no prazo. Problema de fraudes identificadas pelo TCU, que atrasaram a execução dos trabalhos.
O então Governo Cid contratou a empresa PB Construtora, que o TCU aponta estar envolvida em irregularidades.
Empossados os novos deputados estaduais, o Cariri aguarda a convocação dos suplentes Manoel Santana e Sineval Roque. A posse deles deve ocorrer ainda em fevereiro.
Desculpe a ignorância, se você fosse vereador de Juazeiro confiaria em entregar seus bens para o prefeito Raimundão dar como garantia de seus empréstimos bancários?
Fonte: Jornal do Cariri
Nenhum comentário:
Postar um comentário